EP 37 A Protegida: Clarice lança o alerta sobre o perigo de fazer um aborto

Em «A Protegida», Clarice (Fernanda Serrano) fica muito perturbada por Mónica (Catarina Nifo) querer fazer um aborto e alerta-a para os riscos inerentes. Clarice acaba por contar a sua própria história com Carlos e emociona-se. Clarice pede à filha para pensar bem no que quer fazer e ralha com ela por não ter usado nenhum contracetivo.

Sex, 4 abr 2025 22:20 TVI

Neste episódio

Mónica (Catarina Nifo) bebe um café, mas sabe-lhe mal, pois está enjoada. Hector (Christian Escuredo) repara e pergunta-lhe o que se passa, mas Mónica não quer falar. Hector diz que fechou mais um negócio e que a vinda para Vale do Rio lhe tem dado sorte. Mónica diz que deve ser por estar perto dela. Mónica sente uma náusea e fica na iminência de vomitar.

Clarice (Fernanda Serrano) vê carros no telemóvel. Gonçalo (João Bettencourt) põe a mesa e faz o jantar, mas recebe uma chamada de Vitória e vai atender para o quarto. Clarice e Mónica estranham e desconfiam que ele ande com alguém. Clarice pergunta se será a mulher mais velha dos vasos. Gonçalo fala com Vitória e ela diz-lhe que Duarte (Duarte Gomes) teve mais um ataque de raiva. Gonçalo acha que ele tem tido muitos ataques e pergunta-lhe se sabe o motivo. Gonçalo pergunta se pode ajudar de alguma forma e Vitória pede-lhe para ir lá a casa. Gonçalo acha que é cedo para isso.

Mónica pede à mãe para ir com ela ao médico porque precisa de fazer um aborto. Clarice fica em choque.

Clarice fica muito perturbada por Mónica querer fazer um aborto e alerta-a para os riscos inerentes. Clarice acaba por contar a sua própria história com Carlos e emociona-se. Clarice pede à filha para pensar bem no que quer fazer e ralha com ela por não ter usado nenhum contracetivo.

Mariana (Matilde Reymão) ajuda Benedita (Maria do Céu Guerra) a deitar-se e ela confessa estar muito triste com o afastamento de Laura (Alexandra Lencastre). Benedita diz que não quer morrer de costas voltadas com a filha. Mariana afirma que ninguém vai morrer, mas também quer muito recuperar a relação com a mãe. Mariana já cedeu e aceitou Jorge (Paulo Pires), agora é a vez de Laura aceitar José Diogo (Pedro Sousa).

José Diogo treina com muito empenho e concentração. Nuno (Tiago Teotónio Pereira) pergunta-lhe o que aconteceu, mas José Diogo nem o ouve. Laura aparece e pergunta a José Diogo se podem falar os dois.
Virgílio (Diogo Morgado) começa a sua busca pelo ouro. Certifica-se de que não está ninguém na sala e começa a procurar por chaves ou cofres, mas não encontra nada.

Laura oferece dinheiro a José Diogo para se ir embora e abrir um ginásio mais bem-sucedido, bem longe dali. José Diogo fica chocado com a proposta e afirma que já esteve muito tempo longe de Mariana. Laura pergunta-lhe porque se infiltrou na sua casa. Laura começa a achar que foi ele que atacou Mariana, para atingi-la a ela. José Diogo fica perplexo. Laura deixa um envelope com dinheiro em cima do balcão para ajudar o ginásio e a irmã de José Diogo. Laura lembra que está afastada de Mariana por causa de José Diogo e se ele gosta tanto de Mariana como diz, saberá o que fazer.

Virgílio procura agora no quarto de Laura e fica surpreendido por Benedita estar lá a dormir, mas nem isso o demove da procura. Abre armários e gavetas, mas não encontra nada. Quando sai, vemos uma barra de ouro a brilhar debaixo do colchão.

Laura ouve Sanjay (Mário Oliveira) e ele pede-lhe desculpa pelo que fez. Laura deixa claro que roubar não é correto, mas não o vai despedir porque tinha fome. Laura pede-lhe para não desperdiçar a oportunidade e ele promete moer o melhor café do mundo. Laura pede o processo de Sanjay para perceber melhor quem ele é.

Aruna (Noua Wong) tem muita fome, mas como não tem nada para comer, bebe água. Depois olha para o casaco, veste-o e sai. Aruna observa a rua, tão diferente do que estava habituada. Um homem aparece e pergunta-lhe se precisa de ajuda. Aruna fica com medo e foge. Choca com Virgílio que fazia a sua corrida matinal. Virgílio fica estupefacto com a parecença de Aruna com o quadro que está a pintar.

Hector mostra as duas propostas de espaços para o Flores de Papel e Mariana escolhe a mesma que Laura disse que ela ia escolher. Hector diz que Laura a conhece bem, mas Mariana não concorda totalmente e Hector pergunta-lhe se quer falar. Mariana foge ao assunto.

Mariana vai ter com Nuno e entrega-lhe o envelope com dinheiro que Laura deu a José Diogo. Nuno fica confuso e pergunta-lhe se tem a certeza do que está a fazer. Nuno pergunta-lhe porque está a fazer aquilo e Mariana fica com o olhar triste.

 Mariana pede a Nuno para aceitar o dinheiro, pois sabe que José Diogo não ia aceitar, mas quer ajudá-los. Nuno acaba por aceitar, mas com a condição de o devolver. Mariana aceita as condições e Nuno agradece-lhe.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: A Protegida: Clarice lança o alerta sobre o perigo de fazer um aborto
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA