EP 322 A homenagem da família Lobo a Ana

Em «Quero é Viver, todos aguardam no exterior do café pela chegada de Ana (São José Lapa). Sérgio (Fernando Rodrigues) diz a Ana que têm uma surpresa para ela e esta fica espantada por ver as suas fotografias expostas, com as filhas a dizerem-lhe que prepararam aquela exposição para homenageá-la.

Sáb, 18 mar 2023 22:25 TVI

Neste episódio

Todos estranham que Sérgio (Fernando Rodrigues) ainda não ter aparecido, com Rodrigo (Tiago Felizardo) e Santiago (Pedro Hossi) a comentarem que Sérgio no dia anterior estava muito cansado. Ana (São José Lapa) percebe o que se está a passar, ficando convencida que Sérgio se quer vingar dela e não vai aparecer para o casamento.

Natália (Fernanda Serrano) sossega Ana e indica que Sérgio está apenas atrasado. Rodrigo, Gabriel (Thiago Rodrigues) e Santiago estão por seu turno apreensivos por terem testemunhado que Sérgio estava muito em baixo na noite anterior.

Lili (Filipa Pinto) pergunta a Rómulo (João Nunes Monteiro) onde está, dizendo que lá em casa estão todos preocupados que Sérgio não apareça para casar. Rómulo pede para aguentar as coisas por estar a levar Sérgio, que está a seu lado no carro de bata de hospital.

Sérgio agradece a Rómulo tê-lo tirado do hospital para conseguir cumprir o desejo de se casar com Ana. Todos ficam aliviados por Lili dizer que Sérgio está a chegar trazido por Rómulo.

Dave (Miguel Flor de Lima) depara-se com Carlos Miguel (Rui M. Silva) escondido atrás da cortina, com este a pergunta-lhe se lhe pode adiantar algum dinheiro, mas Dave pede-lhe para se ir tratar do vício do jogo.

Conservador olha impaciente para o relógio e todos ficam admirados ao verem Sérgio entrar vestido de bata de hospital. Ana, a ver com Sérgio está vestido, depreende que ele a andou a trair novamente e sai disparada a dizer já não querer casar com ele. Sérgio fica a sentir-se mal, mas pede a Rómulo que cumpra o prometido e o leve até Ana antes que morra. Todos ouvem atónitos Rómulo a contar que Sérgio se sentiu mal, mas fugiu do hospital para não faltar ao casamento com Ana.

Ana caminha pela praia sob o olhar preocupado das filhas. Maria (Rita Pereira) percebe o que tem de fazer e chama Ana como se fosse a mãe dela. Ana para e começa a falar com elas como se fossem a mãe e as tias dela. Natália, Irene (Joana Seixas), Maria e Olga (Sara Barradas) não a contrariam, desoladas.

Rita (Margarida Corceiro) fica em choque por Calado lhe dizer ser impossível que Frederico (Diogo Infante) seja condenado por a ter tentado violar por não terem provas do sucedido. Filipa (Joana Brandão) tenta acalma-la, com ambas a ficarem aliviadas por Calado acrescentar que Frederico não se vai escapar a ser punido pelos abusos que fez às alunas que apresentaram queixa contra ele.

Frederico conduz a alta velocidade enquanto chora devastado por ninguém compreender que fez tudo pelos outros, recordando de como foi bom para Natália, Matias (João Bettencourt) e Rita, culminando os seus pensamentos a lembrar-se que a mãe deixou o pai por ele ser abusador, tendo somente seguido as pisadas do seu progenitor. Frederico distrai-se e perde o controlo do carro, embatendo com violência contra uma árvore. Frederico imagina as alunas a quem fez mal na faculdade a aproximarem-se, morrendo de ataque cardíaco fulminante.

Todos conversam em grupos pela sala a aguardar o desfecho do casamento de Ana e Sérgio. Zé Luís (Filipe Vargas) chega e percebe que houve problemas. Sérgio e Ana estão sentados juntos na praia a olhar para o mar. Ana sorri enquanto Sérgio lhe recorda os bons tempos que ali viveram quando compraram a casa, e do desejo que ela tinha de se casarem na praia. Conservador aproxima-se com as irmãs, fazendo o desejo de Ana realidade. Sérgio e Ana beijam-se apaixonados de alianças no dedo. Irene, Maria, Natália e Olga olham-nos emocionadas.

Matias e Tomás (Diogo Carvalho) dançam com Francisco (Tomás Bastos Sousa) e Constança (Madalena Vicente). Prates (Alfredo Brito) puxa Graça (Helena Isabel) para dançar, Graça deixa-se levar.  Santiago dança com Olga, Beatriz, Sebastião, Leonor e Matilde. Natália e Gabriel juntam-se a eles.

Rómulo e Lili beijam-se sob o olhar reprovador de Sofia (Susana Arrais).

Sérgio e Ana surgem dos quartos muito bem vestidos, com Ana a continuar muito curiosa por Sérgio não lhe dizer onde vão. Graça e Prates juntam-se a eles.

Maria chega do tribunal tendo ficado inibida de conduzir e Zé Luís alerta-a que não pode voltar a infringir a lei, com Maria a assegurar que não vai voltar a acontecer.

Matias e Tomás preparam-se para ir ao funeral de Frederico. Natália diz ao filho preferir não ir por ter fechado essa parte do passado.

Rodrigo e Irene veem armazéns para Rodrigo abrir a sua empresa de pranchas de surf.

Santiago puxa Olga a dizer não aguentar mais não poder envolver-se com ela por causa da vasectomia e caem na cama aos beijos.

Matias e Tomás estão junto à campa de Frederico. Estrela (Liliana Santos) por seu turno, vestida de luto, chora à frente da lápide de Cartaxana, dizendo que felizmente ele lhe deixou o dinheiro que precisava para cumprir o seu sonho. T

Todos aguardam no exterior do café pela chegada de Ana. Sérgio diz a Ana que têm uma surpresa para ela e esta fica espantada por ver as suas fotografias expostas, com as filhas a dizerem-lhe que prepararam aquela exposição para homenageá-la.

Maria ganha coragem e apresenta-se ao grupo de alcoólicos anónimos. Todos a aplaudem, deixando Maria mais confortável.

Irene surge numa passadeira vermelha a ostentar o Leão de Ouro que ganhou. Rodrigo beija-a orgulhoso.

Olga vê atónita que está grávida de Santiago, que a beija feliz.

Natália diz numa entrevista estar muito honrada por ter sido nomeada para o cargo de Provedora do Código de Conduta, indo fazer tudo para que nunca mais ocorram situações de assédios nas faculdades.

Matias e Tomás abraçam felizes a criança que adotaram.

Santiago muda satisfeito o nome da placa do gabinete de Sérgio para o  seu nome.

Gabriel olha surpreso para Rodrigo a oferecer-lhe uma prancha que de surf que fez para ele. Concordam satisfeitos irem já experimentá-la.

Constança, Francisco, Fernando (Henrique Melo), Lúcia (Leonor Seixas) e empregados do restaurante recebem Zé Luís e Nuno, acabados de casar. Constança puxa Nuno para um abraço coletivo, Zé Luís sorri orgulhoso da filha.

Dez anos depois, Graça e Prates passeiam velhinhos juntos. Rómulo, Lili, Raul (Isaac Alfaiate) e Dora (Inês Aguiar) incentivam-nos a treinar com eles.

Lúcia, Dave, Dora, Raul, Rómulo, Lili, Carlos Miguel, Sofia, Ivanilda (Cleo Malulo), Constança e Fernando estão a fazer um churrasco no culto, vendo no tablet algumas fotografias da exposição de Ana. Dave finaliza a dizer a Lúcia que o mais importante na vida é serem felizes e bons para quem os rodeia.

Em estilo videoclip, vemos os luxuosos carros de Rómulo e Lili, que está vestida de latex, enquanto que Rómulo está vestido em estilo rapper.

Lúcia está numa conferência de imprensa do recém-formado Clube de Futebol da Divina Aparecida, prometendo como presidente da instituição levar o clube até à primeira divisão nacional. Dave, o treinador do Clube de Futebol da Divina Aparecida, faz de batina um sermão de motivação para os jogadores.

Ivanilda, muito bem arranjada, trabalha agora como assistente de Zé Luís. Ivanilda olha atónita para Márcio a entrar para ir ter com ela, acabado de sair da prisão e beijam-se apaixonados.

Sofia sorri satisfeita por Nuno a empregar como cozinheira do restaurante dele, decidindo que vai ser desta que vai esquecer Carlos Miguel para sempre.

Ana e Sérgio veem a penúltima fotografia da exposição, que são todos os netos deles em conjunto, concordando terem deixado um belo legado geracional. Sérgio mostra de seguida a Ana a última fotografia, em que vemos Sérgio vestido de Rei Sol, com uma coroa de lobo na cabeça. Ana fica subitamente ausente sem se lembrar que foi ela quem tirou todas aquelas fotografias, com Sérgio a relativizar a dizer-lhe que ela não precisa de ser fotografada por ser uma autêntica obra de arte viva, olhando-a apaixonado.


Sobre «Quero é viver»

“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.

 

Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: A homenagem da família Lobo a Ana
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA