Neste episódio
Augusto (Filipe Vargas) prepara-se para ver o vídeo, mas Raquel (Maria João Pinho) conta-lhe tudo, confirmando que nunca teve nada com André (Nuno Pardal) e que Gonçalo (Pedro Lima) foi o seu único homem.
Inês recebe Frederico (Gonçalo Norton), que fica incomodado com as condições em que aquela família vive. Jesus, de braços cruzados sobre o peito, olha-o de forma arrogante mas Inês tenta manter o ambiente calmo.
Jesus atende a chamada de Raquel e fica incrédulo quando esta lhe pede para voltar ao trabalho. Frederico fica surpreendido sem entender o que se está a passar.
Raquel sente-se aliviada e comenta que só falta limpar o nome de Xavier (Pompeu José) e Mané (Vicente Wallenstein).
António (Luís Esparteiro) confronta Mané e Xavier com a arma que encontram. Mané, saturado, grita que a arma foi plantada lá em casa mas Xavier confessa que a arma é sua.
Regressamos ao passado...
Marina (Dina Félix da Costa) chora de forma descontrolada deixando Gonçalo e Frederico sem saberem o que fazer. Gonçalo improvisa e diz que é por causa da gravidez e Frederico vai à cozinha buscar um copo com água. Marina termina tudo com Gonçalo e entrega-lhe as chaves da casa do lago.
Os Oliveira acabam de jantar e Xavier, ligeiramente alcoolizado, começa a mandar algumas indiretas sobre a traição de Marina e esta tira-lhe o copo.
Diana fica a dormir em casa dos Macedo e, durante a noite, levanta-se da sua cama e coloca-se na cama de Alice (Catarina Rebelo). Diana começa a beijar o pescoço de Alice e diz-lhe que aceita que ela perca a virgindade com Nicolau (Bernardo Lobo Faria) com a condição de poder assistir. Alice fica sem saber o que dizer.
Marina não consegue dormir e pensa na conversa que teve com Gonçalo e no fim da relação deles. Decidida, levanta-se da cama, calça uns sapatos, veste um casaco por cima da camisa de dormir e sai porta fora.
Gonçalo e Raquel acordam sobressaltados com a campainha a tocar de forma ensurdecedora. Gonçalo abre a porta e vê Marina, que de seguida se senta no sofá. Augusto chega atrás dela, tentando tirá-la dali e a perguntando-lhe o que está ali a fazer. Marina pede perdão a Raquel sem que ela perceba porquê.
Regressamos ao presente...
Sara (Ana Varela) toma notas ao analisar o blogue “Amar Depois de Amar” e chama Raquel que fica incrédula ao ver um desenho feito por si de Gonçalo no blogue.
Regressamos ao passado...
Marina tenta acalmar-se e bebe chá sob o olhar de Augusto e Gonçalo. Frederico entra e diz que Marina não quer que Gonçalo seja o padrinho do bebé. Marina confirma e pede desculpa a Raquel.
Passado algum tempo, Marina ganha coragem e diz a Augusto que não quer ter a criança que espera, salientando que os Macedo destruíram o amor deles. Augusto questiona-a se se passa alguma coisa entre ela e Gonçalo.
Voltamos ao presente...
Raquel e Augusto contam as suas suspeitas sobre André enquanto Miguel (Pedro Teixeira) retira o desenho a carvão de um saco de prova e confirma que o encontram em casa de Xavier. Mané confessa que foi ele quem matou Marina. Raquel cobre a boca de espanto e com a outra mão tenta suster Augusto.
Sobre «Amar depois de amar»
Dois casais conhecem-se através dos filhos e cimentam uma relação de estreita amizade, aparentemente improvável, pela diferença social entre ambos. Ao ritmo do tango, que Marina, uma das protagonistas, pratica e ensinará a Gonçalo, marido da sua amiga Raquel, a paixão entre ambos desenrolar-se-á sem que, no entanto, a magia dos respetivos casamentos se esgote.
O crime que leva à morte de Marina e ao coma de Gonçalo trará a lume a história desta paixão que, aparentemente, só os respetivos cônjuges desconheciam. Quase todos serão suspeitos de terem cometido este crime mas o desenlace será dramático e improvável.