EP 4 A Protegida: «Eu aceito que sejas o Rodrigo, o meu segurança»

Em «A Protegida», José Diogo (Pedro Sousa) vê-se obrigado a contar a Mariana (Matilde Reymão) a confusão em que os irmãos se meteram. Ela fica confusa e quer saber mais sobre esses irmãos. Ele explica que são adotados, tal como ele, e que são a sua família, depois de Mariana. José Diogo faz um pequeno resumo da sua história e Mariana aceita que ele seja seu guarda-costas, para o ajudar a ganhar dinheiro.

Qui, 20 fev 2025 21:55 TVI

Neste episódio

José Diogo (Pedro Sousa) vê-se obrigado a contar a Mariana (Matilde Reymão) a confusão em que os irmãos se meteram. Ela fica confusa e quer saber mais sobre esses irmãos. Ele explica que são adotados, tal como ele, e que são a sua família, depois de Mariana. José Diogo faz um pequeno resumo da sua história e Mariana aceita que ele seja seu guarda-costas, para o ajudar a ganhar dinheiro.

FLASHBACK José Diogo recorda o momento em que conheceu os seus irmãos adotivos. Mónica (Catarina Nifo) simpatizou logo com JD. Já Gonçalo (João Bettencourt), teve de ser conquistado.

Benedita (Maria do Céu Guerra) está a cozinhar uma tarte que era a preferida de Mariana e José Diogo. Benedita tira uma foto deles em crianças do bolso, revelando que reconheceu José Diogo.
Mariana quer mesmo ajudar José Diogo e além de aceitar que ele seja seu guarda-costas, também pode falar com a avó para adiantar já uma parte do pagamento. 

José Diogo fica surpreendido por Mariana já ter pensado em tudo. Ela lembra que é independente e não precisa de proteção, será tudo a fingir. Definem algumas regras.

Jorge (Paulo Pires) ajuda Laura (Alexandra Lencastre) a deitar-se, que está mesmo muito prostrada por causa da "medicação". Jorge diz que a ama e quando ela já está mais para lá do que para cá, pergunta-lhe se pode aumentar o seu ordenado. Ela diz-lhe que sim e ele sorri.

José Diogo conta a Nuno (Tiago Teotónio Pereira) que vai ser guarda-costas de Mariana durante um mês, para ganhar o dinheiro que precisa para salvar Mónica e que Gonçalo foi tentar ajudar e acabou também retido. José Diogo diz que contou a Mariana o que se passava e ela prontificou-se a ajudar. José Diogo promete protegê-la, porque pelos vistos ela corre perigo.

Mariana vai ao jardim e fica surpreendida e confusa por Hector (Christian Escuredo) estar ali na estufa. Laura está encantada com ele e diz que gosta muito de conhecer os amigos da filha. Mariana revira os olhos por Hector estar a ser charmoso com Laura e ela estar permeável a isso. Mariana vê Benedita e vai ter com ela. Mariana diz à avó que decidiu aceitar o guarda-costas por um mês. Benedita fica feliz com a decisão e diz que a cara de Rodrigo lhe é familiar, mas Mariana não se desmancha. Mariana pede à avó para pagar uma parte adiantada a Rodrigo e dá uma desculpa esfarrapada. Benedita percebe que há ali uma combinação qualquer entre eles e gosta.

Virgílio (Diogo Morgado) conta a Jorge que José Diogo foi contratado para segurança de Mariana. Virgílio relembra que o trabalho de José Diogo é acabar com a moral de Mariana e expulsá-la dali. Jorge garante que José Diogo sabe disso.

Laura e Jorge almoçam e ela conta-lhe sobre a visita de Hector. Laura gostou dele e acha que dava um bom namorado para Mariana. Jorge diz que talvez assim ela acalmasse. Laura comenta que tem andado muito acelerada e Jorge pergunta-lhe se não será um problema emocional. Tocam à campainha e Laura vai abrir. É Clarice (Fernanda Serrano) que está do outro lado. Laura não a reconhece e pergunta quem é. Clarice fica chocada por Laura não a reconhecer. Jorge fica em pânico ao ver Clarice ali e tenta despachá-la dizendo que deve ter sido engano. Clarice vai embora desorientada.

FLASHBACK Carlos diz a Clarice que se apaixonou por outra pessoa e ela fica devastada. Clarice pergunta se é Laura e ele confirma que sim. Clarice pede-lhe para não a deixar, mas Carlos diz que nem sequer são namorados e vai embora. Clarice coloca a mão na barriga, percebemos que está grávida.
Clarice corre e chora, de ódio e raiva. Clarice veste-se como Laura e coloca uma peruca igual ao cabelo dela. Clarice lembra-se do momento em que teve de fazer o aborto, numa clínica ilegal, e culpa Laura por isso. Fica muito transtornada.

José Diogo para a mota numa rua com pouco movimento para atender uma chamada. É Mariana quem lhe liga e pergunta se já tem o dinheiro. Entretanto é agredido por alguém. Mariana percebe que algo se passou e chama por José Diogo. O agressor dá um soco a José Diogo e rouba-lhe a mochila. José Diogo vê o agressor a afastar-se.

Virgílio encontra-se com o agressor e ele entrega-lhe a mochila de José Diogo com o dinheiro. Virgílio diz que aquilo vai ajudar no processo e que já fez a transferência para a conta que o agressor lhe pediu. Jorge observa tudo ao longe, intrigado.

Mariana encontra José Diogo e corre em seu auxílio. Este diz que foi agredido e acha que foi o mesmo homem que atacou Mariana. José Diogo dá pela falta da mochila e fica desesperado. O telemóvel dele toca e Mariana atende. O Chefe pede fotos para ter a certeza de que José Diogo foi realmente assaltado. Mariana tira fotos e envia.

Mónica pede para ir à casa de banho, mas o capanga diz-lhe que não pode porque não está ali a segurança. Mónica insiste, distraindo os capangas e permitindo que Gonçalo vá até à sua mochila e tire algo de lá.

Mariana tenta ajudar José Diogo a levantar-se, mas ele recusa a ajuda. Mariana quer chamar uma ambulância, mas ele não permite e quer ir tentar salvar os irmãos, mesmo sem o dinheiro. Mariana compreende o desespero dele e abraça-o. Agora é ela quem o protege.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Ficha Técnica

Título Original: A Protegida: «Eu aceito que sejas o Rodrigo, o meu segurança»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA