“A ligação com a Rússia é algo de que a Turquia não pode abdicar”

5 nov 2022

Isabel David, do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, analisou a posição turca na guerra e nos pedidos de adesão à NATO por parte da Suécia e da Finlândia.

“A Turquia não vai recuar”, diz a especialista, salientando que “o embaixador turco na Suécia também já disse que até ao final do ano a Turquia não vai fazer essa ratificação”, até porque o país está a poucos meses de ir a eleições e o país acusa tanto a Suécia e a Finlândia de protegerem os combatentes curdos.

Quanto ao papel na invasão da Rússia à Ucrânia, Isabel David destaca a relação do presidente turco com Putin. “Essa ligação com a Rússia é algo de que não pode abdicar”, pois, diz, a Turquia “é dependente em termos energéticos e de cereais” dos russos. A especialista destaca ainda que “há uma parceria entre os dois países do ponto de vista do turismo”.

“A Turquia pode posicionar-se de uma forma em que tenta maximizar todas estas questões”, destaca.

CNN SÁBADO DE MANHÃ

 

Sábados 
06h30 – 10h00


Este é um espaço de acompanhamento da atualidade, com as características típicas das manhas informativas e uma ligeira nuance: não estando a maioria da população portuguesa a trabalhar, o fim de semana traz uma maior predisposição para ver e ouvir falar de temas fora da agenda mediática.

Com José Gabriel Quaresma

 

CNN SÁBADO À TARDE

Sábados 
14h00 – 16h00

A prioridade é a notícia, mas nas tardes de fim de semana a atualidade vai disputar a atenção com assuntos de que as pessoas gostam e que são, de algum modo, intemporais. Aqui vai falar-se de viagens, de carros, de gastronomia.

Com Francisco David Ferreira

 

CNN SÁBADO À NOITE

Sábados das 21h00 às 23h00

A noite é um período propício à reflexão, mais ainda ao fim de semana. Além de olharmos, de forma mais demorada, para os grandes temas que marcam a atualidade informativa, temos também os olhos postos no futebol. Vamos acompanhar as partidas e analisar os resultados.

Com Cristina Reyna

 

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA