Neste episódio
José Diogo pede informações sobre Mariana e um enfermeiro diz-lhe que não corre perigo, mas o processo tem sido mais demorado por causa do bebé. José Diogo fica muito confuso. O enfermeiro esclarece que Mariana está grávida e José Diogo fica a processar tudo o que tem acontecido.
Margarida chama Paz (Aline Neves) e fica frustrada com a demora dela. Margarida grita e Paz lá aparece contrariada. Margarida confronta-a por ter saído da escola sem autorização e Paz fica chateada por Gina (Paula Neves) ter contado a Margarida. Paz acha que a mãe está a fazer uma tempestade num copo de água.
Anita e Sofia (Catarina Rebelo) cuidam de Mónica e estão preocupadas com o estado em que chegou ali. Mónica disfarça e diz que deve ser uma descarga de adrenalina, porque o irmão acordou do coma. Mónica pede para descansar e Anita e Sofia deixam-na sozinha. Mónica espera que Mariana tenha perdido o bebé.
Margarida não quer acreditar que Paz não perceba o perigo que correu. Paz diz que finalmente as pessoas reparam nela e já não tem de passar os dias sozinha a ler. Margarida acha que a filha bateu com a cabeça e de repente é outra pessoa. Paz diz que a pessoa que a mãe julga que ela é, já não lhe serve para a sua vida. Margarida fica completamente perdida.
Gonçalo fica devastado ao ver a cadeira de rodas e pergunta se vai ficar paraplégico. O médico explica-lhe a sua condição e Gonçalo fica muito revoltado. O médico quer dar-lhe um calmante, mas Gonçalo recusa. Depois sugere chamar a família dele, mas Gonçalo não quer falar com ninguém.
Paz (Aline Neves) baixa uma moldura com uma foto sua e da mãe para não ter de olhar para ela. Depois corta t-shirts e calças para ter um novo look. Faz um risco preto nos olhos e fica satisfeita com o resultado.
A médica leva José Diogo (Pedro Sousa) até ao quarto de Mariana (Matilde Reymão) e explica-lhe o estado em que está. José Diogo não ouve nada, só consegue olhar para Mariana e pensar que ela está grávida. Mariana diz que estava à espera do momento certo para lhe contar e a médica dá-lhes os parabéns. Eles estão muito felizes.
Mariana e José Diogo já contaram a novidade e todas se emocionam. Clarice (Fernanda Serrano) emociona-se mais do que era suposto, mas disfarça e diz que está muito emotiva por causa da doença da irmã. Irene (Sílvia Filipe) já sabia da gravidez desde que nasceu a folha na planta e garante que vai ser uma menina. Clarice pergunta se é bruxa e Irene diz que sim. Mariana e José Diogo estão nas nuvens.
José Diogo pergunta a Mariana se vai apresentar queixa pelo atropelamento, mas ela diz que não, pois o condutor não teve culpa. Mariana assume que ia distraída a olhar para o telemóvel e acha que alguém lhe deu um encontrão sem querer. José Diogo fica imediatamente tenso, pensando na possibilidade de ter sido Mónica (Catarina Nifo).
Gina (Paula Neves) e Nuno (Tiago Teotónio Pereira) foram buscar Gonçalo (João Bettencourt) ao hospital. Ele não quis ligar à família, pois não sabe como lhes dar a notícia. Gina e Nuno dizem-lhe que se fosse um dos seus irmãos a estar naquela situação, ele também iria gostar de saber. Gonçalo fica a pensar nisso.
Gonçalo acha que está numa cadeira de rodas, para provar do seu próprio veneno, por causa do que fez a Duarte (Duarte Gomes). Gina repreende-o por se culpar e diz-lhe que vai voltar a andar. Vitória foi ter com Gonçalo, mas não aguenta vê-lo numa cadeira de rodas e sai a correr.
Hector (Christian Escuredo) pede a Sofia (Catarina Rebelo) para ajudar Rosa e Aninhas a ambientarem-se. Ela reconhece-as do Flores de Papel e Hector revela que as contratou para trabalharem no restaurante ali em Vale do Rio, para fazer uma surpresa a Mariana. Sofia compromete-se a ajudar e pergunta a Hector onde vai. Ele estranha a pergunta, mas Sofia diz que é só para o caso de Anita (Marina Mota) perguntar.
José Diogo confronta Mónica com o acidente de Mariana. Ela Faz-se de desentendida, mas José Diogo continua desconfiado e ameaça fazer queixa dela na polícia, caso aconteça alguma coisa a Mariana e ao bebé. Mónica dá os parabéns a José Diogo e pergunta-lhe se já contou a Mariana da noite de amor deles. José Diogo diz que isso nunca aconteceu e vai embora.
Clarice puxa Jorge (Paulo Pires) para dentro de casa e diz-lhe que só ali está Mariana. Ele fica nervoso, mas Clarice diz-lhe que ela está a descansar e puxa-o para o quarto. Jorge acha que Clarice é louca por levá-lo para o quarto com Mariana ali em casa. Clarice diz que sonhou muito com aquele momento e além disso tem uma novidade para lhe dar. Clarice conta que Jorge vai ser avô em dobro e Jorge fica perplexo. Clarice volta para o quarto e explica porque disse que Jorge ia ser avô a dobrar. Mariana está grávida de José Diogo e Mónica também está grávida, mas não quer dizer quem é o pai. Jorge fica muito preocupado, mas Clarice diz que Mónica se safa. Clarice acha que Mariana vai andar ocupada com o filho e Jorge pode ficar mais à vontade na fábrica. Jorge foge dali em pânico com as novidades.
Hector vai ter com Mariana ao quarto e comenta que alguém lhe abriu a porta, mas não viu ninguém. Mariana diz que deve ter sido a empregada, porque anda com problemas pessoais. Mariana conta a Hector que está grávida e ele finge surpresa. Hector conta-lhe que trouxe o staff do Flores de Papel para Vale do Rio e Mariana fica radiante.
Sobre «A Protegida»
No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.
Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.
Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.
Saiba mais aqui sobre a Protegida.