EP 196 Quem será a melhor “Rei-Maga”?

Episódio 196. 

Qui, 23 dez 2021 22:55 TVI

Neste episódio

Corcovada (Maria do Céu Guerra) está radiante com a surpresa que Abel (Júlio César) lhe preparou e ele avisa que as surpresas estão só a começar. Abel diz que vai levar Corcovada a comer as melhores rabanadas de sempre e ela não cabe em si de contente. Florinda (Ana Brito e Cunha) não gosta nada daquelas aventuras e Manel (Vítor Norte) olha para Abel com má cara, mas este ainda o provoca e deseja feliz Natal. Corcovada entra pela sala adentro toda sorridente e cheia de pressa. 

Ana Carolina (Beatriz Barosa) já conhece a avó e pergunta-lhe o que se passa. Júlia (Monique Alfradique) estranha aquele aparato. Corcovada diz que precisa do capacete e de uma camisola de Natal, pois a estrada espera por ela. Júlia fica confusa e preocupada. 

Glória (Catarina Avelar), Celeste (Margarida Antunes), o Padre (Carlos M Cunha) e mais algumas Beatas tratam da cabana onde vai ficar o presépio. Glória dá indicações, mas não faz nada. São (Sílvia Rizzo), Fernando (Manuel Marques), Bino (Pedro Alves) e Peixoto (Vítor Emanuel) trazem a manjedoura onde o menino Jesus vai ficar, mas vêm a discutir por causa do tamanho da mesma. Peixoto avisa que o tamanho também se vai refletir no preço. 

Ana Carolina ajuda Corcovada a procurar a camisola de Natal, enquanto Júlia olha para elas perplexa. Corcovada diz que precisa da camisola porque os festejos de Natal já começaram e vai comer rabanadas. Ana Carolina repara no ar espantado de Júlia e diz que também já foi assim. Corcovada veste um blusão de cabedal e pergunta se está sexy. 

São reclama com os outros e pede-lhes para serem profissionais uma vez na vida. Peixoto continua a exigir o pagamento da manjedoura o mais rápido possível. Eles julgam que o Padre está a contar histórias do seminário e, em pânico, deixam cair a manjedoura. O Padre pede às Beatas para tratarem da manjedoura e todos respiram de alívio por ele não estar a contar histórias do seminário. 

António (Luís Simões) está a fazer laços para as prendas, enquanto ouve aulas de alemão no telemóvel. Aida (Ana Guiomar) acarta cabazes de Natal do armazém para a loja e passa-se por António estar ali sem fazer nada. Aida ralha com ele e manda-o trabalhar. 

Tomé (Pedro Teixeira) é atraído pelo burburinho. Bino começa a gozar com ele e os dois discutem. Já ninguém tem paciência para aqueles dois. Peixoto só está preocupado com o pagamento da manjedoura. Tomé diz que deviam fazer um ensaio geral e todos concordam. Tomé e Bino crescem um para o outro e acabam por partir a manjedoura. Ficam todos em choque. 

A família está a tomar o pequeno-almoço e estranham que Abel não esteja presente. Tomás (João Lima) diz que o avô saiu cedo e que levou um capacete. Mário (Pedro Giestas) fica preocupado, mas Isabel desvaloriza. Mário mostra-se preocupado pela possibilidade de Abel ter ido andar de mota, devido ao preço do combustível. 

Estão todos no largo de volta do cenário do presépio, quando Abel e Corcovada surgem no sidecar. Ficam todos espantados com a genica de Abel e Corcovada. Glória fica com ciúmes. O Padre elogia o espírito de Corcovada. São diz a Fernando que também gostava de andar naquilo. Albino e Tomé ficam a discutir sobre pilotos de motas e carros. 

Mário diz ter uma novidade fantástica para dar e ficam todos em sobressalto. Mário anuncia que vão passar a consoada a casa de Rita (Margarida Moreira) e Isabel (Marta Melro) engasga-se. Tomás fica todo contente. Isabel recusa-se a ir, mas diz que eles podem ir. Mário explica que Rita está muito em baixo e não pode passar o Natal sozinha. Isabel diz-lhe para ir, mas para pensar bem no que vai fazer.

Ana Carolina está animada com a alegria com que se vive o Natal na Bela Vida. Florinda continua preocupada por Corcovada ter ido andar de mota. Ana Carolina gostou da iniciativa de Abel e diz que também gostava de andar no sidecar. 

Carlos (Rodrigo Paganelli) regista e diz que a mãe também podia andar. Ana Carolina pergunta a Carlos se vai passar o Natal ali em casa e ele diz que já não sabe nada. Carlos conta que a mãe queria passar o Natal em casa, mas que Corcovada não deixa. Ana Carolina pergunta onde vai passar o pai dele e Carlos diz que não sabe. 

São vai à mercearia comprar o que falta para a ceia de Natal e conta o reboliço que vai no largo. Aida pergunta se Tomé também lá estava e São confirma que estava na linha da frente. São revela que vai ser a melhor "Rei-Maga" de sempre e Aida fica curiosa. 

Fátima (Marta Andrino) e Manuela (Inês Herédia) olham para a quantidade de garrafas que Tomé está a escolher para a consoada e tentam adivinhar quem irá passar com eles. Tomé diz que são só os três e começa a explicar quando vai beber cada uma. Fátima e Manuela acham melhor chamar o INEM para ficar à porta dele. 

Corcovada e Abel chegam a casa e ela agradece-lhe pela manhã maravilhosa que tiveram. Corcovada diz que já há muito tempo que não se divertia tanto e convida Abel para passar a consoada com ela. Abel é apanhado de surpresa e fica sério. 

Abel (Júlio César) sorri e diz que aceita o convite, pois a casa onde vive é uma casa de malucos. Abel acha boa ideia passar a consoada em casa de Corcovada (Maria do Céu Guerra) desde que cumpram as regras de higiene e distanciamento social. Abel refere os biscoitos de cachaça e Corcovada garante que não vão faltar. Abel fica todo satisfeito. Vive-se uma verdadeira azáfama na cozinha de Corcovada. 

Florinda (Ana Brito e Cunha) comanda as operações e Carlos (Rodrigo Paganelli) e Ana Carolina (Beatriz Barosa) dão uma ajudinha nas tarefas. Manel (Vítor Norte) gaba o cheiro a canela e diz que depois dá uma ajuda a limpar os pratos. Carlos e Ana Carolina riem-se. 

Fernando (Manuel Marques), Bino (Pedro Alves) e Peixoto (Vítor Emanuel) estão ao balcão e preparam-se para beber um moscatel com Tomé (Pedro Teixeira) e Fátima (Marta Andrino), cumprindo a tradição de Natal. Bino e Tomé desejam feliz Natal um ao outro e até parece que são amigos. 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Quem será a melhor “Rei-Maga”?
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA