10 mar 2025
Nunca umas eleições no território autónomo da Dinamarca interessaram tanto na Europa e no mundo. A ilha da Gronelândia, a maior do Planeta, vai a votos dia 11 de março, numas eleições antecipadas que se seguem aos comentários inflamados do Presidente dos Estados Unidos.
Donald Trump disse, depois de assumir o cargo, que Washington quer "adquirir a Gronelândia," porque o território garante a segurança nacional dos Estados Unidos. E Trump prometeu riqueza aos gronelandeses, já que há muitas empresas dos EUA interessadas nos recursos naturais do território. Uma proposta que não convenceu a Dinamarca, que detém a soberania do território, nem a Gronelândia. Uma sondagem sobre a possibilidade do território passar para mãos dos americanos deu conta de um rotundo não, por parte dos gronelandeses - 75%.
A proposta de Trump, que não descartou usar "todos os meios possíveis" para fazer-se com o território provocou ondas de choque por toda a NATO, organização da qual tantos EUA como Dinamarca são membros.