Neste episódio
Bino (Pedro Alves) ainda está ao telemóvel com Betinha (Ana Marta Contente) e não percebe nada do que se passa. Bino começa a achar que o Sôtor (José Carlos Pereira) morreu e veste-se à pressa para ir saber o que aconteceu.
São (Sílvia Rizzo) está embrulhada numa manta, enquanto Fernando retira as capas dos móveis. Peixoto (Vítor Emanuel) chega finalmente e São, em vez de ficar feliz, protesta por ele ter demorado tanto tempo. Fernando (Manuel Marques) faz sinal a Peixoto para não ligar.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) vê Ana Carolina (Beatriz Barosa) a sorrir e acha que ela também bebeu um shot. Ana Carolina diz que vai sempre achar piada ao ver a bisavó beber um shot logo de manhã. Ana Carolina reconhece que hoje acordou mais bem-disposta.
Corcovada fica feliz por ela e acha que a Aldeia já lhe está a fazer bem. Sorriem cada vez mais cúmplices. Um Carro estaciona em frente à casa de Corcovada. O condutor sai lá de dentro e fica encostado ao carro a enviar uma sms. Ana Carolina recebe uma sms e fica muito nervosa ao saber que Bruno (Gonçalo Norton) está à porta.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) percebe que Bruno (Gonçalo Norton) é o ex-namorado de Ana Carolina (Beatriz Barosa). Ana Carolina aparece à porta e o jovem mostra-se feliz por vê-la, mas assim que o vê, Ana Carolina volta a entrar em casa e fecha a porta com estrondo. Encosta-se à porta, ofegante, como se tivesse acabado de ver um fantasma. Ana Carolina tranca a porta e rejeita a chamada de Bruno.
Peixoto (Vítor Emanuel) analisa o quadro elétrico e diz que é preciso mudar tudo. Fernando (Manuel Marques) vai ficando cada vez mais nervoso com a conversa e Peixoto pede-lhe para se acalmar.
Corcovada encontra Ana Carolina encostada à porta e pergunta-lhe o que Bruno queria. Ana Carolina diz que não sabe, pois não falou com ele. Corcovada destranca a porta e decide ir ela correr com ele.
Vuitton (Beatriz Costa) não entende o interesse de Louis (Valdemar Brito) pelos livros e volta a dizer que a aldeia é uma pasmaceira. Louis lembra que quando era mais nova gostava muito da aldeia e chorava quando voltava para França. Louis mete-se com ela e diz que viu a forma como ela e Carlos (Rodrigo Paganelli) olharam um para o outro.
Corcovada grita com Bruno para voltar para a terra dele. Bruno acha piada à energia da velha e não se mexe. Corcovada acha que além de parvo, deve ser surdo. Bruno garante que não vai embora enquanto não falar com Ana Carolina. Ana Carolina decide ir falar com ele, mas pede à bisavó para não o deixar entrar ali em casa. Ana Carolina vai-se vestir para ir falar com ele.
Albino (Pedro Alves) vai a casa de Tomé (Pedro Teixeira) para saber o que aconteceu ao Sôtor (José Carlos Pereira), mas este diz-lhe que ele desapareceu. Albino culpa Tomé pelo desaparecimento e acusa-o de não ter capacidade para organizar uma dormida segura, quanto mais uma festa para centenas de pessoas.
Florinda (Ana Brito e Cunha) despede-se das crianças da catequese. Enquanto espera por Carlos, Florinda fala com o Padre (Carlos Cunha) e sente arrepios. Carlos aparece e Florinda teme que o filho se tenha apercebido da proximidade dela com o Padre.
Albino acusa Tomé de ter motivos para fazer mal ao Sôtor, pois Aida passa a vida no médico. Estão quase a pegar-se, quando Aida (Ana Guiomar) e Elisabete (Ana Marta Contente) intervêm. Glória (Catarina Avelar) aproveita para se queixar da calçada. Bino e Tomé ficam frente a frente com todos à sua volta, parecendo um combate. Elisabete diz à mãe para agarrar Tomé, enquanto ela agarra Bino e aproveita para lhe tocar. Florinda e Carlos ficam apreensivos.
Jorge (Manuel Melo) despede-se da mãe, mas ela não está nem aí para ele. Adelaide (Filomena Gonçalves) pede-lhe para saber notícias de Fernando (Manuel Marques) e Jorge diz que a mãe lhe podia ligar, mas ela não quer correr o risco de São a atender e ter de falar com ela.
Albino e Tomé continuam com o bate-boca. Carlos acaba com a discussão, mas Elisabete não larga Albino. Tomé ameaça apresentar queixa contra Albino. Aida vai falar com Glória.
Fernando quer saber em quanto fica o arranjo, mas Peixoto diz que tem de fazer contas. Peixoto fica admirado ao ver os gémeos, pois estão enormes e diferentes. São lembra que eles são gémeos falsos. Louis vai dar uma volta pela aldeia e Vuitton vai para o quarto, passear pelas redes sociais.
Aida dá a entender que Bino não tinha como saber que o Sôtor tinha desaparecido lá de casa e por isso deve estar envolvido no desaparecimento.
Os jogadores comentam com Jorge que houve confusão entre Tomé e Bino.
Aida insiste que Albino está envolvido no desaparecimento do Sôtor e deixa escapar que às 3h da manhã ainda estava em casa. Glória fica desconfiada e manda-lhe indiretas.
Fátima (Marta Andrino) está com a neura e descarrega em Elisabete e Manuela. Elisabete conta que o Sôtor desapareceu e ficam todas muito intrigadas.
Paulo (Hélder Agapito) aparece fardado e Fátima lembra-o que é domingo. Paulo diz que escolheu aquela roupa porque lhe dá estilo e autoridade.
Albino vem irritado e barafusta com o que se passou com Tomé. Florinda mostra-se cansada por Albino estar sempre envolvido em problemas.
Carlos decide fazer companhia ao pai no jogo, para evitar mais confusões. O Jogo de hóquei está a decorrer e a equipa da aldeia já está a perder. Bino manda bocas das bancadas e Tomé tenta ignorá-lo. Jorge, no banco, não percebe porque motivo não entra, uma vez que estão a perder e ele é a estrela da equipa. Tomé nem lhe responde.
Paulo diz ter uma ideia para encontrar o Sôtor e diz que o vai procurar. Todos ficam desanimados, mas Paulo garante que tem um dom para encontrar pessoas que se escondem para não assinar as cartas registadas das finanças.
Bruno fica feliz ao ver Ana Carolina e quer falar com ela, mas ela não quer ouvir nada do que ele tem para dizer.
Peixoto e Fernando conversam, já mais calmos, e acertam o pagamento. São vê um tapete no meio da sala e vai até lá e fica escandalizada ao ver a tampa de esgoto no meio da sala. Peixoto defende-se e afirma que com o orçamento que tinha não podia fazer milagres. São (Sílvia Rizzo) exige que Peixoto a retire dali.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI