Neste episódio
Marco (Diogo Amaral) ameaça chamar a polícia se não o deixarem levar Marquinho. Tiago (José Condessa) incita-o a fazê-lo, dizendo que assim podem investigá-lo por ser o principal beneficiado com o desaparecimento de Cacau (Matilde Reymão), por assim poder ter acesso à Bela Vista como sempre quis. Quim (Paulo Calatré) fica atónito, agarrando em Marco furioso a dizer que só pode mesmo ter sido ele a fazer mal a Cacau.
Vitória (Teresa Tavares) recrimina-se a Júlia (Fernanda Serrano) de se ter irritado por ter visto Jaime (Sérgio Praia) e Regina (Christine Fernandes) juntos quando eles nunca tiveram nada um com o outro. Vitória percebe o olhar distante de Júlia, que confessa que ontem também perdeu o controlo.
Todos conseguem por fim separar Quim de Marco, com Quim a avisá-lo que o mata se Cacau tiver morrido. Marco acaba por se conformar em sair a perceber que eles não vão mesmo deixá-lo levar Marquinho, avisando-os que vai voltar. Soraia abraça Quim a dizer que ele precisa de ser confortado, Quim fica atrapalhado.
Tiago (José Condessa) abraça Marquinho, muito nervoso com a iminência de o perder para Marco. Diz a Anita (Catarina Nifo) sentir mesmo que o menino é seu filho. Tiago, Anita e Guto (Vitor Britto) concordam tensos terem de pensar num plano para impedir que Marco leve o bebé.
Marlene (Leonor Seixas) chama Marco, dizendo-lhe que devia desistir do rapto de Cacau (Matilde Reymão) antes que todos descubram o que ele fez, dizendo não querer ir presa como cúmplice dele. Marco vinca que não vai desistir de manter Cacau em cativeiro. Marlene respira para um saco de papel, muito nervosa. Soraia (Paula Neves) entra e olha-a intrigada.
Júlia recusa a Vitória a ideia de voltar para Salomão (Paulo Pires), achando que ele somente se voltou a interessar nela desde que ela o desprezou. Vitória insiste que ele somente pode ter-se apaixonado novamente por ela desde que ela voltou a ser a mulher que era. Júlia cala-se incomodada.
Júlia diz a Vitória estar fora de questão voltar ao inferno que passou no casamento com Salomão, Vitória olha-a cética. Salomão pergunta carinhoso a Júlia se precisa de alguma coisa, Júlia fica muito incomodada.
Tiago diz a Guto e Anita que a única maneira de não entregarem Marquinho a Marco passa por tirá-lo do país. Anita refere que precisariam de Cacau para isso. Guto e Tiago ficam a olhar ambos para Anita com uma ideia em mente.
Soraia diz a Marlene que basta obedecer a todas as suas ordens para poder trabalhar lá em casa. Soraia engole em seco por Sal lhe dizer séria querer falar com ela sobre Rosa (Mafalda Tavares).
Anita acaba por alinhar no plano de Guto e Tiago para tirarem Marquinho do país, com Tiago a asseverar-lhe que ela não irá parar à prisão. Tomané (Salvador Nery) diz-lhes que Sal está na cozinha a pôr as coisas em ordem, todos o olham intrigados.
Tiago e Guto dizem a Sal (Carolina Amaral) que já decidiram que precisam de tirar Marquinho de Portugal para ele não ser entregue a Marco, precisando da ajuda dela para arranjarem uns acessórios. Anita esboça ar um pouco contrariado.
Marco entra frustrado em casa por não ter conseguido tirar Marquinho do palacete. Tocam à porta. Marco verifica rapidamente se Cacau está no quarto e abre. Olha tenso para Lalá a dizer-lhe ter uma prova de que foi ele quem fez Cacau desaparecer.
Regina vê preocupada as notícias sobre encerrarem hoje as buscas a Cacau. Regina abre surpresa a porta a Jaime, que lhe pede para falarem.
Marco tenta expulsar Lalá (Inês Castel-Branco), mas esta abre o jogo a mostrar-lhe a fotografia da pimenta do patuá de Cacau, que foi recolhida por um dos seus trabalhadores lá em casa. Lalá faz menção de ir para o interior procurar Cacau, mas Marco agarra-a, apertando-lhe o pescoço. Lalá desfere um golpe na cabeça de Marco, que fica prostrado no chão aparentemente desmaiado. Lalá corre a chamar Cacau.
Jaime diz a Regina achar que ontem deixaram a conversa a meio. Ganha coragem e admite a Regina que gosta dela e foi por isso que terminou com Vitória. Regina olha-o atónita.
Jaime diz a Regina que decidiu sublimar os seus sentimentos por ela por não querer trair a amizade de Justino, com Regina a ficar atónita por Jaime revelar que Justino lhe pediu para que ele tomasse conta dela antes de falecer. Jaime diz a Regina que se contenta que fiquem só amigos nesta fase, e o futuro ditará o que pode acontecer mais.
Cabeleireiro amigo de Sal chega com várias perucas loiras parecidas ao cabelo de Cacau. uto olha-o com interesse, que é correspondido pelo cabeleireiro. Anita experimenta uma peruca, Sal e Tiago não gostam de a ver.
Lalá exige a Marco que lhe diga se é Cacau quem está no quarto que ele tem fechado à chave. Marco continua a vincar que ela está a delirar com toda aquela história. Lalá diz a Marco ir dar-lhe um tempo para pensar em números para que ela não o denuncie à polícia. Vai para sair quando Valdemar surge.
Sal, Tiago e Guto olham aprovadores para a peruca que Anita pôs, assentindo que ela agora está muito parecida com Cacau. Salomão chega com Tomané e todos ficam espantados a olhar Anita, pensando ser Cacau. Marlene também se assusta.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.