Professor universitário acusado de assédio após reedição de livro de poesia erótica

22 jan 2025 Autor: Goucha

Em «A Sentença», um formato conduzido por João Patrício, damos conta do caso que marca o programa da tarde «Anos oitenta».

Catarino Irineu, representado pelo advogado Nuno Soldado, fez carreira como professor universitário na área das letras. Foi ainda nos anos 80 que publicou um livro de poesia erótica. Uma obra agora reeditada, que trouxe à baila denúncias polémicas.

Segundo o advogado, há um grupo de alunas que tenta denegrir a imagem do professor, acusando-o de assédio e de serem a inspiração dos poemas eróticos. Admite que na altura existiu uma denúncia, mas nunca foi provada qualquer coisa.

Margarida, uma das três antigas alunas que acusa o professor de assédio, quer que seja feita justiça e não querem ser impedidas falar do que foi feito. 

Catarino e o advogado acreditam que não há fundamento nas palavras das ex-alunas, sendo que não têm provas e, por isso, querem terminar com as publicações das alunas.

A cada episódio, uma nova situação vai ser apresentada, proporcionando debates intensos e análises cuidadosas das evidências e testemunhos. Os telespetadores são convidados a refletir sobre questões éticas, morais e legais, enquanto acompanham o apuramento da verdade e da justiça.

"A Sentença" oferece uma visão fascinante do sistema jurídico e dos dilemas que podem enfrentar ao decidir o destino de indivíduos envolvidos em casos controversos.

Nesta sala de tribunal o juiz vai deliberar, com base no código penal, quem é culpado e quem é inocente.

 

Saiba mais sobre o programa em: A Sentença

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA