EP 59 Maria Helena arrasa no Bairro da Fortuna

Em «Amar Demais», Diana (Matilde Reymão) e Maria Helena (Maria Emília Correia) entram no restaurante e Lina acha que a mãe de Peter (Joaquim Nicolau) não tem capacidade para ter um negócio de bairro. Maria Helena responde-lhe à altura e Lina gosta da «garra» da Benvindo.

Qua, 25 nov 2020 23:00 TVI

Neste episódio

Rute (Ana Guiomar) está a explicar a Estela (Isabel Figueira) como é que as coisas funcionam no café e Lina fica surpreendida. Rute explica que arranjou um trabalho nessa semana e que vai ganhar muito bem, por isso pediu a Estela para a substituir ali. Sandro (Miguel Bogalho) ouve a conversa e sai desconfiado.

Sandro avisa Fanã (Salvador Nery) de que Rute arranjou um trabalho à noite e que vai ser fácil apanhá-la.

Zeca (Graciano Dias) quer saber como é que aquele dossier foi parar às mãos de Carolina (Joana Manuel). A marquesa conta que a avó é muito amiga da mãe de Peter (Joaquim Nicolau) e que já lhes tinha proposto comprarem a editora. Zeca fica animado, pois assim vai parecer tudo muito natural.

Raul (Sérgio Praia) fica com o coração acelerado quando ouve a campainha tocar. Raul levanta-se, com cuidado, para não acordar o filho, veste um roupão e sai do quarto.

Ema (Ana Varela) recebe Célia (Sofia Ribeiro) e Joana (Catarina Rebelo). Raul olha fixamente para Célia e ela devolve-lhe o olhar com interesse. Ema estranha que Raul olhe para Célia daquela forma.

Ema fica intrigada com o olhar de Raul e verifica se ele tem febre. Raul não consegue parar de olhar para Célia e Maria Helena (Maria Emília Correia) repara.

Diana (Matilde Reymão) dá as boas vindas a Joana e agradece-lhe por a ter ajudado com Fred (Filipe Matos), pois voltaram a namorar.

Zeca confessa que nunca pensou que fosse um prazer tratar de negócios com Carolina. Ulisses (Nuno Homem de Sá) não gosta daquela cumplicidade.

Carolina comenta com a avó que o futuro marido esteve ali e que vai sair para resolver uma questão que ele lhe pediu.

Zeca e Ulisses estão contentes por os planos estarem a correr bem. Hélder, escondido, fotografa-os a sair de casa de Carolina e reconhece Zeca, ficando incrédulo por ele conhecer Carolina. Hélder recorda a conversa que teve com Zeca, onde ele revelou que o dinheiro vinha da noiva.

Emília (Dina Félix da Costa) comenta que Conceição (Estrela Novais) melhorou muito, mas que está revoltada por Arnaldo (João Lagarto) a ter enganado. Conceição insiste em ir pedir satisfações a Arnaldo e pergunta quem quer ir com ela.

Vanda (Fernanda Serrano) explica a Evelina (Susana Arrais) que decidiu dar o benefício da dúvida a Zeca e despacha-a para começar a folhear o manuscrito dele.

Raul faz-se de parvo, mas Maria Helena sublinha que reparou muito bem na forma como ele olhou para Célia e pergunta-lhe se a achou bonita. Raul finge-se indignado.

Gisela (Carla Vasconcelos) e Olga (Helena Costa) decidem acompanhar São ao escritório de Arnaldo.

Emília atende uma chamada de Gabriel (Ricardo Carriço) e fala de forma dengosa. Gabriel pergunta se podem encontrar-se ao final do dia e Emília confirma que sim.

Emília pergunta por Zeca e avisa que o ministro quer encontrar-se com eles hoje. Eça (Nuno Pardal) fica animado por as coisas se estarem a encaminhar.

Santos Costa (Ricardo Castro) e David (Jorge Albuquerque) esperam pelos novos investidores. Carolina (Joana Manuel) cumprimenta-os, diz que considerou a oferta de David e que pretende comprar parte da editora.

Zeca informa Ferreira que vai ter de deixar o bar, mas que tem a pessoa certa para o substituir.

Salomé (Madalena Brandão) avisa Zeca de que Rita (Beatriz Barosa) se vai embora e que está a organizar um jantar de despedida. Ele fica espantado e pergunta onde é.

Carolina concorda marcar uma reunião com Peter (Joaquim Nicolau) e com Raul. David e Carolina dão um aperto de mão e ele diz-lhe que está a fazer um excelente negócio.

Emília deixa uma mensagem a David, onde diz que precisa de falar com ele. Emília vê um vestido novo no armário de Vanda e fica tentada, mas volta a guardá-lo e convence-se de que aquela mentira acabou.

Salomé informa que o jantar será no restaurante de fados, no bairro da Fortuna. Zeca conta-lhe que é o restaurante que ele fala no livro, onde trabalhou quando era novo.

Carolina vê Zeca, mas finge que não o conhece. David ouve a mensagem de Emília e diz-lhe que também quer muito vê-la mas que, primeiro, tem de falar com a avó.

Maria Helena surpreende-se com o bairro da Fortuna, acha-o genuíno e gosta que o restaurante seja ali.

Arnaldo recusa-se a receber Conceição e as sobrinhas, mas acaba por abrir a porta. São chama-lhe todos os nomes e dá-lhe com a bengala.

Diana e Maria Helena entram no restaurante e Lina acha que Maria Helena não tem capacidade para ter um negócio daqueles, mas Maria Helena responde-lhe à altura e Lina gosta.

Santos Costa está entusiasmado por ter conseguido salvar a editora. Zeca indica que quer que ele seja sócio da editora, porque mostrou que está disposto a tudo pela empresa.

Maria Helena garante que quer ficar com o restaurante e Rute (Ana Guiomar) quer saber como fica a sua situação.

Fred sai da joalharia e manda uma sms a Diana, a dizer que já tem o dinheiro.

São continua a bater em Arnaldo e Gisela e Olga assistem, divertidas. São vê a maquete e destrói-a. Chegam dois seguranças e agarram nela, mas São acusa-o de ser maricas e diz que é por isso que está sozinho. Arnaldo fica furioso e despede a secretária e os seguranças.

Fred entrega um envelope recheado a Maria Helena e esta diz a Lina que está ali o dinheiro combinado.

Rute fica espantada com a velocidade do negócio e também por David e Maria Helena se conhecerem. David conta a Maria Helena que Carolina aceitou a proposta de comprar a editora.

Joana agradece a boa vontade de Ema e ela diz que é um prazer ajudar as pessoas de quem gosta. Ema pede a Célia para levar o almoço a Raul e para Elizabete pôr a mesa para ela e Joana.


Sobre «Amar Demais»

Quem nunca amou demais? Para todas as mulheres que lutam e tanto se sacrificam para educar bem os seus filhos. Para fazer deles pessoas à sua imagem, homens de bem.

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais.

O elenco conta com caras como Fernanda Serrano, Ricardo Carriço, Lia Gama, Maria Emília Correia, Estrela Novais, Ana Guiomar, Graciano Dias, Ana Varela, Sérgio Praia, Sofia Ribeiro e muitos outros.

 

Produção
José Retré
Direção de Projeto
António Correia
Realização
Joel Monteiro
Rafael Rahal
Roberto Roque
Rodrigo Duvens Pinto
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Samuel Silva
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Maria Helena arrasa no Bairro da Fortuna
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA