Neste episódio
Xavier (Pompeu José) adormece embriagado e Frederico (Gonçalo Norton) e Nicolau (Bernardo Lobo Faria) saem de casa.
Na casa da Arrábida, Gonçalo (Pedro Lima) chega com filmes para verem e senta-se no meio de Marina (Dina Félix da Costa) e Raquel (Maria João Pinho). Augusto (Filipe Vargas) despede-se, dizendo que prefere ir dormir.
Catarina (Carolina Frias) apanha Alice (Catarina Rebelo) a vomitar e pergunta-lhe se precisa de ajuda. Alice empurra-a para fora da casa de banho.
Raquel adormece. Marina e Gonçalo dão as mãos, mas o momento é interrompido por um grito de Catarina, que insulta Alice. Marina esbofeteia a filha e afirma que foi um erro terem ido para a Arrábida.
Gonçalo faz uma última tentativa para os Oliveira não irem embora, mas Marina e Augusto dizem que não podem ficar ali depois da desavença entre Alice e Catarina.
Raquel pede a Gonçalo para avisar Augusto que Quim Zé não pode trabalhar mais lá em casa, devido a comportamentos menos próprios que teve com a filha deles.
Frederico e Nicolau estão bêbados, a dormir com duas raparigas. Xavier recebe chamada de Augusto a avisar que estão de regresso. Xavier pede aos jovens para se comporem.
Marina puxa por Catarina para dizer o que afinal se passou e ela conta que Catarina está com um problema de bulimia e somente quis ajudá-la.
Voltamos ao presente. Nicolau coxeia pela estrada e pede boleia a um camionista, recriminando-se por não ter contado que a mãe tinha um amante.
Em casa dos Macedo, Raquel entrega a chave que encontrou nas coisas de Gonçalo ao inspetor Miguel (Pedro Teixeira). Augusto chega à procura de Nicolau e conta que ele fugiu de casa do seu cunhado.
Miguel chega a casa e depara-se com Laura (Fernanda Serrano) a chorar e a lamentar-se por já não conseguir ter filhos devido à idade. Miguel mostra-lhe o porta-chaves que Raquel encontrou nas coisas de Gonçalo e sugere lerem as mensagens entre Marina e Gonçalo.
Augusto, Frederico e Raquel encontram Nicolau à porta da escola. Nicolau culpa-se por não ter contado antes que Marina tinha um amante e Augusto abraça o filho.
Bombeiros e polícias procuram junto ao rio a possível localização de Marina. Todos reparam num local onde se vê o corpo de um cadáver submerso em lama.
Catarina e Nicolau ficam preocupados por Sara lhes contar que Augusto saiu a meio da noite após receber um telefonema.
Miguel e forças policiais acabam de recolher o corpo da mulher morta. Augusto chega com António (Luis Esparteiro) e confirma, arrasado, que é mesmo Marina quem está ali morta.
Regressamos ao passado. Augusto liga para Gonçalo e avisa-o que abandona as obras na sua casa se Quim Zé não puder continuar e pede para falarem pessoalmente.
Marina chega para dar uma aula e fica desapontada por Gonçalo ter de ir embora. Raquel insiste com o marido para que ele fique. Marina dança sensual com um rapaz e Gonçalo finge atrapalhar-se para que Marina dance consigo, ficando os dois colados a dançar em irresistível atração sexual. Gabriela observa-os.
Raquel tenta conversar com Alice, mas esta limita-se a dizer que os pais passaram a andar com muito más companhias. Gonçalo confronta Marina para que ela admita que também se sente atraída por ele. Marina confirma mas diz que não quer destruir a vida de duas famílias.
Gonçalo salienta que a vida deles nunca mais será a mesma e beijam-se intensamente.
Sobre «Amar depois de amar»
Dois casais conhecem-se através dos filhos e cimentam uma relação de estreita amizade, aparentemente improvável, pela diferença social entre ambos. Ao ritmo do tango, que Marina, uma das protagonistas, pratica e ensinará a Gonçalo, marido da sua amiga Raquel, a paixão entre ambos desenrolar-se-á sem que, no entanto, a magia dos respetivos casamentos se esgote.
O crime que leva à morte de Marina e ao coma de Gonçalo trará a lume a história desta paixão que, aparentemente, só os respetivos cônjuges desconheciam. Quase todos serão suspeitos de terem cometido este crime mas o desenlace será dramático e improvável.