Neste episódio
Lalá (Inês Castel-Branco) fala com a polícia para eles virem já a sua casa prender as ladras que a roubaram. Sal e Simone chegam descontraídas das compras quando Lalá diz-lhes que descobriu que elas a roubaram, mostrando os objetos que estavam dentro da sua mala de pele de crocodilo.
Tiago (José Condessa) assume a Justino (António Capelo) que Cacau (Matilde Reymão) é a mulher da sua vida, pedindo-lhe desculpa por a ter incriminado da morte de Pipa (Sílvia Chiola). Justino diz-lhe que já o perdoou há muito há muito tempo. Tomané (Salvador Nery) diz satisfeito que a rapariga que tirou a fotografia a Cacau já lhe enviou o número de telefone para falarem com ela e descobrirem onde está Cacau.
Marco (Diogo Amaral) continua a carregar aflito Cacau, que está sem os sentidos e a sangrar. Marco tropeça, cai e bate com a cabeça no chão, acabando por desmaiar com Cacau em cima dele.
Sal (Carolina Amaral) e Simone (Alexandra Lencastre) olham apavoradas para Lalá (Inês Castel-Branco) a avisá-las que já chamou a polícia para prendê-las pelo roubo da sua mala, ameaçando também Simone que vai ser testemunha de Justino no divórcio deles para que ela fique sem nada. Sal e Simone fogem, deixando tudo para trás.
Rapariga diz a Tomané saber muito bem onde está Cacau por ela estar na casa onde a sua mãe trabalha. A rapariga envia um vídeo onde se vê Cacau e Marco. Tiago fica furioso por as suas suspeitas se confirmarem. Tomané ameaça denunciar a rapariga à polícia por rapto se ela não disse já onde está Cacau.
Regina (Christine Fernandes) diz a Guto (Vitor Britto) e Pitty (Ludy Guimarães) preferir que Cacau tenha o bebé em Espanha só voltando com ela quando tiver o filho. Guto deixa cair um copo, trocando um olhar assustado com Pitty. Regina diz a Valdemar (Vitor Hugo) ser melhor irem procurar Cacau, com um mau pressentimento.
Cacau recobra os seus sentidos, começando a ter flashes de memórias do seu passado, vendo-se a correr no meio de árvores de Cacau com Guto e Pitty. Marco acorda. Cacau diz-lhe que é melhor ir chamar ajuda, dizendo-lhe que o seu bebé está prestes a nascer.
A caminho do local onde se encontra Cacau, Tiago diz irritado a Justino que não sabe se vai conseguir conter com Marco por ele estar a ajudar no desaparecimento de Cacau. Tomané diz que há sempre a possibilidade de Cacau ter querido ficar com eles de livre vontade e não forçada por Regina.
Cacau continua a ter memórias difusas do seu passado, recordando-se de Sal e Pipa. Valdemar, Regina e Marco chegam. Cacau confirma a Regina que está mesmo quase a ter o bebé, Regina diz a Marco que Cacau vai ter que ter o bebé ali na herdade.
Guto diz a Pitty que o copo ter caído da sua mão é um claro sinal que os orixás não concordam com aquela história de Tiago nunca saber que Cacau engravidou dele, ficando ainda mais tensos quando veem uma galinha branca de angola a passar por eles. Regina diz-lhes aflita que Cacau está prestes a ter o bebé, tendo de ser ela a conduzir o parto.
Regina, Guto e Pity montaram uma cama improvisada na sala para Cacau ter o bebé. Regina pede a Guto para dizer a Valdemar para ir comprar produtos à farmácia, dizendo de seguida a Cacau para fazer força quando tiver uma nova contração para o bebé nascer.
Cacau continua a fazer força para o bebé nascer, recorda-se nesse momento de Tiago e o bebé nasce. Todos sorriem felizes.
Marco sorri aliviado por Guto lhe dizer que o bebé de Cacau já nasceu. Olham espantados para Justino, Tiago, Tomané e os seguranças que chegaram. Tiago não perde tempo e esmurra Marco a acusá-lo de lhe ter roubado Cacau. Marco reage ao murro de Tiago atirando-se a ele. Justino diz a Tomané para separá-los, mas Tomané não consegue. Guto segue discretamente para o interior, Tomané topa e vai atrás dele.
Cacau olha embevecida para o seu bebé. Fica a olhar com estranheza para Pitty a recordar-se dela. Tomané entra e olha atónito para o bebé. Regina fica aflita por Guto lhe dizer que Justino e Tiago estão lá fora. Cacau, assolada por memórias, olha com ar defensivo para Guto e Pitty, que percebem que algo se passa com ela.
Os seguranças já separam Tiago e Marco. Justino critica Marco por lhes ter escondido Cacau. Regina surge a dizer a Justino ter algo para lhe contar antes que ele veja Cacau. Justino esboça perplexidade com o que Regina e Marco lhe contam e Tiago fica muito tenso sem saber o que está a acontecer.
Lalá fica em fúria por a polícia lhe dizer que vai ser difícil ela provar que foi roubada por Simone e Sal por as ter acolhido na sua casa, acusando-a de as estar a incriminar e inclusivamente de ter sido comprada por elas. Plícia diz a Lalá que a vai ter de levar presa por ofensa à autoridade, algemando-a e levando-a.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.