Neste episódio
Talu (Evandro Gomes) olha ressentido para a campa de Gaspar (Nuno Lopes), por ele lhe ter prometido que um dia a fazenda iria ser sua. Eva (Margarida Corceiro) dirige-se a ele e garante que nunca pediu nada daquilo. Talu recusa-se a acreditar e arranca no seu jipe.
Eva conta a Joel (João Jesus) que se está a sentir a pior pessoa do mundo por Talu ter ficado sem nada. Zulmira (Helena Isabel) recebe Eva no Logde e avisa-a que Lukenia (Rita Cruz) está ali para falar com ela.
Lukenia acusa Eva de ser uma golpista, não acreditando na veracidade do novo testamento de Gaspar.
Talu diz à mãe, Lukenia, que têm de se conformar em sair da fazenda por Gaspar ter deixado tudo a Eva e às irmãs. Lukenia finge acatar, mas a sua expressão demonstra o contrário.
Júlia (Kelly Bailey) chega a casa e fica a saber por Alba (São José Correia) e Mafalda (Inês Aguiar) que Gaspar deixou toda a sua herança às três irmãs.
Mafalda vê o pai, Miguel (Diogo Infante), dentro do carro e vai ao seu encontro. Miguel fica aflito quando se depara com uma bomba no banco detrás e fica em pânico, por tanto ele como Mafalda não conseguirem abrir as portas do carro. A bomba apaga-se e um homem avisa Miguel que tem uma semana para pagar o que deve.
Alba diz a Miro (Pedro Hossi) querer ir a Angola para saber mais informações sobre a herança deixada por Gaspar às sobrinhas e pede-lhe para estar atento a Duarte (Cláudio de Castro) durante a sua ausência.
Nadir (Sharam Diniz) insiste com Talu para não desistir da fazenda, por todas as pessoas na comunidade dependerem deles.
Alba e Júlia chegam a Luanda. Enquanto Alba se dirige para a zona dos táxis, Júlia desaparece misteriosamente.
Mafalda conta a Bianca (Raquel Tillo) do susto que apanhou com a bomba no carro de Miguel, e mostra-se preocupada por achar que o pai não tem como pagar aquela dívida.
Em Lisboa, Lukenia fica furiosa por Gustavo (Nuno Pardal) dizer não poder representá-la no processo, por Miguel, o seu sócio, ser o pai das três beneficiárias do testamento de Gaspar. De seguida, recebe chamada de Miguel a pedir-lhe para falarem, por querer impedir que as filhas recebam a herança de Gaspar, tratando-se de uma questão de honra, por ele ter sido amante da sua mulher.
Eva fica a saber por Zulmira e Joel que Lukenia foi a Lisboa para impugnar o testamento, quando Alba e Júlia chegam ao logde.
Miguel exige a Leonor (Dalila Carmo) que convença as filhas a desistir do testamento de Gaspar, mas ela ameaça expor o que sabe sobre ele.
Alba diz às sobrinhas que o melhor que elas têm a fazer é vender a fazenda para se livrarem de problemas, ficando com dinheiro para ajudarem Leonor e voltarem para Lisboa. Júlia fica animada por Joel lhe dizer que sabe onde está Patrícia.
Sem conseguir dormir, Talu vê as fotografias que tirou com Eva na reserva.
Eva pede a Joel que a leve a conhecer alguns locais antes de partir para Lisboa, por ter decidido vender a fazenda. Olham-se cúmplices, com Joel a ganhar coragem para a beijar, mas o momento é interrompido por Zulmira.
Júlia conta a Joel ter conhecido Patrícia quando viveu em Luanda. Ary (Isaac Alfaiate) chega e prontifica-se a ir com Júlia procurar Patrícia.
Alba diz a Eva não perceber aquela obsessão de Júlia em encontrar Patrícia e sugere irem dar uma volta pela fazenda.
Joel admite a Talu que sabia do segundo testamento de Gaspar e que Eva está zangada por achar que ele lhe escondeu que Lukenia foi a Lisboa para anular o segundo testamento.
Ary e Júlia chegam a uma aldeia de cubatas e está a decorrer um funeral.
Eva e Alba preparam-se para arrancar numa avioneta com Januário (Hoji Fortuna), quando Talu chega e assegura a Eva não saber dos planos de Lukenia. Talu convida Eva a irem os dois na avioneta para conversarem.
Júlia ouve o choro de uma criança dentro de uma cubata e depara-se com Lili (Laís da Veiga). A criança conta que a sua mãe morreu e Júlia fica em choque ao ver a fotografia que ela tem nas mãos.
Talu afirma que deve existir algum motivo escondido para Gaspar ter deixado toda a sua herança a ela e às irmãs. A avioneta começa a perder altitude subitamente e Talu diz a Eva terem de saltar.
Eva em pânico salta com o paraquedas e ao chegar ao solo, ouve a avioneta a explodir. Chama por Talu, e encontra-o preso numa árvore. Eva ajuda-o a descer, mas fica aflita ao ver que ele está a sangrar muito.
Sobre «A Fazenda»
Dois jovens, uma portuguesa e um angolano, vivem um grande amor, ameaçado pela disputa de uma fazenda herdada em Angola.
Eva, uma jovem sem perspectivas, descobre que herdou uma fazenda em Angola. Ao ouvir o nome do doador, a sua mãe revela um segredo do passado. Ela acompanhava o marido, numa viagem de negócios a Angola, quando conheceu Gaspar, um fotógrafo que só tinha sonhos para oferecer. Os dois viveram um romance intenso, mas breve, pois ela foi obrigada a escolher a segurança do casamento. Gaspar morreu agora sem herdeiros e deixou toda a sua fortuna às filhas da única mulher que amou.
Gaspar nunca casou, mas vivia com uma mulher que tinha um filho de uma relação anterior: Talu, o braço direito do empresário, que era tido como seu herdeiro natural. Talu ambicionava continuar a obra do seu mentor e contribuir para riqueza do seu país.
Quando Talu e Eva se conhecem, nasce uma daquelas paixões que parecem resistir a tudo. Porém, nessa altura, eles ainda não sabem que o testamento de Gaspar os colocará em campos opostos.
Forçado a disputar a fazenda com Eva, Talu terá de escolher entre a convicção e a paixão. E tudo se complica quando se descobre que a morte de Gaspar está envolta em mistério.
(Em Portugal os episódios na íntegra estão disponíveis na Amazon Prime Video; fora de Portugal todos os subscritores podem ver os episódios no TVI Player).