EP 9 Zeca e Ema abraçam-se com saudades

Em «Amar Demais», Ema (Ana Varela) e Zeca (Graciano Dias) olham-se nos olhos, abraçam-se e falam sobre o que sentem. Zeca diz que tem muito para lhe explicar, mas que também quer saber muitas coisas. Ema vê David (Jorge Albuquerque) e afasta-se.

 

Qua, 23 set 2020 21:43 TVI

Neste episódio

Eça (Nuno Pardal), Zeca (Graciano Dias) e Ulisses (Nuno Homem de Sá) chegam à livraria, onde já estão outros populares. Eça e Ulisses ainda tentam entrar, mas Zeca impede-os.

Ema (Ana Varela) está a dar comida a Zequinha (Diogo Dourguette), quando Elizabete lhe conta que há um incêndio no bairro da Fortuna e liga a David (Jorge Albuquerque) para avisá-lo.

Arnaldo (João Lagarto) assiste satisfeito às notícias sobre o incêndio no bairro. Miranda oferece o livro que comprou na livraria a Arnaldo e ele dá-lhe o pagamento pelo trabalho.

Os bombeiros tentam controlar as chamas com a ajuda de alguns populares.

Ema não consegue falar com David e pede a Elizabete a chave do atelier.

Gisela (Carla Vasconcelos), Olga (Helena Costa) e Constança tentam retirar Conceição (Estrela Novais) de casa, mas ela resiste.

Todos fazem o que podem para ajudar no combate ao fogo. Ulisses não sabe do pai e fica preocupado. Zeca tenta serenar os ânimos e diz que ele pode ter sido evacuado.

Olga pede a Zeca para convencer Conceição a sair de casa. Ulisses pede a Olga para ver de Jaime.

Luís (Diogo Branco) repara que a mãe está nervosa e não acredita que seja só por causa das verbas do instituto. Vanda (Fernanda Serrano) acaba por lhe contar que o assassino de Leandro já saiu da prisão.

Emília (Dina Félix da COsta) e David caminham e conversam bem-dispostos. David diz-lhe que sentiu algo especial quando a viu. Ela fica perturbada com a proximidade e, nesse momento, recebe uma chamada e diz que precisa de se ir embora, e apanha um táxi.

Luís está tão ou mais indignado do que a mãe. Vanda revela que o assassino está a trabalhar na Editora.

Raul (Sérgio Praia) estranha não ver Ema em casa e Elizabete mente, dizendo que não sabe dela.

Ema chega ao bairro muito preocupada, mas é barrada por um bombeiro. Ema tenta explicar a situação, acaba por conseguir passar sem ser vista e fica transtornada por ver a livraria a arder. Zeca passa perto, mas não se veem.

Conceição está indignada com o fogo, diz que foi obra de Arnaldo e desmaia. Zeca e as irmãs levam Conceição para uma ambulância.

Vanda conta que já fez de tudo para conseguir despedir o assassino, mas que ninguém a ajuda. Luís acha que se desaparecer dinheiro do bar da editora, as pessoas vão deixar de ter pena dele e vão crucificá-lo. Vanda fica entusiasmada com a ideia.

Emília sai do táxi a correr e as irmãs estranham a roupa dela. Emília está muito preocupada e vai com Gisela e Constança para o hospital.

Rita (Beatriz Barosa) acaba de ler o manuscrito de Zeca e fica muito bem impressionada. Rita diz à mãe que não volta para os EUA enquanto não conseguir aproximar-se do pai biológico, que é Raul.

David chega a casa e Raul julga que é Ema. David diz que não tinha planeado ir jantar e Raul goza com o irmão por ter levado uma tampa.

Elizabete estranha ver David ali e fala-lhe no incêndio no bairro onde tem o atelier. O jovem sai apressado.

Ulisses diz ao filho que não gostou que tivessem mudado os diamantes de lugar. Eça fica indignado por estarem a falar dos diamantes quando não sabem do avô.

Ema vislumbra Zeca pela primeira vez.

Eça e Ulisses ficam devastados quando sabem que estava uma pessoa na livraria.

Ema aproxima-se de Zeca e olham-se emocionados.

Célia (Sofia Ribeiro) vê a filha a chorar e ela acaba por contar que Fred (Filipe Matos) vai para Lisboa atrás de uma betinha.

Ema e Zeca olham-se nos olhos, abraçam-se e falam sobre o que sentem. Zeca diz que tem muito para explicar, mas também quer saber muitas coisas. Ema vê David e afasta-se.

Ema sai do bairro transtornada e recorda um momento do passado com Zeca, mas mentaliza-se que o tem de o esquecer e afasta-se.

Zeca abraça Eça, que chora. Ulisses, transtornado, vê o corpo de Jaime a ser retirado da livraria. Todos abraçam Ulisses.

Zeca procura Ema e ainda vê um táxi passar, mas não consegue ver quem vem lá dentro. Ema observa Zeca, ficando cada vez mais longe, e limpa as lágrimas. Zeca olha em volta, mas perde a esperança de encontrar Ema.

Gisela, Constança e Emília aguardam por novidades. O médico informa que Conceição teve um AVC e explica que só vão perceber a extensão dos danos quando Conceição acordar.

Zequinha deixa cair qualquer coisa. Raul ralha com ele, de forma ameaçadora. Ema chega naquele momento, não gosta do que vê e vai deitar o filho.

Todos lamentam a morte de Jaime. Zeca olha para a livraria e pensa em como recuperar os diamantes, quando recebe uma chamada de Emília a informar que Conceição teve um AVC.

Raul chateia Ema por ter saído sem o avisar e ela põe o marido no lugar, alertando-o para a forma como a tem tratado. Raul acaba por lhe pedir desculpa e Ema conta que o assassino do marido de Vanda está a trabalhar na Editora.

Ema recorda o encontro com Zeca e não consegue deixar de pensar nele.

Na Editora, Zeca conversa com Ferreira sobre o incêndio no bairro. Raul chega, olha para Zeca e este sente que foi descoberto.


Sobre «Amar Demais»

Quem nunca amou demais? Para todas as mulheres que lutam e tanto se sacrificam para educar bem os seus filhos. Para fazer deles pessoas à sua imagem, homens de bem.

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais.

O elenco conta com caras como Fernanda Serrano, Ricardo Carriço, Lia Gama, Maria Emília Correia, Estrela Novais, Ana Guiomar, Graciano Dias, Ana Varela, Sérgio Praia, Sofia Ribeiro e muitos outros.

 

Produção
José Retré
Direção de Projeto
António Correia
Realização
Joel Monteiro
Rafael Rahal
Roberto Roque
Rodrigo Duvens Pinto
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Samuel Silva
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Zeca e Ema abraçam-se com saudades
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA