EP 30 A Protegida: Laura 'abandona' a mãe

Episódio 30.

Qua, 26 mar 2025 22:15 TVI

Neste episódio

Laura (Alexandra Lencastre) já contou a Jorge (Paulo Pires) o que Benedita (Maria do Céu Guerra) fez e ele fica indignado. Laura acha que a mãe devia ter falado com ela e considera que aquilo foi uma traição. Jorge dá um copo de água a Laura para se acalmar, mas coloca-lhe prata coloidal. Depois começa a tirar-lhe o vestido devagar, para que a prata coloidal faça efeito e não tenha de dormir com ela. Laura adormece e Jorge sai. 

Jorge sai do quarto e Irene (Sílvia Filipe) estranha que ele não passe a noite com a mulher na noite de núpcias. Fica muito intrigada.

Jorge foi ter com Clarice (Fernanda Serrano) e desabafa sobre a embrulhada em que está metido, pois além de casar com Laura pobre, Benedita ainda se lembrou de passar a parte dela da fábrica para Mariana. Clarice é otimista e lembra que ele vai manter o seu cargo, logo só tem de colocar Mariana em banho-maria. Jorge dá uma fatia de bolo a Clarice e ela provoca-o.

José Diogo (Pedro Sousa) diz que também quer ser sócio do restaurante e Mariana (Matilde Reymão) desata a rir-se. José Diogo diz que está a falar a sério e Mariana vai embora sem dizer nada.

Benedita (Maria do Céu Guerra) não entende por que motivo Laura (Alexandra Lencastre) está tão incomodada por ela ter passado a sua parte da fábrica para Mariana. Laura diz que o problema foi terem feito tudo nas suas costas e que a trataram como uma tonta, por isso vai embora daquela casa. Jorge (Paulo Pires) pergunta para onde vão e Laura diz-lhe que vão para o turismo rural. Jorge fica perplexo.

Anita (Marina Mota) pergunta a Hector (Christian Escuredo) se sabia que Mariana gostava de outra pessoa e ele fica desagradado com a conversa. Anita sugere que Hector olhe antes para Mónica (Catarina Nifo), pois pelo que percebeu, Mariana nunca ficará com Hector, embora ele esteja determinado em ficar com Mariana.

Laura está pronta para ir para o turismo rural e Virgílio (Diogo Morgado) não percebe nada do que se está a passar. Jorge pede a Benedita para fazer alguma coisa, mas ela diz que Laura é responsável pelas suas decisões e vai embora magoada. Virgílio já sabe o motivo e acha que Jorge devia ir com Laura, mas Jorge diz que não pode ir por causa de Mónica. Fica sem saber o que fazer.

Hector mostra o quarto a Laura e ela agradece-lhe por ter conseguido vaga tão em cima da hora. Hector pergunta por Jorge e diz que gostava de lhes oferecer uma bebida de boas-vindas. Laura, aborrecida, revela que não sabe quando Jorge virá.

Jorge pede a Clarice (Fernanda Serrano) para o deixar dormir ali até conseguir convencer Laura a sair do turismo rural. Clarice diz que não tem como explicar aos filhos que o ex-marido dorme ali. Clarice recebe um saco do talho e Jorge estranha. Clarice diz que não pediu nada, mas Paulo soube que agora é divorciada e deve estar a tentar a sua sorte. Jorge fica incomodado.

Mariana encontra Laura a sair de um dos quartos e fica surpreendida. Laura diz-lhe que não conseguia continuar no palacete depois do que Benedita e Mariana lhe fizeram. Mariana fica triste e diz que não fizeram aquilo para a magoar. Mariana pede à mãe para reconsiderar e ela pede à filha para voltar para o palacete.

Benedita mostra um livro a Irene (Sílvia Filipe) que foi escrito por alguém da sua família há muito tempo e que faz uma referência a bruxas. Irene tem cada vez mais certeza dos seus instintos sobre aquela família e diz que está na hora de Benedita conduzir as mulheres daquela família a um porto seguro.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: A Protegida: Laura 'abandona' a mãe
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA