Neste episódio
Gabriela recebe uma chamada de Maria Ana e esta conta-lhe que Antónia está no hospício. Antónia diz a Luísa que vão a casa dela buscar ouro, para depois fugirem para o estrangeiro. Maria Ana confessa que ligou a Gabriela. Rosa fica furiosa, tranca Maria Ana no escritório e sai. Rosa apercebe-se que Luísa e Antónia fugiram e decide encenar que esteve presa e drogada e amarrando-se a uma cama. Alexandre propõe a Gabriela ficarem os dois responsáveis pela mina. . Rui chega com Sónia e João, libertam Maria Ana e esta leva-os ao quarto de Antónia. Lá chegados, vêem Rosa amarrada à cama a fingir alucinações. Rui percebe que Rosa está a fingir ser vítima e dá ordem que a detenham. O Comandante rapidamente percebe que Antónia fugiu e decide telefonar a Alexandre. Depois, Rui manda homens para a mina e pede a Sónia que leve Maria Ana e Rosa para o posto. Alexandre recebe um telefonema de Rui e fica a saber que Antónia voltou a escapar. Gabriela fica furiosa e não percebe como a inimiga possa ter fugido outra vez. Antónia leva Luísa para o escritório e conta-lhe que Macário era seu meio-irmão, o que deixa a psiquiatra muito surpreendida. Antónia dirige-se ao cofre do escritório para tirar as barras de ouro que tem guardadas, mas não se consegue lembrar do código. Antónia percebe que não vai lembrar-se do código e decide ir à mina buscar o que houver na lavaria. Luísa está preocupada, mas Antónia obriga-a a segui-la e dá-lhe uma arma. Irene continua a dizer que só quer ir para um convento. Patrícia fica preocupada.
Sobre «Santa Bárbara»
A beleza desta serra enquadra a vila de Santa Bárbara. É aqui que se desenrola a história de Gabriela, uma jovem a quem tiram tudo e que regressa para tudo reconquistar. Outrora esquecida, Santa Bárbara vive agora tempos modernos e de prosperidade, com a reabertura das minas de ouro.
Costumes agrestes e de gente de trabalho, dão lugar a uma nova realidade, atual e cheia de desafios., com protagonistas ambiciosos, com lutas de poder, paixões ardentes, invejas e cobiça.