Neste episódio
Miguel (Pedro Teixeira) vê as imagens da câmara da portagem, no momento em que Gonçalo (Pedro Lima) e Marina (Dina Félix da Costa) passaram. Faz zoom à cara deles e analisa, de seguida, a mota que passou com dois homens pouco tempo depois e que tinha a matrícula tapada. Miguel mostra a Laura (Fernanda Serrano) as imagens da portagem e comenta que Gonçalo e Marina pareciam tensos. Laura concorda com o marido.
Raquel (Maria João Pinho) insiste com Augusto (Filipe Vargas) para que este lhe deixe ver as mensagens entre Gonçalo e Marina. Os dois vêem desolados uma das conversas onde ambos afirmam que não se arrependem de se terem envolvido, finalizando a conversa a fazerem juras de amor.
Voltamos ao passado. Gonçalo (Pedro Lima) fica desolado por Marina (Dina Félix da Costa) lhe dizer estar arrependida de ter marcado aquele encontro. Marina recebe uma chamada de Augusto (Filipe Vargas) que lhe pede para lhe levar o almoço.
Xavier (Pompeu José) encoraja Quim Zé a arranjar o cano que está a pingar e este aperta-o com tanta força que rebenta. Quim Zé pede, aflito, a Aurora (Sofia Nicholson) que corte a água na fábrica.
Marina liga para Augusto e confirma que o marido está a resolver um problema na fábrica e que está à vontade para falar com Gonçalo, dizendo-lhe que percebeu a tempo que seria um erro envolverem-se.
André (Nuno Pardal) discute com Augusto por ter toda a fábrica parada em consequência de terem rebentado com o cano da água e avisa que não vai pagar o arranjo.
Gonçalo não aguenta estar perto de Marina e beija-a com sofreguidão. Marina pede para que Gonçalo pare, mas faz exatamente o contrário do que diz, entregando-se com desejo a Gonçalo. Os dois envolvem-se e um brinco de Marina cai para debaixo da cama.
Voltamos ao presente. Augusto e Raquel (Maria João Pinho) descobrem, no saquinho onde estava a chave, um brinco de Marina. Raquel sugere a Augusto que traga a família lá para casa para que consigam ir procurar a casa onde pertence a chave mais descansados.
Laura espia Matilde e ouve-a a dizer que quer levar Gonçalo para sua casa.
Raquel entra abatida na carrinha de Augusto para seguirem para o Alentejo. Laura, que os observava, liga para Miguel e diz-lhe ter sido muito proveitoso ter ido ao hospital, dizendo que lhe conta tudo melhor pelo caminho.
Nicolau descontrola-se e parte uma guitarra a expressar toda a raiva que sente por Gonçalo, mas a irmã recorda-o que Marina também é culpada.
Numa aldeia perto de onde Marina nasceu, Luísa (Isabel Figueira) indica a Augusto e a Raquel que Rosa talvez os possa ajudar. Quando lá chegam, ficam em choque por Rosa afirmar conhecer muito bem Gonçalo e Marina, dizendo-lhes que sempre se apresentaram como casados e que tinham uma casa onde costumavam passar alguns fins-de-semana.
Raquel e Augusto aproximam-se da casa e abrem a porta com a chave que Raquel tinha encontrado.
Sobre «Amar depois de amar»
Dois casais conhecem-se através dos filhos e cimentam uma relação de estreita amizade, aparentemente improvável, pela diferença social entre ambos. Ao ritmo do tango, que Marina, uma das protagonistas, pratica e ensinará a Gonçalo, marido da sua amiga Raquel, a paixão entre ambos desenrolar-se-á sem que, no entanto, a magia dos respetivos casamentos se esgote.
O crime que leva à morte de Marina e ao coma de Gonçalo trará a lume a história desta paixão que, aparentemente, só os respetivos cônjuges desconheciam. Quase todos serão suspeitos de terem cometido este crime mas o desenlace será dramático e improvável.