EP 3 Bomba! Benedita apanha Jorge em flagrante

Em «A Protegida», Benedita (Maria do Céu Guerra) apanha Jorge (Paulo Pires) a colocar as gotas no copo e pergunta-lhe o que é aquilo. Jorge paralisa, mas Virgílio aparece para o salvar. Virgílio pergunta se são os medicamentos de Laura e Jorge confirma que sim. Benedita agradece o cuidado com Laura e leva as coisas que faltavam para a mesa. Jorge olha para Virgílio em pânico.

Qua, 19 fev 2025 21:45 TVI

Neste episódio

Mariana (Matilde Reymão) olha José Diogo (Pedro Sousa) nos olhos e diz-lhe que não precisa de proteção. José Diogo percebe o olhar de dor e desconfiança, entende e assente. Vira costas e vai embora. Todos se entreolham.

Laura (Alexandra Lencastre) mostra-se preocupada com a segurança da filha e revela que já sabe o que aconteceu na fábrica. Mariana olha indignada para Virgílio (Diogo Morgado), mas ele diz que ficou com medo que lhe tivesse acontecido alguma coisa. 

Mariana pergunta se Rodrigo é de confiança e se a avó concorda com aquilo. Benedita (Maria do Céu Guerra) assente.

José Diogo prepara-se para arrancar com a mota, quando Mariana lhe aparece à frente. Ela parece uma visão de amor e beleza e os dois olham-se. José Diogo liga a mota e Mariana afasta-se para ele passar.

José Diogo desafia o melhor segurança a lutar com ele e se ganhar, a dívida de Mónica (Catarina Nifo) fica paga, se perder, a dívida será ainda maior. Mónica fica aliviada por ver o irmão. O chefe aceita a proposta.

Mariana estaca no corredor, ao ver um enorme ramo de rosas amarelas. Laura está impressionada com a quantidade de flores. Mariana está intrigada e Laura indica-lhe um envelope. Percebe que foi Hector (Christian Escuredo) que enviou as flores e Laura quer saber mais sobre ele. Mariana não está recetiva ao amor, pois acha que as pessoas apaixonadas deixam-se manipular. Laura percebe a indireta e dá um estalo à filha, que fica magoada e sai.

Mariana, muito nervosa com o que se passou, liga a Hector e agradece-lhe pelas flores, mas volta a lembrar que não está à procura de nenhuma relação. Hector aceita que sejam apenas amigos e Mariana fica feliz por isso. Hector diz a Mariana que tem saudades e que gosta muito dela, mas não vai insistir em ter uma relação e as flores são um símbolo de que aceita ser apenas seu amigo. Hector diz que está no Douro, mas na verdade está à porta da fábrica e prepara-se para fazer um negócio.

Armindo dá o orçamento do arranjo da mobília do restaurante a Irene (Sílvia Filipe), mas ela acha muito caro. Armindo promete fazer uma atençãozinha e Irene relembra-o de que a mobília tem de estar pronta em 3 semanas. Armindo assente. Sofia (Catarina Rebelo) não está nada satisfeita.

José Diogo treina e conta a Nuno (Tiago Teotónio Pereira) que Mariana olhou para ele como se o detestasse. Nuno não acredita e aconselha o amigo a não desistir de Mariana. JD prefere focar-se em salvar Mónica. Gonçalo (João Bettencourt) aparece e Nuno diz-lhe que JD está a treinar para o torneio da semana que vem. Gonçalo ri-se, pois sabe que a luta será amanhã.

Sofia vai atrás de Armindo e diz-lhe que Mariana acabou de ligar e não quer que comecem os arranjos enquanto ela não chegar. Armindo acha estranho, pois Irene parecia ter urgência, mas Sofia insiste que é assim como ela diz e Armindo assente. Sofia afasta-se para o mato, mas alguém a observa. Sofia passeia pela mata, ouve barulhos e corre. Acaba por cair e é Manuel (Duarte Gomes) que a ajuda a levantar. Ela fica tensa e diz que ele não devia estar ali. Manuel diz que não aguentou de saudades e Sofia acaba por saltar para o colo dele. Percebemos que ele é ciumento e controlador e que Sofia faz parte de um plano contra Mariana.

Benedita dá conselhos a Laura para melhorar a sua relação com a filha. Laura não admite faltas de respeito e assegura que Jorge (Paulo Pires) não a destruiu como Mariana diz, mas que a salvou. Laura acha que não vale a pena viver sem amor, ainda que essa não seja a opinião de Mariana.

FLASHBACK Laura chora, enquanto olha para uma foto de Carlos. Prepara-se para tomar alguns comprimidos, pois não quer continuar a viver sem ele. Mas Jorge aparece e impede-a de se matar. Abraça-a e acaba por lhe mostrar que é possível voltar a amar.

Mariana encontra Margarida (Inês Herédia) e ficam muito felizes por se verem. Recordam alguns episódios do passado e nota-se que há muita cumplicidade entre elas. Margarida lembra-se de José Diogo e pergunta a Mariana se sabe alguma coisa dele. Margarida diz que ele sempre gostou muito dela. Mariana puxa Margarida para um gabinete para falarem mais à vontade.

Laura continua a sua visita pela fábrica e conversa com os trabalhadores. Sente uma tontura e ao apoiar-se, acaba por se queimar.

Mariana conta a Margarida que viu José Diogo, mas disse que se chamava Rodrigo. Margarida acha muito estranho e acha que Mariana devia tentar perceber o que se passa. Nisto Chico entrega uma encomenda a Mariana, que contém uma perdiz morta. Margarida fica preocupada. Lourenço avisa que Laura sofreu um acidente.

Virgílio (Diogo Morgado) aconselha Laura a deixar a fábrica por uns tempos e sugere que Mariana ocupe o seu lugar, mas esta recusa logo e oferece essa responsabilidade ao tio. Ele finge que nunca tinha pensado nisso e diz que não se importa de ficar com o cargo, mas Laura deixa bem claro que isso não é uma opção.

Virgílio está a pintar um quadro e Jorge está por ali com um frasco preto na mão. Virgílio diz que já deu as gotas a Laura na fábrica e que ela se sentiu mal. Combinam que à noite será Jorge a dar-lhe as gotas. Virgílio alerta que são apenas algumas gotas, já que não querem matar Laura.

José Diogo faz uma chamada, mas ninguém atende e ele fica preocupado. Mariana aparece e diz que ia ignorar o facto de o ter reencontrado da forma mais absurda possível, mas não conseguiu e quer saber o que se passa.

Benedita apanha Jorge a colocar as gotas no copo e pergunta-lhe o que é aquilo. Jorge paralisa, mas Virgílio aparece para o salvar. Virgílio pergunta se são os medicamentos de Laura e Jorge confirma que sim. Benedita agradece o cuidado com Laura e leva as coisas que faltavam para a mesa. Jorge olha para Virgílio em pânico.

José Diogo já contou a Mariana como foi parar a casa dela como guarda-costas e por que disse que se chamava Rodrigo, mas nunca conta toda a verdade e sente-se mal por isso. Mariana quer saber por que ele precisa de dinheiro, mas JD prefere não revelar e pede-lhe para ir embora, porque vai ter um combate daqui a pouco.

José Diogo entra a vestir a camisola. Mariana estava ali escondida e não fica indiferente ao corpo dele. Faz barulho e JD dá pela presença dela. Mariana diz que ficou ali porque JD podia precisar de ajuda. Ele revela que já não vai haver combate e nisto recebe uma chamada de Gonçalo (João Bettencourt). Este que foi também apanhado pelos capangas e tornou-se, também, refém, junto de Mónica, diz a JD que que o valor subiu para mais 10.000€.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Ficha Técnica

Título Original: Bomba! Benedita apanha Jorge em flagrante
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA