Neste episódio
Laura (Fernanda Serrano) caminha pela vila e mete conversa com Rosa. A merceeira conta-lhe que Marina (Dina Félix da Costa) era discreta e que a única pessoa que chegou a falar com ela foi Miriam, uma parteira. Laura dá vinte euros a Rosa, pedindo-lhe que diga a Miriam que gostava de falar com ela.
Regressamos ao passado. Satisfeito, Augusto (Filipe Vargas) conta a Marina já ter mais obras encomendadas e, sedutor, mexe na perna da mulher, que o afasta, com a desculpa de estarem a jantar.
Gonçalo (Pedro Lima) fica radiante por ver Marina na fábrica e pede-lhe para irem para o seu gabinete, sob o olhar de Aurora (Sofia Nicholson) e dos funcionários. Marina pergunta a Gonçalo se pode empregar Catarina (Carolina Frias) na fábrica, e ele assente.
Voltamos ao presente. Laura mente a Gonçalo e diz-lhe que está às compras na rua, e relativiza a preocupação do marido de poder ser despedido se souberem que lhe anda a passar informações do caso de Gonçalo e Marina.
Matilde (Helena Isabel) diz a André (Nuno Pardal) que vai cancelar as contas de Raquel (Maria João Pinho), e que também quer que ele lhe tire as chaves da fábrica, para que ela não volte a entrar ali.
André liga para Naruto e diz-lhe ter mais uma pescada de primeira qualidade para ele, e combinam encontrarem-se à noite na fábrica. Tira uma fotografia a Raquel a receber Augusto e liga de seguida a Matilde a contar que as suspeitas deles sobre Raquel e Augusto terem um caso se confirmam.
Raquel agradece a Augusto por a estar a ajudar, abraçando-o com força. Perito diz a Miguel que a pá, além das impressões de Gonçalo e Marina, tem também vestígios de sangue de outra pessoa, o presumível agressor.
No presente. André vai a casa de Raquel e avisa-a que Matilde cancelou o seu cartão bancário. Pede-lhe, ainda, que lhe entregue as chaves da fábrica. Sara (Ana Varela) tenta defender a irmã, mas sem sucesso.
Augusto ouve a conversa, encostado à porta. Sara pergunta a Raquel e Augusto porque é que estavam com tanto receio que André os visse juntos, deixando-os constrangidos.
Passamos para o passado. Gonçalo insiste com Marina para que lhe dê uma oportunidade, para perceberem se gostam um do outro, e propõe passarem uma noite juntos. Marina diz a Augusto que decidiu ir visitar o irmão, determinada em aceitar o convite de Gonçalo.
Alice (Catarina Rebelo) crítica Margarida por ter ido fazer queixas dela aos pais e, num ato irrefletido, beija-a.
Laura fica surpreendida por Míriam lhe dizer que desconhecia que Marina estava grávida quando morreu, e que a única consulta que lhe fez já foi há mais de dois anos atrás.
Sobre «Amar depois de amar»
Dois casais conhecem-se através dos filhos e cimentam uma relação de estreita amizade, aparentemente improvável, pela diferença social entre ambos. Ao ritmo do tango, que Marina, uma das protagonistas, pratica e ensinará a Gonçalo, marido da sua amiga Raquel, a paixão entre ambos desenrolar-se-á sem que, no entanto, a magia dos respetivos casamentos se esgote.
O crime que leva à morte de Marina e ao coma de Gonçalo trará a lume a história desta paixão que, aparentemente, só os respetivos cônjuges desconheciam. Quase todos serão suspeitos de terem cometido este crime mas o desenlace será dramático e improvável.