EP 1 A Protegida: Jorge tem outra mulher para além de Laura

Em «A Protegida», Jorge (Paulo Pires) e Clarice (Fernanda Serrano) acabam de fazer sexo. Ele diz que tem fome, mas não gosta do que Clarice lhe oferece. Ela diz que para comer bem é em casa de Laura (Alexandra Lencastre) e que ali tem outras coisas. Jorge não gosta do comentário e vai embora. 

Seg, 17 fev 2025 22:10 TVI

Neste episódio

Mariana (Matilde Reymão) corre pelo meio do mato, zangada e triste, enquanto repete para si mesma que “Não volto. Não volto. Não volto. Aquele Jorge (Paulo Pires)... Monstro. E a minha mãe... Como é possível?” Mariana chega a uma cascata, está nervosa e grita enquanto se atira para a água. Lembra-se do que aconteceu na noite anterior. 

FLASHBACK Mariana está numa esquina a observar homens que carregam um camião com sacas de café, apressados. O camião tem as luzes apagadas, tudo é feito furtivamente. Ao lado dos homens está Jorge (Paulo Pires) a comandar a operação. Mariana percebe que Jorge está a roubar café da fábrica e confronta-o. Jorge tenta enganá-la e diz que estava apenas a tratar de uma encomenda. Mariana não vai na conversa dele e quer chamar a polícia. Jorge bate-lhe e empurra-a. Laura (Alexandra Lencastre) aparece e Mariana conta-lhe o sucedido, mas Laura não parece acreditar na filha, o que a deixa revoltada. 

Mariana chega ao carro e o telefone toca, vê que é a mãe e ignora as chamadas. Depois é a avó, Benedita (Maria do Céu Guerra), que lhe liga e Mariana atende. Esta diz à avó que não aguenta mais a mãe e só lhe apetece fugir. Mariana diz à avó que gosta muito dela. Quando desliga garante que nunca mais vai voltar para casa da mãe. 

Um barco navega no Douro e Henrique, que fala ao telemóvel com alguém, diz que está a chegar. Manuel (Duarte Gomes) está impaciente e pergunta ao motorista se ainda falta muito. Mariana espera, na margem, pela chegada do barco. Mariana fala agora para o grupo que vinha no barco e dá-lhes as boas-vindas. 

Mariana fala de forma entusiástica e confiante, apresenta-se como chef e promete proporcionar-lhes uma experiência única. Vemos a cozinha do restaurante, onde trabalham apenas mulheres. O ambiente é de grande harmonia. O telemóvel de Mariana toca e Irene (Sílvia Filipe) fica preocupada ao ver que é a mãe que lhe liga de forma insistente. Irene avisa Mariana, mas esta não dá importância. 

Mariana observa o restaurante, sentido a atmosfera positiva do mesmo. Repara na forma como Manuel trata Sofia (Catarina Rebelo) e decide intervir.

Henrique observa o restaurante atentamente e tira notas. Mariana garante que tudo está perfeito e mantém uma aura de controlo e atenção. Mariana está focada nos preparativos e verifica cada prato. 

Hector (Christian Escuredo) entra na cozinha e observa Mariana com um sorriso. Irene lembra que ele não pode estar ali, mas Hector não faz caso e diz que um dia vai conquistar Mariana. Irene torce o nariz. Hector diz ainda que gostava muito de ter Mariana a trabalhar num dos seus hotéis. 

Manuel pede um café e Mariana diz-lhe que ali não servem café. Hector não percebe porquê, mas Mariana apenas diz que não gosta. Henrique elogia o trabalho de Mariana e revela que trabalha para uma revista de gastronomia. Ela fica eufórica, mas também nervosa. Ele diz que vai enviar júris para um prémio de gastronomia. Mariana fica radiante e agradece-lhe. 

Os clientes dirigem-se todos para o autocarro e Mariana continua atenta à forma como Manuel trata Sofia. Mariana pede-lhe para fazer um sinal se precisar de ajuda e Sofia acaba por fazer mesmo. Mariana reage de imediato e enfrenta Manuel. Hector apercebe-se e intervém também. Mariana aconselha Manuel a seguir viagem e diz que Sofia fica ali com ela. Sofia desabafa com Mariana e Hector sobre como tem sido a sua relação com Manuel. Eles disponibilizam-se para a ajudar e Hector oferece um quarto para Sofia passar a noite.

Irene alerta Mariana para o facto de Hector estar apaixonado por ela, mas Mariana não dá importância, até porque não acredita no amor e relembra a paixão que teve por José Diogo (JD) (Pedro Sousa). Irene sabe que algo se passa com a família de Mariana, mas ela não quer falar disso agora.

FLASHBACK Mariana e José Diogo em crianças dão um beijo na boca.

Mariana está a criar uma receita nova e fica chateada pela mãe estar a ligar insistentemente. Depois tocam à campainha do restaurante e vai ver quem é. Fica perplexa ao ver a mãe, Laura, que pergunta se pode entrar e Mariana fecha-lhe a porta na cara com os nervos.

Mariana está nervosa com a visita da mãe e já ligou à avó a perguntar se foi ela que disse à mãe onde ela estava. A avó garante que não disse nada à sua mãe e volta a lembrar Mariana que não pode fugir para sempre. Mariana fica com uma expressão determinada, mas também triste.

Mariana abre a porta a Laura e ela sorri. Laura tenta brincar com a situação, mas Mariana não está recetiva e quer saber o que a mãe foi ali fazer, uma vez que não têm nada para dizer uma à outra. Laura ignora-a e dirige-se para a cozinha, atraída pelo agradável cheiro da comida. Laura explica como a descobriu e pede-lhe para voltar para casa. Mariana recusa-se a fazer as pazes com a mãe, pois não lhe perdoa que não tenha acreditado nela e que tenha defendido Jorge. Mariana pede à mãe para se ir embora e esta acaba por aceder, embora lavada em lágrimas.

Mariana ouviu um estrondo e veio ver o que se passa. Encontra Laura caída no chão e tenta acordá-la. Mariana fica desesperada.

O Médico informa Mariana de que Laura está com uma anemia severa e precisa de tratamentos. Laura quer voltar para casa e ser seguida pelo seu médico e por isso pede à filha que a leve para casa e relembra que é lá que estão as suas raízes.

Benedita conta a Jorge que Laura se sentiu mal e que Mariana a está a trazer para Vale do Rio. Jorge fica chateado por Laura não lhe ter dito que ia ter com Mariana, mas finge-se maduro e ponderado e promete pedir desculpa a Mariana, ainda que não lhe tenha feito mal nenhum. Virgílio (Diogo Morgado) ouve a conversa atentamente, congeminando.

Mariana estaciona em frente à sua casa e fica a absorver aquela imagem. Laura diz-lhe que está em casa, mas Mariana não parece muito feliz. Mariana entra no jardim e as recordações vêm-lhe à memória. Jorge diz que prometeu a Benedita pedir desculpa a Mariana, mas não o vai fazer, porque Mariana alucinou sobre o que se passou naquela noite e ele só tentou proteger-se. Mariana fica incrédula. Jorge diz a Laura que já pediu desculpa a Mariana e esta acusa-o de ser mentiroso, deixando todos em sobressalto. Acha melhor Mariana ser vista por um médico.

FLASHBACK Mariana e José Diogo estão felizes no jardim, quando aparece uma cobra. Mariana fica assustada e chora. José Diogo abraça-a e promete protegê-la para sempre.

Mariana está determinada em ir embora, porque Laura nunca acredita nela. Mariana diz que Jorge lhe disse que não ia pedir desculpa, mas Laura acha aquilo tão disparatado, que acha que Mariana percebeu mal. Mariana fica revoltada e quer ir embora. Benedita pede-lhe para ficar pelo menos uma noite, para poderem estar as três juntas.

Mariana testa a sua nova receita e dá a provar à avó, mas também ela lhe diz que falta café. Benedita e Laura decidem tapar os olhos a Mariana, para que ela tente adivinhar os vários tipos de café. Mariana cheira e toca nos grãos de café, dizendo a que variedade pertencem. Lembra-se de quando fazia o mesmo com José Diogo e pergunta à mãe e avó se têm tido notícias dele.

FLASHBACK Mariana e José Diogo em crianças, mergulham as mãos em grãos de café, provam-nos e Mariana vai dizendo as diferentes variedades de café.

José Diogo e Gonçalo (João Bettencourt) treinam karaté. Gonçalo esforça-se bastante, mas JD acaba por ganhar. JD reconhece que Gonçalo está a melhorar e dá-lhe os parabéns por isso. Gonçalo revela que se tem focado muito no karaté.

Mariana espreita para o quarto de Laura e vê-a a dormir. Benedita aparece depois e diz à neta que é a única capaz de salvar Laura, basta que fique ali em casa.

Jorge e Clarice (Fernanda Serrano) acabam de fazer sexo. Ele diz que tem fome, mas não gosta do que Clarice lhe oferece. Ela diz que para comer bem é em casa de Laura e que ali tem outras coisas. Jorge não gosta do comentário e vai embora. Clarice coloca uma peruca igual ao cabelo de Laura e maquilha-se como ela, mas ridiculariza-a. Percebemos que odeia Laura.

Jorge deita-se junto de Laura e ela pergunta-lhe onde andou. Ele diz que esteve a trabalhar e ela acredita. Laura conta a Jorge que Benedita está a tentar convencer Mariana a ficar por ali. Ele pergunta por quantos dias e Laura diz-lhe que a ideia era ficar para sempre. Jorge disfarça a raiva que sente, com um sorriso.

Mónica (Catarina Nifo) está numa sala de jogos ilegal e torce para que a bola caia na casa em que apostou. Quando a bola para, Mónica engole em seco e tenta sair dali, mas a segurança impede-a e lembra que já deve muito dinheiro à banca, por isso hoje fica ali. José Diogo recebe uma chamada de Mónica, a contar-lhe que precisa de 20.000€. Gonçalo ouve a conversa, fica muito nervoso e decide ir ao encontro de Mónica.

Gonçalo chega à sala de jogos e começa a bater à porta. Mónica fala lá de dentro e diz que não a deixam sair. Gonçalo começa a bater com mais força e vemos dois seguranças a aproximarem-se dele. Mónica tenta convencer a segurança a deixá-la sair. Alerta que o irmão é cinturão negro de Karaté e que é muito imprevisível, mas nisto Mónica percebe que Gonçalo está a ser agredido e fica preocupada. José Diogo chega logo de seguida e Mónica fica mais aliviada.

José Diogo espera que Jorge chegue à fábrica para lhe pedir dinheiro para ajudar Mónica. Jorge não gosta nada de o ver ali e fala com ele numa zona mais escondida. Jorge diz a JD para dizer a Mónica para ir trabalhar, pois é o mesmo que ele faz. JD fica revoltado, mas depois olha em volta saudoso e não arranca.

Mariana vem do quarto e encontra Virgílio à sua espera. Ele fica surpreendido por ela querer ir já embora e diz que podia abrir um restaurante em Vale do Rio. Mariana diz que antes de ir embora quer ir ver a fábrica e Virgílio diz-lhe que faz bem, pois um dia tudo aquilo será seu. Mariana chega à fábrica e as recordações de infância são imediatas. Lembra-se dos conselhos e ensinamentos da avó e da mãe e emociona-se. Começa a dirigir-se para a entrada da fábrica, mas lembra-se da discussão com Jorge, que a levou a afastar-se da família e recua.

Virgílio informa Jorge que Mariana não tem data para ir embora e que quer saber como está a fábrica. Jorge não fica nada satisfeito. Virgílio faz um ar sinistro e diz que têm de tornar a estadia dela num pesadelo. Virgílio diz a Jorge que sabe o que tem a fazer e Jorge assente.

Mariana segue no seu jipe por uma estrada no meio do campo, quando um carro vem de frente para ela e a atira para fora da estrada. Mariana fica nervosa. José Diogo vem na sua mota e ao ver aquilo vai ajudar. JD reconhece Mariana e os dois vão no encalço do carro. Mariana magoa-se e JD para a mota. Olham-se intensamente e ele promete protegê-la para sempre.

 


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: A Protegida: Jorge tem outra mulher para além de Laura
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA