EP 29 A Protegida: Vai mesmo acontecer! Laura e Jorge dão o nó

Episódio 29.

Ter, 25 mar 2025 22:15 TVI

Neste episódio

Jorge (Paulo Pires) abre uma garrafa de vinho e bebe vários copos de um gole só. Irene (Sílvia Filipe) assiste e pergunta se está tudo bem. Jorge diz que vai ficar.

Jorge coloca-se no púlpito e finge estar um pouco embriagado. Ele diz que para este dia ser de sonho, vai precisar do apoio de todos.

Benedita (Maria do Céu Guerra) vai ter com Laura e diz-lhe que Jorge está na sala a falar com os convidados. Laura fica apreensiva.

Laura vai até à sala e Jorge pede-lhe desculpa pela reação que teve. Ele pergunta-lhe se ainda quer casar e pede desculpa se alguma vez a fez duvidar de que a ama. Laura emociona-se e corre para o quarto para vestir o vestido de noiva. Irene e Margarida (Inês Herédia) estavam a torcer para que Laura mudasse de ideias. 

Laura aprecia o momento que está a viver. Abraça o vestido e rasga o acordo pré-nupcial.

Mariana (Matilde Reymão) e José Diogo (Pedro Sousa) acabaram de fazer amor e estão deitados nos braços um do outro. Estão extasiados com o que sentem e perguntam-se se será assim com toda a gente. Mariana diz que se calhar agora vai ter mesmo de ficar por Vale do Rio, pois com o casamento da mãe e com Jorge (Paulo Pires) a mandar mais na fábrica, vai ter de estar cada vez mais atenta.

O casamento já está a decorrer. Fazem os votos e trocam alianças. Jorge finge estar muito apaixonado e beija Laura (Alexandra Lencastre) com intensidade. Ela olha-o apaixonada e profundamente feliz.

José Diogo ficou incomodado ao saber que Mariana já não vai voltar para o Douro e que vai aceitar a proposta de Hector (Christian Escuredo) em serem sócios e abrirem o Flores de papel ali em Vale do Rio. José Diogo diz-lhe que está proibida de aceitar aquela sociedade e Mariana fica atónita.

Mónica (Catarina Nifo) conta a Hector que Mariana e José Diogo andam a dormir juntos. Ele também já sabe, mas não se quer preocupar porque sabe que vai ser passageiro, pois vão fazer tudo para os separar. Mónica confessa que é apaixonada por José Diogo. Hector elogia Mariana. Mónica não gosta e avisa-o que enquanto estiverem envolvidos, só pode falar bem dela.

Mariana não gostou da forma como José Diogo reagiu e esclarece já que ninguém lhe diz o que deve ou não fazer. José Diogo tenta explicar que só está a querer protegê-la, mas Mariana insiste que Hector é seu amigo e não precisa de ser protegida dele. José Diogo acusa Mariana de ser teimosa e vai embora chateado.

Laura e Jorge dançam "apaixonados". Fazem um brinde, mas nem toda a gente está feliz com o casamento. Virgílio (Diogo Morgado) dá os parabéns a Jorge, por ter conseguido o que queria e está interessado em saber se também vai lucrar alguma coisa. Margarida (Inês Herédia) está preocupada com Mariana, mas Laura diz que ela tem de aceitar as suas decisões.

Nuno (Tiago Teotónio Pereira) continua às voltas com as contas do ginásio, tentando pensar numa solução para aquele problema. Gina (Paula Neves) diz que as melhores ideias surgem quando não estão a pensar e que gostava de ter outro filho. Nuno fica tenso.

Mariana diz a Hector que aceita ser sua sócia, mas têm de definir algumas regras. Hector fica muito feliz e abraça Mariana. Anita (Marina Mota) aparece e Mariana conta-lhe que vão abrir o restaurante em Vale do Rio. Quando fica sós com o filho, Anita repreende-o por dizer que ama Mariana, mas andar a dormir com outras. Hector diz que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Mariana chega a casa e vê Laura e Jorge a dançarem. Margarida pergunta-lhe porque demorou tanto e Virgílio avisa que a mãe já casou. Jorge explica que preparou aquela surpresa para animar Laura, pois tem tido dias difíceis. Mariana diz que a mãe está linda e Laura pede-lhe para falar com ela. Laura conta a Mariana que testou Jorge antes de casar e lhe disse que tinha passado tudo para o nome de Mariana e ele quis casar-se com ela na mesma. 

Benedita (Maria do Céu Guerra) revela que também tomou as suas precauções e passou a sua parte da fábrica para o nome de Mariana. Laura e Mariana ficam surpreendidas.

Virgílio acompanha Margarida à porta e mostra-se muito gentil. Margarida começa a acreditar que ele pode estar interessado nela. Virgílio sugere combinarem algo fora da fábrica e Margarida gosta da ideia.

Laura está surpreendida com o que Benedita fez e conclui que Benedita não confia em si e por isso quer que Mariana esteja mais presente na fábrica. Laura revela que rasgou o acordo pré-nupcial, uma vez que Jorge decidiu casar, mesmo achando que está doente e pobre. Laura sente-se enganada e vai embora chateada.

Benedita conta a Mariana que o dinheiro que amealhou está em forma de lingotes de ouro e também vão passar a ser de Mariana. Benedita diz que ninguém sabe da existência dos mesmos e só lhe vai dizer a ela onde está. Virgílio ouve a conversa de Mariana e Benedita e fica surpreendido com a existência de ouro.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: A Protegida: Vai mesmo acontecer! Laura e Jorge dão o nó
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA