EP 15 A Protegida: JD descai-se e confessa a Benedita que gostava de casar com Mariana

Em «A Protegida», Benedita (Maria do Céu Guerra) pede a José Diogo (Pedro Sousa) para continuar a ser guarda-costas de Mariana (Matilde Reymão), pois sente que ela corre perigo. José Diogo não acha que faça sentido ser guarda-costas de Mariana no Douro e Benedita diz-lhe que paga o que for preciso para ficar com ela lá. José Diogo, num ímpeto de paixão, diz que gostava de casar com ela. Benedita fica surpreendida.

Sex, 7 mar 2025 22:10 TVI

Neste episódio

Irene (Sílvia Filipe) pergunta a Benedita (Maria do Céu Guerra) desde quando Mariana (Matilde Reymão) e "Rodrigo" se conhecem e ela diz que foi há umas semanas. Irene sabe que se conhecem desde pequenos e Benedita pergunta-lhe como sabe. Irene confessa que pediu ajuda aos espíritos, mas Benedita não acredita nessas coisas. Irene tem cada vez mais certeza de que a união deles é muito forte e antiga. Benedita quer fugir da conversa.

Paz (Aline Neves) foi ter com Leandro (Dinis Lima) para fazer o trabalho, mas ele diz que agora não pode, porque vai treinar. Gonçalo (João Bettencourt) chega para iniciar a aula e Paz fica hipnotizada. Gonçalo pergunta-lhe se também vai fazer a aula e Leandro diz que ela não gosta de desporto, mas Paz diz que adorava fazer a aula. Leandro fica surpreendido e afirma que desde que bebeu café, ficou estranha

O segurança entrega um presente a Benedita, que vem endereçado a Jorge (Paulo Pires). Laura (Alexandra Lencastre) vê e decide abrir, pois só pode ser de um cliente. Laura fica furiosa ao ver que é um convite para uma festa e ao que parece ontem Jorge esteve noutra. Laura pergunta a Virgílio (Diogo Morgado) se conhece as pessoas da foto, mas ele diz que não. Quando Jorge chega, Laura pega no presente e diz a Jorge que precisam de falar. Vão os dois para o quarto. Mariana acha que Laura vai finalmente ficar a conhecer o verdadeiro Jorge. Virgílio assume que não tem gostado dos comportamentos de Jorge. Benedita está tensa.

Laura quer saber de onde veio aquele convite e pergunta a Jorge se a anda a trair. Jorge diz que conheceu os rapazes numa feira e que eles têm uma marca de champanhe, mas não esteve em festa nenhuma. Laura pergunta-lhe onde esteve e Jorge diz que esteve na fábrica. Jorge tem a certeza que aquilo foi uma brincadeira de mau gosto e acabam por fazer as pazes.

Jorge vai para refilar com Virgílio, mas ele tapa-lhe a boca e diz que Mariana está na cozinha. Ficam os dois atentos.

Mariana, Irene e Benedita arrumam a cozinha enquanto conversam. Mariana não percebe como é que Laura desculpa sempre Jorge e Benedita diz que amanhã conversam com ela. Mariana diz que já sabe tudo o que vai precisar para o concurso e sai para apanhar ervas aromáticas.
Jorge confronta Virgílio por lhe ter armado aquela cilada e ele diz que só lhe respondeu na mesma moeda. Virgílio não entende onde Jorge queria chegar quando o mandou filmar a jogar bilhar com os rapazes e lembra que a sua vida privada só a ele lhe diz respeito. Virgílio avisa que os dias de Jorge ali em casa estão contados. Jorge liga a Clarice (Fernanda Serrano).

Clarice usa roupas e peruca semelhantes às roupas e cabelo de Laura e fala como se fosse ela, dando ordens aos empregados.

José Diogo (Pedro Sousa) desce com tudo o que é seu e Benedita pergunta-lhe se é preciso levar tanta coisa para o Douro. Ele diz que depois do concurso já não volta, mas Benedita diz que não era isso o combinado. José Diogo acha que não faz sentido proteger Mariana no Douro e sai. Benedita fica pensativa.

Jorge aproveita que não está ali ninguém e leva duas caixas de ingredientes. Irene e Benedita vão ajudar Mariana com as caixas, mas Irene tem um pressentimento de que Mariana corre perigo. Benedita fica preocupada.

Benedita pede a José Diogo para continuar a ser guarda-costas de Mariana, pois sente que ela corre perigo. José Diogo não acha que faça sentido ser guarda-costas de Mariana no Douro e Benedita diz-lhe que paga o que for preciso para ficar com ela lá. José Diogo, num ímpeto de paixão, diz que gostava de casar com ela. Benedita fica surpreendida.

Mariana tem tudo pronto para ir para o Douro e despede-se da família. Laura dá-lhe um colar que era da avó e que o pai lhe pediu para lhe entregar num dia importante. Mariana comove-se. Virgílio também vem despedir-se da sobrinha e, falso, diz que foi muito bom tê-la por ali.
Jorge encaminha 3 músicos para o gabinete de Laura. Margarida (Inês Herédia) pergunta-lhe se precisa de alguma coisa e Jorge diz que precisa de privacidade, fechando a porta a Margarida. 

Laura e Virgílio conversam sobre a estadia de Mariana por ali e Laura confessa que começou a ver Jorge de outra forma. Virgílio pergunta-lhe se tem dúvidas de que o ama e Laura diz que não, mas há algumas coisas que a têm deixado desconfortável. Nisto começa a ouvir-se música vinda do gabinete de Laura e ela fica intrigada. Os músicos tocam e Jorge segura na caixa com o anel de noivado. Margarida espreita e fica passada com o que vê. Jorge faz sinal aos músicos para o seguirem.

Mariana fica frustrada ao perceber que faltam alguns ingredientes e desconfia logo de Jorge. José Diogo disponibiliza-se para ir comprar o que for preciso e afirma que não é aquilo que os vai atrapalhar. Todos dão força a Mariana e ela coloca o avental, mais confiante.

Os músicos vão ao encontro de Laura e Jorge aparece atrás deles com o anel de noivado. Jorge pede Laura em casamento e todos ficam surpreendidos. Virgílio fulmina Jorge com o olhar. Margarida fica tensa.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: A Protegida: JD descai-se e confessa a Benedita que gostava de casar com Mariana
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA