16 out 2024
Autor: Joana Sequeira
Na noite de terça-feira, 15 de outubro de 2024, o programa "V+ Futebol", transmitido no canal V+ TVI, e conduzido por João Ricardo Pateiro foi palco de uma acesa discussão entre os comentadores Jaime Cancella de Abreu, adepto do Benfica, e Tiago Girão, adepto do FC Porto. O tema central da polémica foi o recente desenvolvimento no caso dos e-mails, que voltou a colocar o Benfica no centro das atenções mediáticas e judiciais. A discussão surge no mesmo dia em que se soube que o Ministério Público pretende ver o Benfica afastado das competições desportivas, numa medida sem precedentes no futebol português.
Este pedido do Ministério Público, de acordo com a notícia que saiu na terça-feira, surge no âmbito das investigações ao caso dos e-mails, um alegado esquema de corrupção que envolve o controlo de outros clubes de futebol para favorecer o Benfica em competições desportivas. Para além disso, a SAD do Benfica e o seu antigo presidente, Luís Filipe Vieira, foram formalmente acusados de corrupção ativa, elevando a tensão em torno deste caso que tem vindo a abalar o panorama desportivo português.
Durante o programa, a tensão no estúdio aumentou significativamente quando Jaime Cancella de Abreu e Tiago Girão começaram a trocar argumentos de forma veemente. Jaime Cancella de Abreu, na sua defesa acérrima do Benfica, acusou o Ministério Público de estar a levar a cabo uma campanha de perseguição injustificada contra o clube, e acusou Tiago Girão de ter andado a divulgar, supostamente, os emails roubados no programa de televisão em que este era o apresentador.
Veja tudo, no vídeo em cima.