Neste episódio
No passado...
Gonçalo (Pedro Lima) olha, chocado, para o caos em que a sua casa está. Tomás surge em cuecas e Gonçalo manda-o embora de sua casa. Tomás contesta e provoca o amigo. Descontrolado, Gonçalo atira-se a ele furioso. Raquel (Maria João Pinho) chega e fica aflita quando olha para os dois a lutar.
Raquel exige a Gonçalo e Tomás uma explicação para se terem pegado à pancada. Tomás conta, em tom provocador, que Gonçalo foi ali pedir-lhe satisfações por ter apalpado Marina (Dina Félix da Costa) na aula de tango. Raquel atende a chamada de Marina no telemóvel do marido e pergunta-lhe se tem mais alguma coisa para lhe contar sobre Tomás.
Regresso ao presente...
Dr. Raimundo e André (Nuno Pardal) tratam da documentação para a transferência de Gonçalo para casa e o primo do empresário assume tratar de todas as despesas inerentes.
Todos aguardam, impacientes, que Augusto e Raquel expliquem por que razão querem falar com eles, pensando que querem assumir a sua relação. Raquel acaba por tomar palavra e conta que Gabriel é filho de Gonçalo, o que significa que é meio irmão de todos eles.
Laura (Fernanda Serrano) pensa nas palavras de Joaquim e insinua que Marina pode ter tido mais amantes e que pode ter sido um deles que a matou. Miguel (Pedro Teixeira) conta-lhe que Tomás apresentou queixa na polícia contra Gonçalo e que isso aumenta ainda mais essa suspeita. Laura diz a Miguel estar segura que vai abortar novamente da sua gravidez e Miguel olha-a com esperança que tudo corra bem.
Matilde (Helena Isabel) segue para o quarto de Gonçalo, tranca a porta e Ângelo (Pedro Almendra) fica aflito a temer o pior. Matilde diz, ao ouvido do filho, que sabe que ele preferiria morrer a ser humilhado desta forma. Num ato desesperado, começa a desligar todos os aparelhos que mantêm o filho vivo.
Raquel abraça Augusto e afirma que o facto de Gonçalo ir para casa não muda o que sente por ele. O médico responsável por Gonçalo liga a Raquel e pede-lhe para ir a correr para o hospital.
Já desesperados, Ângelo e duas enfermeiras pedem a Matilde que abra a porta mas a empresária desliga todas as máquinas e limita-se a embalar Gonçalo nos seus braços, à espera que a morte o venha buscar.
Sobre «Amar depois de amar»
Dois casais conhecem-se através dos filhos e cimentam uma relação de estreita amizade, aparentemente improvável, pela diferença social entre ambos. Ao ritmo do tango, que Marina, uma das protagonistas, pratica e ensinará a Gonçalo, marido da sua amiga Raquel, a paixão entre ambos desenrolar-se-á sem que, no entanto, a magia dos respetivos casamentos se esgote.
O crime que leva à morte de Marina e ao coma de Gonçalo trará a lume a história desta paixão que, aparentemente, só os respetivos cônjuges desconheciam. Quase todos serão suspeitos de terem cometido este crime mas o desenlace será dramático e improvável.