Neste episódio
Mónica (Catarina Nifo) tem um pesadelo e Hector (Christian Escurdo) consola-a, protetor. Mónica confessa que se sente sempre inferior a Mariana, devido à forma como Hector e JD a tratam. Hector conta que não foi sempre assim, mas foi deixado no altar pela ex-namorada e quando conheceu Mariana, percebeu que ela nunca lhe faria isso. Mónica percebe agora o que Hector sente por Mariana e vai embora do quarto dele.
Jorge aparece, mas Benedita diz-lhe que não é bem-vindo. Jorge mostra-lhes os áudios que supostamente Laura lhe mandou, mas na verdade foram manipulados por ele, onde Laura assume estar com um esgotamento e que precisa de estar sozinha para recuperar. Benedita fica em choque e quer avisar o detetive, mas Mariana fica desconfiada.
Virgílio faz mais uma transferência para a Hacker, para pagar o trabalho de manipular os áudios de Laura. A hacker tenta saber mais sobre os motivos de Virgílio e ele acaba por confessar que pode lucrar muito com os erros de Jorge na fábrica, enquanto Laura está afastada da mesma.
Margarida (Inês Herédia) e funcionários questionam Jorge sobre os salários. Ele diz que teve muitas coisas para tratar, mas vai resolver isso em breve. Jorge diz a Margarida que tem de rever a folha de pagamentos, pois o seu salário vai ter de ser revisto de acordo com o aumento de funções. Margarida fica incrédula por Jorge querer dar um aumento a si próprio.
Margarida (Inês Herédia) queixa-se a Virgílio (Diogo Morgado) pela forma como Jorge (Paulo Pires) está a gerir a empresa e comenta que quer dar um aumento a ele próprio. Virgílio mostra-se desagradado com a postura de Jorge e diz que Mariana (Matilde Reymão) vai ter de intervir. Margarida lembra os problemas que ela tem para resolver também. Quando fica sozinho, Virgílio liga a alguém e diz que estão em condições de avançar em breve.
Hector (Christian Escuredo) diz a Mónica (Catarina Nifo) que está disposto a assumir a paternidade do filho de Mariana e JD (Pedro Sousa). Mónica estranha a mudança de atitude. Hector afirma que veio para Vale do Rio para conquistar Mariana e não vai ser uma gravidez que o vai fazer desistir. Hector pede a Mónica para contar a Mariana que dormiu com JD, para que ele a possa consolar e diz estar disposto a tudo para ficar com ela.
Benedita (Maria do Céu Guerra) está distraída e Irene (Sílvia Filipe) diz-lhe que devia descansar mais. Benedita afirma que não consegue estar parada, ainda mais agora que não sabe nada de Laura (Alexandra Lencastre). Irene diz que Laura não vai ficar desaparecida para sempre e vão poder finalmente entender-se. Benedita promete nunca mais esconder nada da filha.
Clarice (Fernanda Serrano) informa Virgílio que o lingote de ouro que encontrou no palacete era falso. Ele fica a tentar perceber por que razão Benedita teria lingotes de ouro falso em casa e fica desconfiado de que Benedita tenha um plano que lhes está a escapar.
Irene fica boquiaberta com o que Benedita lhe conta e percebe que ela pensou em tudo. Benedita assume que não foi sendo ingénua que conseguiu gerir uma família e uma empresa que gera milhões.Benedita promete contar tudo a Laura quando voltar, pois, quer voltar a ter a união que sempre tiveram.
JD está desolado com o estado do irmão e culpa-se pelo sucedido. JD diz que está farto de que as pessoas morram à sua volta, em vez dele. Nuno (Tiago Teotónio Pereira) pede-lhe para parar de dizer disparates e lembra que o que aconteceu foram acidentes, dos quais ninguém teve culpa. Gonçalo (João Bettencourt) aperta a mão de JD, abre os olhos e tenta falar.
Clarice e Mónica já foram ter com JD ao hospital. Ele liga a Mariana e conta-lhe que Gonçalo acordou. Mariana quer ir já para o hospital. JD diz a Clarice que Mariana vem ao hospital e ela sabe que tem de ir embora. JD pede a Clarice para levar Mónica, pois quanto mais longe estiver de Mariana, melhor.
Virgílio vai ter com Aruna (Noua Wong) ao ginásio e fica encantado ao vê-la dançar. Virgílio dá-lhe uma caixa com doces típicos indianos e Aruna emociona-se com aquele gesto. Aruna come um dos bolos. Virgílio não consegue para de olhar para ela. Virgílio diz que quer que as coisas resultem entre eles e sabe que Aruna confia nele. Ela é honesta e diz que para ela as relações amorosas devem levar ao casamento. Virgílio agradece a sinceridade e está disposto a tentar. Dá um beijo a Aruna e ela deixa-se beijar
Irene fica muito feliz por ver Rosa e Aninhas, duas das ajudantes de cozinha do Flores de Papel do Douro. Benedita fica embevecida com o gesto de Hector. Ele diz que era um cliente habitual do restaurante e achou que fazia todo o sentido manter o pessoal. Irene pergunta se Mariana já sabe e Hector diz que é surpresa.
Jorge chega a casa e fica perplexo ao ver Laura caminhar pela casa. Ela diz que se sente muito melhor e quer ir embora daquela casa agora. Jorge fica tenso.
Mónica queria ficar mais tempo com Gonçalo, mas Clarice sabe que não podia ficar e diz que têm de trabalhar. Mónica vê Mariana a chegar, finge que se esqueceu de alguma coisa e diz que tem de voltar ao hospital. Clarice vai embora. Mónica vê Mariana distraída ao telemóvel e dá-lhe um empurrão para a estrada. Ficamos na iminência de Mariana ser atropelada.
Jorge encaminha Laura para a cama e convence-a de que ainda está muito debilitada. Jorge finge comoção ao lembrar-se do estado em que a viu ontem e dá a entender que chegou a pensar o pior. Laura comove-se com a dor fingida dele e acede ao seu pedido para descansar. Laura quer falar com a mãe e pergunta pelo telemóvel.
Jorge diz-lhe para falar pessoalmente, mas Laura insiste em ligar.
Mariana é trazida de maca para o hospital por dois enfermeiros. José Diogo não quer acreditar quando a vê chegar. José Diogo fica muito preocupado e pergunta o que aconteceu. Mariana conta-lhe e ele quer entrar com ela, mas os enfermeiros dizem que não é possível.
Mónica vomita e Anita (Marina Mota) vem ao seu encontro para a ajudar. Mónica diz que deve ter sido da comida do hospital. Anita não diz nada, pois sabe bem que ela está grávida.
José Diogo pede informações sobre Mariana e um enfermeiro diz-lhe que não corre perigo, mas o processo tem sido mais demorado por causa do bebé. José Diogo fica muito confuso. O enfermeiro esclarece que Mariana está grávida e José Diogo fica a processar tudo o que tem acontecido.
Margarida chama Paz (Aline Neves) e fica frustrada com a demora dela. Margarida grita e Paz lá aparece contrariada. Margarida confronta-a por ter saído da escola sem autorização e Paz fica chateada por Gina (Paula Neves) ter contado a Margarida. Paz acha que a mãe está a fazer uma tempestade num copo de água.
Anita e Sofia (Catarina Rebelo) cuidam de Mónica e estão preocupadas com o estado em que chegou ali. Mónica disfarça e diz que deve ser uma descarga de adrenalina, porque o irmão acordou do coma. Mónica pede para descansar e Anita e Sofia deixam-na sozinha. Mónica espera que Mariana tenha perdido o bebé.
Margarida não quer acreditar que Paz não perceba o perigo que correu. Paz diz que finalmente as pessoas reparam nela e já não tem de passar os dias sozinha a ler. Margarida acha que a filha bateu com a cabeça e de repente é outra pessoa. Paz diz que a pessoa que a mãe julga que ela é, já não lhe serve para a sua vida. Margarida fica completamente perdida.
Gonçalo fica devastado ao ver a cadeira de rodas e pergunta se vai ficar paraplégico. O médico explica-lhe a sua condição e Gonçalo fica muito revoltado. O médico quer dar-lhe um calmante, mas Gonçalo recusa. Depois sugere chamar a família dele, mas Gonçalo não quer falar com ninguém.
Sobre «A Protegida»
No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.
Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.
Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.
Saiba mais aqui sobre a Protegida.