Neste episódio
Um carrão chega ao largo da aldeia e de lá sai Xibanga, que abre a porta a Agostinho (Jorge Mourato). Este emociona-se por estar novamente na aldeia e diz a Xibanga que foi ali que nasceu e cresceu. Agostinho está desejoso de ver Aida (Ana Guiomar). Manel (Vítor Norte) e Fernando (Manuel Marques) saem do café e Manel reconhece logo Agostinho. Fernando fica confuso, pois já conheceu Agostinho e não é aquele.
Peixoto (Vítor Emanuel) mostra interesse na viagem e quer saber mais pormenores, mas Aida (Ana Guiomar), como não sabe algumas das coisas que ele lhe pergunta, diz que é surpresa. Peixoto pergunta quem vai e perde o entusiasmo ao perceber que terá de fazer companhia a Josefa (Rita Salema). Peixoto diz que vai pensar, mas Aida percebe que ele perdeu o interesse e fica desmoralizada.
Manel e Fernando continuam a falar com Agostinho. Fernando está muito confuso, pois para ele, Agostinho era o outro. Manel percebe que este é que é o verdadeiro e Agostinho desconhece a existência do outro. Agostinho apresenta-lhes Xibanga, o seu motorista e segurança. Manel e Fernando estranham que ele tenha um segurança.
Continua muita gente a inscrever-se para o torneio de sueca. Delfim (António Melo) não consegue concentrar-se, depois de Fátima (Marta Andrino) ter dito que ia ser o seu par. Delfim vai falar com Fátima para perceber o nível dela na sueca e ela diz que nunca jogou, mas é esperta e vai aprender. Delfim explica que não é assim que funciona, mas Fátima insiste que aprende rápido. Delfim vê a sua vida a andar para trás.
Albino (Pedro Alves) vai para sair de casa, quando encontra Rufino (Carlos Cunha) à porta. Este diz que precisa de falar com ele e Albino sugere que falem na junta, mas Rufino prefere falar com ele já ali, para não andarem a engonhar. Albino desconfia qual seja o assunto e o seu alter ego diz-lhe que chegou a hora de dar satisfações a Rufino.
Laidinha (Valéria Carvalho) cruza-se com Gabanna (Bruno Cabrerizo) e diz-lhe que vai ficar por ali uns tempos. Gabanna gosta da novidade. Laidinha conta a Gabanna que disse a Manel que estava apaixonada. Gabanna pergunta se ela está apaixonada por Manel e ela diz que está mais por Gabanna. Ana Carolina (Beatriz Barosa) vinha a chegar e ouve. Laidinha diz que gostava de retomar a brincadeira que começaram no outro dia.
Tomé (Pedro Teixeira) está à espera de Josefa (Rita Salema). Quando ela aparece, Tomé exige saber como é que ela conseguiu ficar com o café. Josefa diz que Delfim (António Melo) lho deu, mas Tomé quer saber qual o motivo. Josefa fica ali a engonhar e aconselha Tomé a não se enervar, pois isso provoca queda de cabelo e ele já não tem muito.
Guida trabalha de má cara, devido à ausência de António (Luís Simões) e Jorge (Manuel Melo). Aida desespera a tentar vender a viagem a Peixoto, pois ele continua a fazer muitas perguntas e nunca mais se decide se quer ir ou não. Aida decide que ele vai mesmo e diz que vai começar a tratar de tudo. Xibanga entra na mercearia e todos estranham a presença daquela pessoa ali.
Agostinho também já entrou na mercearia, mas Aida não o viu. Agostinho fala com Guida, achando que se trata de Aida. Faz-lhe alguns elogios e toca-lhe nas mãos. Guida fica surpreendida, mas agradada. Agostinho imita um grilo e Aida não tem dúvidas de que aquele é que é o seu verdadeiro padrinho. Peixoto está confuso, pois já tinha conhecido outro Agostinho.
Ana Carolina entra muito pálida e Quina (Maria Rueff) pergunta-lhe se está tudo bem. Ana Carolina diz que viu uma coisa muito grave e nem sabe se há de falar sobre isso ou não. Quina aconselha-a a falar, talvez a possa ajudar. Logo de seguida entra Manel, a refilar por causa do segundo padrinho de Aida. Quina e Ana Carolina ficam confusas.
Aida e Agostinho olham um para o outro, reconhecendo-se e desfrutando do reencontro. Guida observa e gosta dos elogios que Agostinho lhe faz. Peixoto continua muito confuso e tenta perceber aquela história, mas ninguém lhe liga nenhuma. Jorge e António chegam e ficam felizes quando Aida lhes diz que aquele é que é o seu verdadeiro padrinho.
Quina e Ana Carolina não percebem nada do que Manel está a dizer. Ele diz que há dois padrinhos e que esteve cá um e agora está outro, mas elas não entendem. Laidinha percebe que Manel está alterado e mostra-se preocupada, o que deixa Ana Carolina enjoada. Manel diz que teve problemas no passado com uma pessoa, que está de volta à aldeia. Laidinha e Gabanna prometem ajudá-lo.
Rufino (Carlos Cunha) vai direto ao assunto e pergunta a Albino se lhe disse a verdade, na última conversa que tiveram. Albino começa com rodeios, mas Rufino esclarece que quer saber se Albino se envolveu com Lenita (Sofia Grillo) ou não. Albino engole em seco.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI