EP 40 Mariana confronta Clarice: «Eu estive em sua casa»

Em «A Protegida», Mariana (Matilde Reymão) reconhece Clarice (Fernanda Serrano), de quando seguiu Jorge (Paulo Pires) e foi ter a casa dela. Clarice diz que perdeu o emprego e foi Jorge que lhe falou daquela vaga. Mariana estranha, mas Clarice tem sempre uma justificação para tudo. Clarice ficou nervosa por Mariana a reconhecer, mas conseguiu disfarçar.

Ter, 8 abr 2025 22:10 TVI

Neste episódio

Gina (Paula Neves) vê fotos de Leandro (Dinis Lima) em bebé e fica nostálgica. Gina conta a Nuno (Tiago Teotónio Pereira) que foi ao ginecologista e ele disse-lhe que tem insuficiência ovariana. Nuno tenta consolar Gina e diz que para ele não há problema nenhum, pois gosta da família que têm e para ele chega, mas Gina queria muito ter mais um bebé e está desolada.

Paz (Aline Neves) e Leandro assistem à aula de dança e tentam fazer os passos que a professora ensina. Acabam por chocar e cair no chão. Brincam um com o outro e beijam-se.

Laura (Alexandra Lencastre) anda pelo espaço ainda intrigada e acha que Jorge (Paulo Pires) devia ter falado com ela antes de tomar aquela decisão. Laura tem impressão de que aquela casa é de uma família e Jorge diz que era isso que pretendia. Laura diz que estava bem no turismo rural, mas Jorge não gostava. Jorge diz que aquela casa vai ser o ninho de amor deles, mas Laura recusa.

Clarice (Fernanda Serrano) descansa novamente, mas ouve a porta da rua a abrir e finge que sacode almofadas. Mariana (Matilde Reymão) reconhece Clarice, de quando seguiu Jorge e foi ter a casa dela. Clarice diz que perdeu o emprego e foi Jorge que lhe falou daquela vaga. Mariana estranha, mas Clarice tem sempre uma justificação para tudo. Clarice ficou nervosa por Mariana a reconhecer, mas conseguiu disfarçar.

Virgílio (Diogo Morgado) pede a Manuel (Duarte Gomes) para causar estragos no restaurante de Mariana, para ela se ocupar mais com o restaurante e menos com a fábrica. Manuel lembra que o restaurante também é de Hector (Christian Escuredo). Virgílio diz que há sempre danos colaterais. Hector chega e Virgílio agradece a Manuel por lhe ter feito companhia.

Virgílio pede a Clarice para estar atenta a possíveis esconderijos, pois sabe que há ouro escondido ali em casa. Clarice promete procurar, mas quer ganhar alguma coisa com isso.

Clarice já está com Mónica (Catarina Nifo) e entrega-lhe um saco com roupas suas que Mónica lhe pediu. Mónica diz à mãe que vai seguir com a gravidez e Clarice fica muito contente. Clarice pergunta-lhe se já falou com o pai da criança e Mónica diz que não. Clarice diz que podia ser o patrão dela, mas Mónica diz que não é e veste um vestido da mãe. Clarice quer saber porque lhe pediu aquelas roupas.

Hector vê Mónica mais bem vestida do que o habitual e elogia-a. Ela diz que vai ter novos jogadores e Hector dá-lhe os parabéns pelo negócio que conseguiu montar ali. Hector faz uma sugestão para conseguirem ganhar mais dinheiro e Mónica acha boa ideia. Ela toca na barriga e olha para o pai do seu filho.

Mariana e José Diogo (Pedro Sousa) preparam-se para dormir e conversam sobre o lugar na cama de cada um e sobre todas as mulheres quererem ter filhos. Mariana diz que nem todas, mas assume que ela quer e pelo menos três. Irene (Sílvia Filipe) ouve a conversa e sorri.

Jorge deita Laura na cama e pergunta-lhe se ainda quer ver um filme, mas Laura está muito cansada e já arrasta a voz. Adormece instantaneamente. Jorge olha para Laura na cama e por momentos vê Clarice. Jorge diz que está quase. Jorge acorda com uma mensagem da pessoa que o está a chantagear, com a localização do sítio onde devem encontrar-se para ele lhe dar o dinheiro. Jorge fica tenso e liga para aquele número, mas a chamada cai imediatamente. Jorge vai até ao local indicado e deixa a mala no sítio onde lhe dizem para deixar. Jorge fica à espera para ver quem vai pegar na mala, mas aparecem várias mulheres com um lenço vermelho na cabeça e óculos escuros, que o confundem e o fazem perder o rasto à mala. Clarice pega na mala e parte o cartão SIM que utilizou para chantagear Jorge.

Gonçalo (João Bettencourt) fala ao telemóvel com alguém e depois conta a Nuno que aceitou a proposta de trabalho que lhe fizeram há uns tempos. Nuno ficou com a ideia de que não era nada de bom, por isso é que Gonçalo não aceitou na altura, nem quis falar muito sobre isso. Gonçalo diz que agora quer dar o dinheiro a Vitória para Duarte fazer uma operação inovadora. Nuno acha que aquilo não vai correr bem.

Manuel arruma algum material suspeito num saco e Sofia (Catarina Rebelo) pergunta-lhe o que vai fazer. Ele conta-lhe que vai destruir o restaurante de Amélia e que foi um serviço que lhe encomendaram. Sofia quer saber quem, mas Manuel diz que não pode dizer. Sofia diz que Manuel anda estranho desde a noite em que foi à fábrica, mas ele insiste que não aconteceu nada.

No palacete, Clarice finge-se muito combalida e conta que não dormiu nada a noite passada, porque foi despejada e não tem para onde ir. Benedita (Maria do Céu Guerra) compadece-se da sua dor e diz-lhe que pode ficar num quarto ali de casa. Clarice fica-lhe muito agradecida.

Sofia tenta impedir que Manuel destrua o restaurante e lembra que Hector não vai gostar nada de saber. Sofia acusa Manuel de ser fraco e só fazer o que os outros lhe pedem. Manuel não gosta do comentário e agarra-a com força. Manuel ameaça Sofia e acaba por a empurrar contra a parede com violência. Anita (Marina Mota) assiste, mas age com naturalidade, o que deixa Sofia confusa.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: Mariana confronta Clarice: «Eu estive em sua casa»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA