"A situação elétrica em Portugal está presa por arames, não vejo como é possível garantir que [o apagão] não se vai repetir"

30 abr 2025

Pedro Sampaio Nunes, antigo secretário de Estado da Inovação, avisa que a “a situação elétrica em Portugal está presa por arames” e admite que o apagão possa vir a acontecer novamente, tendo em conta que o país, tal como outros Estados europeus, embarcou “numa visão totalmente irrealista de que seria possível abastecer totalmente o país com energias renováveis”.

Para o especialista em Energia, “é impossível” aplicar essa tese na prática. “Quem conhece tecnicamente este assunto sabe que isso é totalmente impossível”, insiste, apontando que “ainda é cedo” para determinar a causa do apagão e que “não está totalmente afastada até a possibilidade de um ciberataque”.

Sobre o tema da nacionalização da REN, Pedro Sampaio Nunes afirma que essa questão “não tem nada a ver” com a gestão do sistema elétrico em Portugal. “A gestão do sistema é tão bem feita por uma privada como por uma pública, porque são sempre reguladas”, explica.

Todos os temas da atualidade têm lugar neste jornal, conduzido por uma dupla de apresentadores. Aqui há espaço para diretos com os repórteres na rua, análise em estúdio com convidados e um olhar dos comentadores CNN.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA