Neste episódio
Regina (Christine Fernandes) chega de cadeira-de-rodas com Valdemar (Vitor Hugo) ao escritório, dizendo a Vanda quererem falar com Salomão, que, entretanto, chega. Seguem para o gabinete.
Regina e Valdemar dizem a Salomão (Paulo Pires) estar na hora de atraírem Mário (Nuno Homem de Sá) a Portugal para desmascarar Simone (Alexandra Lencastre), ficando surpresos por ele lhes dizer que já tratou disso e ele está prestes a chegar. Jaime (Sérgio Praia) entra disparado a criticar Salomão por lhe ter escondido que Mário estava vivo. Todos o ficam a olhar comprometidos.
Vitória (Teresa Tavares) diz a uma comprometida Simone ser notório que Susana (Isabel Figueira) lhe provoca uma forte sensação de medo. Estaca em choque por Simone acabar por fim por revelar que Susana é sua filha. Rui (Nuno Pardal) chega a casa cansado com roupa do dia anterior, trazendo consigo um saco de uma loja de eletrónica. Segue para o interior a chamar Susana, esperançoso que ela tenha regressado.
Jaime admite que ficou cheio de curiosidade de perceber por que Mário fingiu a sua morte para desaparecer. Fica surpreso por Salomão dizer que ele está prestes a chegar.
Simone justifica-se a Vitória (Teresa Tavares) que teve de rejeitar Susana para não dar cabo da vida delas, recordando-a que foi graças aos seus esforços que ela conseguiu tirar o curso e vencer na vida, algo que nunca teriam conseguido pelo pai delas. Vitória fica constrangida.
Simone recorda à irmã todos os sacrifícios que teve de fazer, assumindo a identidade de outra pessoa, para conseguirem ficar bem na vida. Simone diz a Vitória que não pretende reconhecer Susana como sua filha para não ter outra herdeira, revelando que podem não lhe restar muitos anos de vida por o seu cancro ter tido uma reincidência no cérebro. Vitória olha-a em choque.
Tomané (Salvador Nery) diz a Sal que somente atraindo os jornalistas para a sala vão conseguir que Cacau e a família saiam sem que eles deem conta, precisando agora que ela improvise um discurso para os jornalistas. Sal olha-o contrariada. Rosa e Soraia contêm o riso
Simone diz a Vitória que já decidiu querer viver à grande nos últimos anos que lhe restam, não se indo sujeitar a mais tratamentos agressivos. Simone também diz a Vitória já ter pensado numa forma de impedir que Sal fique com o que seja seu, perguntando-lhe o que acha da ideia de anunciarem que se apaixonaram uma pela outra. Vitória olha-a atónita.
Martim (Lucas Dutra) diz a Tiago (José Condessa) estranhar que Jaime não lhe atenda o telefone. Tiago pergunta-lhe por Anita (Catarina Nifo), ansioso por saber como correu a conversa dela com Cacau para ela o perdoar.
Simone diz a Vitória que nada legalmente as pode impedir de casar, visto não estarem supostamente relacionadas como família. Simone admite a Vitória que foi Lalá quem lhe deu aquela ideia, e ter um plano para que ela as ajude cegamente.
Tiradentes (Paulo Guidelly) atende chamada de Marlene (Leonor Seixas) a avisá-lo que já tem as provas que precisam para entalar quem fez mal a Cacau (Matilde Reymão). Tiradentes pede-lhe que se encontrem para ela lhe entregar tudo pessoalmente.
Simone diz a Vitória que vai usar a sede por dinheiro de Lalá para fazê-la tratar de dar cabo dos seus inimigos, incluindo despachar Susana, e no fim metem-na na cadeia. Simone diz à irmã para ir tratando da papelada para se casarem.
Tiradentes fica em choque por perceber agora que Anita não vai regressar com eles ao Brasil, dizendo que ela tem de ficar ao seu lado se gosta dele. Anita reage a dizer a Tiradentes que não lhe contou nada de propósito por saber que ele ia tentar controlá-la. Todos ficam a olhar reprovadores para Tiradentes em ambiente tenso.
Marco entrega a Marlene dinheiro e um telemóvel para ela poder fugir. Marlene agradece-lhe e sai disparada. Marco esboça ar aliviado por Rui lhe confirmar que Manuel embarcou no avião a caminho da África do Sul.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.