Neste episódio
Lalá (Inês Castel-Branco) diz a Simone (Alexandra Lencastre) que não pode ajudá-la por que Salomão (Paulo Pires) era o advogado de Justino (António Capelo). Simone diz-lhe que ela só terá a lucrar ficando do seu lado, convicta que toda a fortuna de Justino será sua por direito. Lalá acaba por aceitar.
Rosa (Mafalda Tavares) diz a Tomané (Salvador Nery) e Valdemar (Vítor Hugo) que Soraia (Paula Neves) continua deitada sem se querer levantar. Valdemar diz a Tomané que têm de apertar com Soraia, agora que já viram pelas câmaras de vigilância que Simone esteve lá ontem em casa, e têm uma testemunha que a viu a comprar Soraia. Tomané esboça ar muito desapontado com Soraia.
Martim (Lucas Dutra) diz a Tiago (José Condessa) que Sal (Carolina Amaral) pode mesmo ser suspeita de envolvimento na morte de Justino pela maneira como ela defendeu Simone a Cacau (Matilde Reymão). Estacam constrangidos por Sal ter ouvido tudo, olhando-os muito desiludida. Tiago diz a Sal (Carolina Amaral) acreditar na inocência dela, Sal olha-o hesitante.
Salomão está a tratar do velório de Justino quando Lalá entra, dizendo já saber que Justino morreu. Salomão intui furioso que ela continua a manter contacto com Simone. Lalá diz-lhe que deviam pensar em ficar do lado de Simone, que vai ser a principal herdeira de Justino, dizendo que ele sabe que legalmente ela continua a ter direitos sobre a fortuna dele. Salomão olha-a furioso.
Tomané conta a Valdemar da história de Lola (Ana Burstoff) ter ontem levado comprimidos ao quarto de Justino juntamente com um copo de água que Soraia lhe entregou, com Rosa a confirmar que isso aconteceu mesmo, juntando-se ao facto da testemunha deles ter visto Soraia (Paula Neves) a partir um copo na cozinha. Valdemar diz a Tomané que tudo aponta cada vez mais que Soraia está implicada na morte de Justino, precisando descobrirem os diamantes que Simone deu a Soraia. Tomané está absolutamente desolado com Soraia.
Tiago vinca a Sal acreditar mesmo que ela mudou, Martim não se pronuncia. Tiago puxa Sal para o quarto para falarem.
Sal justifica-se a Tiago que se exprimiu mal sobre Simone, achando somente que ela não está implicada na morte de Justino. Sal vinca chorosa que passou a amar muito o pai nos últimos tempos, e seria incapaz de lhe fazer mal. Tiago permanece a olhar avaliador para Sal, que percebe e diz ser melhor ir-se embora por ele também demonstrar não acreditar plenamente nela. Tiago fica constrangido.
Valdemar pede a Lola (Ana Burstoff) para o deixar a sós com Soraia, atacando-a de imediato sobre ontem ter estado com Simone antes de Justino morrer. Soraia estremece tensa.
Na sala estão os amigos mais íntimos da família. Sal conta a Salomão que Cacau anda com teorias que ela pode estar implicada na morte de Justino, achando que ela agora está a revelar o seu interesse na herança do pai. Cacau desce com Regina e Susana dos quartos. Júlia (Fernanda Serrano) e Vitória (Teresa Tavares) vão ter com Regina (Christine Fernandes) a confortá-la. Todos estacam em choque ao verem Simone entrar com ar sofrido com Majoris, vincando que ninguém a vai impedir de despedir-se do seu marido.
Simone agarra-se ao caixão de Justino, dizendo que irá sentir muito a falta dele, deixando todos incrédulos. Esta acusa Regina de tentar roubar-lhe o marido e questiona a paternidade do filho que Regina espera. Regina, furiosa, esbofeteia Simone, mas decide não a confrontar e vai para o quarto. Todos dizem a Simone para ir embora e ela olha furiosa para a filha.
Soraia nega a Valdemar ter estado com Simone na noite da morte de Justino e afirma que sempre protegeu a família. Tomané mostra os diamantes encontrados no quarto dela, que só poderiam ter sido dados por Simone, deixando Soraia encurralada.
Regina, tensa, admite a Júlia e Vitória que legalmente não podem impedir Simone de estar na casa. Decide ir embora, reafirmando que nunca voltou para Justino por dinheiro. Júlia alerta que isso dará vantagem a Simone, e Regina hesita.
Simone diz a Sal que ela acabará por ficar do seu lado. Sal, furiosa, tenta expulsar Simone, que resiste e abraça o caixão de Justino novamente. Susana intervém, pedindo a Simone que não cause mais problemas. Simone, ao ver a filha, sai rapidamente, deixando todos intrigados, especialmente Vitória, que começa a conversar com Susana.
Soraia confessa a Tomané e Valdemar que aceitou o suborno de Simone para dar a Justino um copo com uma substância, mas arrependeu-se e conseguiu impedir que ele o bebesse. Ela diz que Jaime e Salomão podem confirmar a história. Jaime entra na cozinha, e Valdemar diz que ele chegou na hora certa. Justino está prestes a tomar os comprimidos com o copo de água quando Soraia entra rapidamente, dizendo que o copo está rachado. Justino estranha, mas Soraia pega o copo e sai. Regina chama-os para jantar, e Justino sai sem tomar os comprimidos
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.