Peixe-espada-preto é rei e senhor na Madeira com vendas a superar os sete milhões de euros

13 ago 2023

É na baía de Câmara de Lobos, a preferida de Wiston Churchill, que se celebra por estes dias o peixe-espada-preto. Nesta festa gastronómica, que acontece há 31 anos, há espaço para a representação da vida das famílias dos homens que partiam para o mar, à pesca daquele que é um dos pilares da gastronomia da Madeira. E assim como existem mil e uma formas de cozinha bacalhau, existem outras tantas de cozinhar peixe espada preto. O chefe Amândio Gonçalves, presente nesta festa para ensinar a cozinhar este peixe, lembra que este “é um peixe particular, é o ex-libris aqui da Madeira” e garante que é a pele preta que lhe confere “um sabor inigualável.” 

Neste festival gastronómico, é possível encontrar aqueles que chegam de outros países, propositadamente para experimentar pela primeira vez este peixe e, também, os filhos da terra que, como a Maria Pestana, recordam os tempos de infância: “Comíamos sandes de espada ao pequeno-almoço, espada em rolo ao almoço, comíamos com milho, semilhas, batatas, salada. Havia sempre peixe-espada-preto, era a tradição.”

Em 2022, a Madeira atingiu o recorde de venda deste espécime. Segundo Miguel Albuquerque, foram vendidos 7,4 milhões de euros de peixe-espada-preto.

Este é o espaço para ficar a saber as principais notícias do dia, às 13:00.

O jornal é transmitido da redação e do estúdio da TVI, numa envolvente de 360º, oferecendo aos espectadores uma nova experiência informativa, com jornais muito completos, modernos e diversificados, contemplando diversos géneros jornalísticos, enquadrados em áreas específicas do cenário.

O TVI Jornal apresenta-se como um produto completo e global, reforçando o carácter distintivo da informação da estação, marcado por um jornalismo atento e responsável.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA