EP 1 Destinos de Maria Rita e de David cruzam-se

Episódio 1.

Seg, 26 out 2020 21:35 TVI

Neste episódio

Maria Rita (Kelly Bailey) sorri feliz com a vida simples que leva nos prados verdejantes da Serra da Estrela. Marlene (Helena Caldeira) surge alarmada e diz-lhe que está um ladrão na quinta.

Maria Rita depara-se com David (José Condessa) a espreitar para dentro de casa de Honório (Pompeu José) e dispara um tiro de pressão de ar.

No café, todos ficam boquiabertos  por Marlene lhes contar que Maria Rita disparou um tiro sobre um homem que andava a rondar a casa de Honório.

No centro de saúde, David discute indignado com Maria Rita por ela o ter alvejado, ficando acabrunhado quando ela o questiona sobre o que estava a fazer na quinta do seu avô Honório. David desculpa-se, dizendo ser agente imobiliário, mas Maria Rita está convicta de que ele trabalha para o banco onde o seu avô tem um empréstimo.

David recorda quando Henrique (Pêpê Rapazote) lhe pediu que descubrisse Maria Rita, salientando que a sua saída da cadeia depende dela.

Vera (Bárbara Branco) suspeita que David lhe anda a esconder alguma coisa, mas Mercedes (São José Correia) sossega-a. Carmo (Julie Sergeant) recebe uma chamada de David e fica em choque com o que ouve.

À porta do centro de saúde, Honório repreende Maria Rita por ter disparado sobre David, quando chegam Mercedes, Vera e Carmo.

Vera abraça David e ele conta que ainda não apresentou queixa contra a rapariga o que o alvejou, olhando pensativo para Maria Rita pela janela.

Vera regressa a casa muito insegura, liga a Artur (David Carreira) e combinam encontrarem-se no dia seguinte na fábrica, determinada a descobrir o que o namorado lhe anda a esconder.

Honório, preocupado, admite à neta ter falhado a última prestação do crédito, mas Maria Rita promete-lhe que não vai permitir que ninguém lhe tire a queijaria.

Artur examina, junto a Pompeu (André Nunes), um equipamento que deixou de trabalhar na fábrica de cerâmica. Depois, olha embevecido para Vera, que lhe pergunta, sedutora, se podem falar.

Artur nega saber o porquê de David estava na Serra da Estrela. Ela irrita-se e ameaça fazer queixa dele.

Ao telefone, David sossega Artur, dizendo para não se preocupar com as ameaças de Vera, e conta que vai continuar a investigar o que Henrique lhe pediu. Desliga a chamada e ouve Samuel a contar que Maria Rita e Honório estão a passar por dificuldades financeiras, e que podem ter que fechar a queijaria.

Maria Rita fica aliviada por perceber que David não fez queixa dela, no entanto fica em choque por ele lhe dizer que quer falar com ela sobre Henrique poder ser seu pai. Maria Rita afasta-se sem querer acreditar nal história, convicta de que o seu pai morreu na Alemanha.

Honório disfarça a tensão por Maria Rita lhe relatar que David lhe disse que o seu pai está vivo, contrariando a versão que ele lhe contou, de os seus pais terem morrido num acidente de viação na Alemanha.

Joca (Frederico Barata) conversa com Maria Rita e insiste que ela tem de ter uma conversa séria com Honório, para descobrir a verdade sobre os seus pais.

Vera pede a David para não ter segredos com ela. Ele pede-lhe que confie nele e beija-a. J

oca pede a Maria Rita para ser branda com Honório, dizendo-lhe que o avô pode ter mentido para a proteger. Marlene chega, nesse momento, e conta que Honório se sentiu mal e que está no centro de saúde.

Samuel sossega Maria Rita, dizendo que o problema de coração do seu avô não é nada de grave.

Vera diz a David que não quer saber que Henrique fique preso, visto ter sido sempre um pai ausente e pressiona o namorado a voltar com ela para Aveiro.

Honório conta a Maria Rita que inventou toda aquela história de os seus pais terem ido para a Alemanha para a poupar da dura realidade de Carolina a ter abandonado depois de se ter envolvido com Henrique, aos dezassete anos. Maria Rita, vinca que preferia que ele lhe tivesse contado a verdade, e conclui que vai falar com David para perceber porque é que Henrique a contatou agora, depois de a ter ignorado durante toda a sua existência.

Maria Rita fica a saber que David acabou de sair do hotel, ainda corre atrás do carro de Vera, mas não consegue alcança-lo.

Dias depois, Vera faz uma sessão fotográfica para promoção do Spa. David chega e beija-a, deixando Mercedes e Carmo satisfeitas.

Maria Rita, Joca e os empregados trabalham na queijaria. Joca olha discretamente para Maria Rita, e sente-se atraído por ela.

Maria Rita lê no jornal que Henrique vai a julgamento por roubo e fuga fiscal e decide ir a Aveiro para conhecer o pai. Honório propõe acompanhá-la e apanham uma camioneta.

Maria Rita visita Henrique na cadeia e confronta-o por a ter abandonado à nascença. Henrique diz à filha ter uma proposta para lhe fazer, que pode fazer com que ela e Honório não percam a queijaria.


Sobre «Bem me Quer»

Da autoria de Maria João Mira, «Bem Me Quer» narra as peripécias de uma pastora que passou toda a sua vida numa aldeia remota da Serra da Estrela e, de repente, é obrigada a ir viver para a cidade. É uma história romântica que toca temas como a família e a amizade, a ambição e a ganância. Mas, e sobretudo, o amor.

Ficha Técnica

Título Original: Destinos de Maria Rita e de David cruzam-se
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares