EP 176 «Quero registar as evidências forenses desta agressão»

Em «Cacau», Salomão (Paulo Pires) tenta defender Jaime (Sérgio Praia) a dizer aos polícias que o amigo perdeu a cabeça por Lalá (Inês Castel-Branco) poder ter sido a causadora de o filho deles ter ido parar ao hospital por causa do incêndio. Lalá contrapõe a dizer que tudo aquilo é mentira e ir fazer mesmo queixa de Jaime por agressão. Jaime e Salomão olham-na furiosos.

Seg, 9 set 2024 21:45 TVI

Neste episódio

Tomané (Salvador Nery) diz desconfiado a Marlene (Leonor Seixas) e Rui (Nuno Pardal) que Susana (Isabel Figueira) se devia estar a preparar para sair de casa quando eles a drogaram, olhando para a mala de viagem dela no chão. Rui e Marlene olham-no muito tensos.

Regina (Christine Fernandes) pede toldada de remorsos a Valdemar (Vitor Hugo) que tente a todo o custo obter os documentos para Lucas viajar para Portugal, achando que abandonou o menino quando lhe tinha prometido cuidar dele.

Cacau (Matilde Reymão), Anita (Catarina Nifo) e Tiago (José Condessa) olham chocados para David (Luís Garcia) a calar-se em sinal de assentimento de Martim ter mesmo HIV, podendo estar em risco de vida. Anita corre para o interior a chorar, abalada.

Lalá (Inês Castel-Branco) avisa Jaime (Sérgio Praia) que vai fazer queixa dele por a ter tentado estrangular, dizendo também que vai ser agora que também todos vão ficar a saber que durante anos ele lhe bateu. Jaime perde a cabeça e tenta novamente agredir Lalá. Polícias chegam nesse momento, prendendo Jaime por tentativa de agressão. Jaime acata sem resistir.

Salomão (Paulo Pires) tenta defender Jaime a dizer aos polícias que o amigo perdeu a cabeça por Lalá poder ter sido a causadora de o filho deles ter ido parar ao hospital por causa do incêndio. Lalá contrapõe a dizer que tudo aquilo é mentira e ir fazer mesmo queixa de Jaime por agressão. Jaime e Salomão olham-na furiosos.

Sal (Carolina Amaral) olha atónita para Tomané a contar-lhe achar que Rui e Marlene drogaram Susana para a impedir de sair de casa. Olha inconformado para Sal a dizer que não podem fazer mais nada, sendo Susana quem tem de decidir se sai ou não daquela casa.

Lalá acentua a chorar ao polícia que é vítima há muitos anos de violência doméstica por Jaime. Júlia e Vitória chegam nesse momento, olhando incrédulas para Jaime algemado pronto para ser levado pelos polícias. Todos se recusam a dizer com desprezo a Lalá em que hospital Martim está culpando-a pelo que aconteceu ao filho. Lalá fica a chorar preocupada.

Cacau e Tiago ficam mais aliviados por David lhes dizer que nos dias de hoje as pessoas seropositivas podem levar uma vida praticamente normal com a medicamentação adequada. Tiago abraça Júlia, dizendo não aguentar a ideia que Martim possa não sobreviver.

Marco (Diogo Amaral) liga para Rui a dizer esperar que tudo corra como o previsto e hoje seja considerado oficialmente pai de Marquinho, indo dar-lhe a sua casa em troca daquele serviço tal como combinaram.

Tomané fala inconformado com Lola (Ana Bustorff) de Susana pelos vistos continuar em casa de Rui. Rosa passa e ouve. Lola acaba por revelar envergonhada a Tomané que foi o pai dele que a deixou e não o contrário.

Vitória (Teresa Tavares) diz a Júlia e Salomão ir agora buscar Jaime, com todos a falarem ser incrível que a polícia o tenha detido por dois dias por agressão a Lalá. Todos concordam com Júlia terem mesmo de arranjar maneira de correr com Lalá do escritório. Tiago e Marco chegam para a leitura do exame de ADN, com todos a olharem incrédulos para Marco por ele continuar confiante a dizer que Marquinho é seu filho.

Cacau diz a Sal e Anita estar com um mau pressentimento sobre o resultado do teste de paternidade de Marquinho, mas ambas lhe dizem que ela não tem nada a temer, indo mesmo ser Tiago considerado como pai de Marquinho. Anita abraça incrédula Tiradentes, que admite que veio visitá-la por estar cheio de saudades dela.

Todos olham estarrecidos para o resultado do exame, que declara que é afinal Marco o pai de Marquinho. Marco fica a olhar triunfal para Tiago.

Lola fala com Tomané que a decisão de o pai dele a deixar foi surpreendente por que eles se davam muito bem, nunca tendo percebido por que ele fez aquilo. Lola diz a Tomané querer dar uma lição a Lalá pelo que ela fez a Martim, esboçando ar misterioso de quem já tem uma ideia em mente.

Marlene insiste com Susana que a maior prova de amor que Rui lhe está a dar é querer casar com ela com comunhão de bens, provando não se importar que ela não tenha nada do seu lado para lhe dar. Susana fica pensativa.

Marlene acaba de falar com Rui ao telefone, dizendo a Susana que ele vem ali ter para falar com ela, logo após fazer a escritura do apartamento. Susana diz talvez ser melhor ir para casa de Sal, mas Marlene insiste para que ela oiça primeiro o que Rui tem para lhe dizer.

Marco vinca que se envolveu mesmo com Cacau, tendo sido dessa maneira que Marquinho nasceu, dizendo a Tiago que ele é que tem de perceber com ela por que Cacau nega que isso tenha sucedido. Sai triunfal perante o ar incrédulo de todos.

Tomané questiona Lola se pretende mesmo avançar com a sua ideia contra Lalá, alertando que isso vai trazer graves consequências. Lola vinca que sim, dizendo que Lalá tem mesmo de pagar por quase ter matado Martim.

Cacau, Anita e Sal olham atónitas para Tiradentes a dizer-lhes que chegou ao ponto de penhorar o dente do imperador para arranjar dinheiro para viajar para Portugal.

Todos dizem a um inconformado Tiago que ele tem de aceitar que é mesmo Marco o pai de Marquinho, achando que ele não tinha maneira de conseguir sabotar o exame. Tiago diz desolado ter de esclarecer com Cacau por que ela lhe mentiu sobre nunca ter estado com Marco.

Salomão diz que o que mais lhe custa na história de Marquinho é ser alguém como Marco o pai dele, dizendo estar muito arrependido de já ter sido amigo dele. Vitória diz ter de ir buscar agora Jaime. Salomão diz que vai com ela, achando que Jaime ainda vai arranjar problemas outra vez com Lalá se se cruzar com ela no hospital.

Tiradentes (Paulo Guidelly) vinca a Anita ter percebido que é mesmo apaixonado por ela, querendo que fiquem juntos. Anita, derretida, não resiste mais e beija Tiradentes.

Regina diz a Valdemar ser impossível que Marquinho seja filho de Marco por ele lhe ter confirmado em pessoa que nunca tinha estado com Cacau. Ambos concordam irritados que Marco conseguiu arranjar maneira de adulterar o exame.

Anita afasta-se subitamente de Tiradentes, arrependida de o ter beijado, dizendo que não podem ficar juntos por ela querer ficar em Portugal, além de sentir que está a atraiçoar a memória de Kenny. Sai disparada, deixando Tiradentes desolado. Cacau e Sal olham expectantes para um tenso Tiago a aguardar que ele diga qual foi o resultado do exame de paternidade de Marquinho.

Marco diz a Rui que lhe pediu para se encontrarem mais cedo para celebrar com ele ser pai de Marquinho, abrindo uma garrafa de champanhe. Marco diz a Rui ter uma nova missão para ele, querendo que ele o ajude a livrar-se de Tiago. Rui olha-o apreensivo.

Cacau fica em choque por Tiago a acusar de lhe ter mentido sobre nunca se ter envolvido com Marco, sendo aquela a única explicação plausível para ele ser pai de Marquinho. Cacau foge magoada para o interior, Tiago esboça ar abalado.

Rui avisa Marco que não é pessoa de assassinatos, mas Marco diz-lhe que a sua ideia é outra, querendo que ele arranje maneira de fazer Tiago morrer, mas vítima de algum acidente trágico, dando-lhe carta branca para gastar o que for preciso para isso suceder, esperando depois conseguir voltar para Cacau. Rui permanece inquieto, mas acaba por assentir.

Cacau sai determinada com Marquinho a dizer a Tiago não o querer ver mais, não concebendo a ideia de ficar com alguém que não confia nela. Tiago esboça ar desolado por Tiradentes acentuar que conhece Cacau desde criança e ela sempre foi incapaz de mentir no que quer que seja.

Regina prepara-se para sair a dizer a Valdemar querer mesmo confrontar Marco para que ele assuma que Marquinho não é filho dele, dizendo dever isso a Cacau por ter sido a causadora de tudo aquilo.

Tiradentes diz a Tiago que não pode desistir de Cacau mesmo que Marquinho não seja seu filho, dizendo que no futuro eles poderão ter outros filhos juntos se assim o quiserem. Júlia olha surpresa para Tiago a dizer-lhe toldado de remorsos que Cacau se foi embora lá de casa com Marquinho.

Jaime percebe irritado que Vitória e Salomão o trouxeram para casa para não se cruzar com Lalá no hospital. Jaime vinca que vai fazer Lalá pagar pelo que fez, já não lhe interessando mais nada na vida senão vingar-se dela. Vitória e Salomão olham-no apreensivos.


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: «Quero registar as evidências forenses desta agressão»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA