EP 191 A criança abandonada

Episódio 191 de «Festa é Festa».

Sex, 17 dez 2021 21:55 TVI

Neste episódio

São (Sílvia Rizzo) acha estranho que a primeira coisa que Bino (Pedro Alves) tenha feito foi ir à Junta e desconfia que ele esteja a tentar fazer o ninho atrás da orelha a Fernando (Manuel Marques). São avisa Fernando para ter muita atenção, pois Bino deve ter alguma na manga. 

O Padre (Carlos M Cunha) chega e Celeste (Margarida Antunes) informa-o que Júlia (Monique Alfradique) quer falar com ele, mas fica ali na mesma. O Padre pede a Celeste para sair e Júlia revela que veio falar com o Padre porque Corcovada lhe recomendou que o fizesse. O Padre fica tenso.

António (Luís Simões) abre a carta e sorri. Aida (Ana Guiomar) está curiosa com a boa notícia que ele recebeu. António diz que recebeu o bilhete de comboio para a Alemanha e Aida mostra-se surpreendida. António relembra Aida que já sabe há muito tempo que ele vai emigrar, mas ela finge que não sabia e aplaude António, que fica desconcertado. 

Carlos (Rodrigo Paganelli) estranha que o pai não tenha dito mais nada e Florinda (Ana Brito e Cunha) diz-lhe que já devia estar habituado aos comportamentos bizarros do pai. Carlos percebe que Florinda tem vontade de chorar e reconforta-a. Florinda afirma que Carlos foi a melhor coisa que lhe aconteceu no casamento. 

Júlia (Monique Alfradique) pergunta ao Padre se tem conhecimento de alguma paroquiana ter falado de uma criança abandonada há uns 50 anos. O Padre respira fundo, muito sério. 

Tomé (Pedro Teixeira) conta a Fátima (Marta Andrino) como correu o fim de semana e inventa um pouco para parecer que foi melhor do que realmente foi. Fátima fica curiosa com as coisas que ele conta e diz que um dia também quer ir a um hotel daqueles. 

Bino entra no café e Tomé pede para chamarem a polícia. São (Sílvia Rizzo) entra na mercearia toda enervada e dá a entender que está chateada com Fernando. Aida percebe que eles estão em crise e diz que o casamento deles precisa de uma intervenção gourmet. 

Tomé continua a acusar Bino de ser um criminoso, mas este esclarece que é um homem livre e que veio beber um café como qualquer cidadão. Bino diz que a aldeia precisa dele, pois enquanto esteve preso ninguém mexeu uma palha em relação ao presépio. Tomé engole em seco. 

Aida serviu dois copos de licor para ajudar na conversa e aconselha São a ir a um motel com Fernando, pois foi a um no fim de semana com Tomé e foi maravilhoso. São fica logo toda entusiasmada. Aida oferece-lhe a garrafa de licor para ter ainda mais inspiração. 

Ana Carolina (Beatriz Barosa) e Corcovada (Maria do Céu Guerra) enfeitam a árvore de natal e estão entusiasmadas com a época natalícia. Corcovada diz que se for preciso vão comprar mais enfeites, mas Ana Carolina diz que aqueles chegam para 20 casas. Corcovada está feliz por este ano ter Ana Carolina e Manel (Vítor Norte) a festejarem o Natal com ela. 

São chega a casa carregada de sacos e Vuitton (Beatriz Costa) quer saber o que trazem. São diz que vai para o quarto e que não quer ser incomodada. Vuitton tenta avisar a mãe de algo, mas nisto ouve-se um grito de São e percebemos que ela já viu o que Vuitton lhe ia dizer. São está estarrecida porque encontrou Bino deitado na sua cama. Ele protesta por ela ter entrado pelo quarto adentro sem bater e diz que nem a mãe dele fazia isso. São passa-se e diz que não vai tolerar aquela situação nem mais um segundo. São manda Bino embora, mas ela não a leva a sério e ainda pergunta o que é o jantar. Florinda está a fazer o presépio, mas está muito triste, pois é a primeira vez que o faz sem Bino.

Florinda ainda não aceitou que Albino queira o divórcio. Carlos chega e ela confessa que sente a falta de Albino. Carlos diz que trouxe musgo para o presépio e Florinda desata a chorar, porque era Bino que trazia sempre o musgo. Carlos fica aflito por ver a mãe em sofrimento. 

Fátima conta a Jorge (Manuel Melo) e Manuela (Inês Herédia) o que se passou no café entre bino e Tomé. Manuela pergunta a Jorge se Albino vai continuar a morar em casa dos tios dele, pois se continuar, quer dizer que o casamento dele com Florinda acabou. Ficam todos preocupados com Carlos e Jorge promete falar com ele.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: A criança abandonada
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA