Neste episódio
Corcovada (Maria do Céu Guerra) diz ao Padre (Carlos M Cunha) para se levantar e revela que não foi assim uma surpresa tão grande, pois sempre sentiu uma ligação especial com ele. O Padre diz que não quer que aquilo mude nada entre eles. Corcovada diz que aquilo só vai tornar a relação deles ainda mais forte e pergunta-lhe como descobriu.
Jorge (Manuel Melo) está a fazer planos para a festa de passagem de ano, enquanto bebe cerveja. Tomé (Pedro Teixeira) repreende Fátima (Marta Andrino) por estar a servir cerveja logo de manhã, mas ela diz que é sem álcool. Tomé avisa Jorge para não se esticar muito porque amanhã de manhã tem que estar em forma e ficam todos com ar enigmático.
O Padre conta a Corcovada que já sabia daquilo há algum tempo, mas não sabia como lhe contar. Corcovada garante que foi de forma perfeita, mas pergunta porquê agora. O Padre revela que a chegada de Júlia (Monique Alfradique) precipitou tudo. Corcovada percebe que ele é tio dela e acha melhor contarem-lhe o quanto antes.
Tomé defende que não mudam de ano se não cumprirem a tradição. Ninguém está muito entusiasmado com aquela tradição, exceto Tomé que faz questão que toda a gente participe e começa a cortar na cerveja, para estarem todos em forma. Manuela (Inês Herédia) diz que se calhar este ano não há tradição, pois ainda não viu nenhum cartaz. Tomé afirma que com cartazes ou sem cartazes a tradição é para manter e vai já falar com Fernando (Manuel Marques) para esclarecer o assunto. Antes de sair, Tomé dá ordens a Fátima para não servir mais cerveja a ninguém.
Ana Carolina (Beatriz Barosa) e Carlos (Rodrigo Paganelli) pesquisam escolas onde Carlos pode tirar o seu curso de história da música. Ana Carolina diz estar muito orgulhosa dele, mas quer que ele vá estudar porque quer e não porque Corcovada sugeriu. Carlos assume estar muito empolgado e beijam-se apaixonados.
Fernando tenta concentrar-se no trabalho, mas São (Sílvia Rizzo) não lhe dá tréguas e exige ter um papel mais ativo na Junta. São quer ser responsável pela organização de eventos, pois considera que Fernando não tem capacidade para tal. Tomé reclama por Fernando se ter esquecido de um dos eventos mais importantes da aldeia.
Corcovada e o Padre já contaram a verdade a Júlia e ela fica toda feliz por ter encontrado a resposta que tanto procurava. Estão todos emocionados com a revelação. Corcovada diz que Júlia a pode considerar avó, apesar de ser apenas avó do tio dela. Corcovada agarra nas mãos deles e diz que precisam celebrar.
Tomé está eufórico, pois foi à Junta avisar Nando que não tinha preparado o próximo evento. Aida (Ana Guiomar) pensa que ele está a falar do Carnaval. Tomé diz que está a falar da maratona. Aida não quer acreditar. Tomé pensa que ela está feliz, mas ela diz que o vai matar.
Bino (Pedro Alves) comenta com São e Fernando que ser Presidente da Junta é muito mais desafiante do que ser presidente da Câmara. São usa esse argumento para convencer Fernando a deixá-la ajudá-lo.
Mário (Pedro Giestas) informa que vai passar uma reportagem que fez e pede a Fátima (Marta Andrino) para ligar a TV. Aida diz a Tomé que não vai correr. António (Luís Simões) não percebe porque é que chamam maratona à corrida se o percurso são 2 Km e pouco. Tomé diz a Aida que vai correr a minimaratona. Aida diz que não e Tomé vai embora, irritado.
Aves (Hugo Sousa) entra pelo veterinário adentro afirmando que é um faisão. Alice (Telma Cardoso) assusta-se e estranha aquele comportamento. Aves está determinado em convidar Alice para sair e revela que desde que a viu que não consegue fazer mais nada sem ser pensar nela.
Corcovada conta a Florinda que o Padre é seu neto e ela finge espanto, mas fica atrapalhada. O Padre revela que Florinda já sabia e ela fica atrapalhada por não lhe ter contado nada. Corcovada não fica chateada e afirma que não esperava outra coisa de Florinda. Agora é hora de festejar.
Estão todos à espera para ver a reportagem de Mário. Tomé entra no café a fazer barulho e todos o mandam calar. Mário revela que a reportagem é sobre Bino e ele fica apreensivo. Vemos os populares a falarem mal de Bino e todos se divertem, exceto Bino, que está cada vez mais fulo.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI