EP 277 Manuel fica confuso

Resumo do Episódio do dia 21 de Junho

Neste episódio

Rute e Catarina conversam abertamente sobre o facto de Catarina sentir-se desconfortável em alguns momentos quando os vê tratar do Carlinhos. Rute diz-lhe que o importante é que esteja tudo bem entre os três para que o Carlinhos também possa estar e diz-lhe que é óptimo ela ser a namorada de Sebastião porque assim já sabe com o que pode contar.

Leonor está na sala a falar com Maria, ela conta que Manuel foi embora de casa e que teve a discutir com Margarida. Leonor apercebe-se do porquê Maria implicar tanto com Lúcia, pois já sabia da relação que eles mantinham em segredo. Leonor vai ao quarto de Margarida que está destroçada, conversam as duas e Margarida fica a saber que a mulher por quem Manuel está apaixonado é Lúcia, no fundo sente que fez figura de parva.

Manuel vai ter com Lúcia e diz-lhe que já contou a verdade a Margarida, ele sente-se mal dizendo mesmo que está a passar pelo momento mais terrível na sua vida, pois não queria ter magoado desta forma a Margarida, Lúcia diz que o ama e Manuel olha para Lúcia sério como se estivesse nesse momento a pôr tudo em causa.

Margarida sente-se calma e vai dormir, apenas diz que quer dizer umas coisas a Lúcia mas que não tem pressa e que agora a sua concentração é para a inauguração da escola.

Manuel diz a Lúcia que quer estar sozinho porque não se está a sentir bem consigo próprio. Lúcia fica com medo de o perder.

Mariana acorda e respira com dificuldade, sente que está com falta de ar, Rita vai ao seu quarto e nota que ela está estranha, mas disfarça e pede para a São acorda-la daqui a uma hora.

Margarida conversa com Rute e pede-lhe se ela a pode ajudar com a sua missão, que é a escola.

Manuel está a beber café com Lúcia e diz-lhe que vai para Lisboa porque tem uma reunião importante. Lúcia diz que necessita de estar com ele mas Manuel quer ficar num hotel sozinho porque sente-se confuso.

Inês está com Francisco e Anita no quarto e falam acerca da lua-de-mel e do Manuel ter assumido que amava Lúcia. Inês combina com Anita para irem ao programa de rádio. Vasco propõe a Anita que façam um programa a contar histórias já que ela tem uma voz radiofónica.

Catarina ainda não se sente preparada para fazer amor e diz que quer esperar até ao casamento, Sebastião não compreende porque amam-se tanto e custa-lhe não poder fazer nada com ela antes do casamento.

Eduardo chega a casa e fica preocupado quando São lhe diz que a Mariana almoçou mal e passou o dia todo a dormir, Eduardo disfarça o seu sofrimento por causa de Miguel.

Manuel vai a casa para falar com Margarida e estranha ver Inês lá sentada à espera que Margarida acorde. Inês firme diz para ele levar as suas malas e ir embora, Manuel afasta-se.

Diogo elogia Leonor e conversam apaixonadamente. Diogo diz-lhe que quer casar-se com ela, Leonor sorri.

Zé Maria aceita ir ao futebol com Tiago. Tiago quer que Zé Maria goste dele e perca a embirração que sente dele por ser namorado da sua mãe.

Leonor desaba com Diogo que odeia o Pai, mas sente-se sensível em relação as atitudes que Sertório tem vindo a ter para com ela.


Sobre «Sentimentos»

Os desfiles e as festividades são conhecidos em todo o país e a cidade está em festa onde as famílias dos alunos vão enchendo as ruas de alegria e de cor.

As festas continuam, cheias de alegria...

Leonor, na sua adolescência, foi uma jovem marcada por uma inconfidência da sua prima Filipa. Teriam cerca de doze anos quando numa discussão própria da idade, a prima lhe teria dito a seguinte frase: «‑ Tu tens a mania que és esperta... mas fica sabendo que foste adoptada! Tu não és filha dos meus tios! Não és filha de quem pensas!» 
Leonor nunca disse nada a ninguém do que ouvira naquela tarde dos seus doze anos. Nem nunca mais falou sobre o assunto com a prima. Nessa noite, depois do desfile, Leonor vai ter com os pais ao Hotel onde estes estão instalados. Durante o jantar, o pai, Manuel, enaltecendo o espectacular trabalho dela como estudante, e naquele dia da sua formatura, diz‑lhe que num dia tão importante como aquele em que se dá o passo final para se transformar de uma adolescente numa mulher adulta, Leonor pode pedir o que quiser. Tem direito a um pedido... Leonor olha para o pai, para a mãe, Margarida, e para o avô... Lembra‑se da verdade que a sua prima uns anos atrás lhe dissera, e de uma forma calma mas cheia de firmeza e determinação diz: «‑ Pai, eu quero conhecer a minha família verdadeira!»

A mãe abandona a mesa e o pai, aflito mas aconselhado por Francisco, revela a verdade à filha. Revela que ele é o pai dela e que a mãe verdadeira era uma mulher que ele conhecera em Macau e por quem se apaixonara. Macau era uma terra linda e propícia a paixões. Só que Laura tinha desaparecido e quando voltou, uns meses depois, trazia com ela uma menina recém‑nascida. Entregou‑a ao pai para que a trouxesse para Lisboa e sem mais explicações, desaparecera novamente.

Ficha Técnica

Título Original: Manuel fica confuso
Categoria: Novela nacional
Formato: Ação
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA