EP 317 Os fantasmas do passado

Episódio 317.

Qua, 18 mai 2022 21:52 TVI

Neste episódio

Jorge (Manuel Melo) faz-se de forte e diz que nunca leva tampas, mas Fatinha (Marta Andrino) acabou de assistir a uma. Fatinha sabe que Nelinha sempre gostou dele e ele nunca lhe ligou nenhuma. Jorge reconhece que foi um totó e agora é tarde para conquistá-la. Fatinha fica com pena dele a abraça-o.

O Padre (Carlos M Cunha) insiste para que Bino (Pedro Alves) diga de uma vez o que se passa com Florinda (Ana Brito e Cunha), mas ele tem muita dificuldade e anda ali às voltas. Florinda vinha a entrar na igreja e percebe que Bino está a falar dela. Florinda exige saber qual era o assunto. Bino diz que ainda bem que Florinda está ali porque precisam de ter uma conversinha e que ela vai ter de lhe dar umas explicações. Florinda não gosta da forma como ele lhe fala e afirma que não tem de lhe dar explicações nenhumas. Bino refugia-se no Padre e faz-se de vítima. 

Zé Tó (Aldo Lima) vai a casa de Fernando (Manuel Marques) para tentar perceber o que lhes aconteceu e quem terá feito uma coisa daquelas. Fernando prefere não falar sobre o assunto, pois não quer recordar aquele episódio traumático. Zé Tó acha que foi mais traumático para ele, pois Fernando fechou a loja e ativou o modo italiano. Fernando queixa-se porque vai ter de pagar 500€. 

Bino continua com rodeios e Florinda está cada vez mais impaciente. Ele não sabe como dizer o que quer dizer e Florinda não tem tempo para estar ali a perder com ele. Florinda está prestes a ir embora, mas Bino pede-lhe para não ir e promete falar. 

Tomé (Pedro Teixeira) continua muito eufórico com o tema das férias e Fatinha (Marta Andrino) já não o pode ouvir. Fatinha diz que se calhar é melhor trabalharem, mas Tomé não consegue parar de falar nas férias. Amadeu (Luís Lourenço) aparece e Tomé estranha que ele ande por ali de novo, já que disse que estava só de passagem. Amadeu diz que precisa de falar com Tomé e ele fica um pouco apreensivo.

Aida (Ana Guiomar) vê o seu álbum de casamento e dá recadinhos a Betinha (Ana Marta Contente) para repensar na sua relação, pois as coisas nem sempre são o que parecem. Betinha percebe que a mãe lhe está a querer dizer alguma coisa e pergunta se é algo concreto ou é só o mesmo de sempre. Aida diz que gostava de a ver casar pela igreja e incentiva-a a ver o álbum.

Amadeu está a ganhar coragem para falar e Tomé pressiona-o porque tem mais que fazer. Amadeu diz que tem uma coisa importante para lhe dizer sobre Aida. Tomé fica agitado. 

Aida continua a mostrar o álbum de casamento a Betinha e a contar-lhe histórias desse dia. Betinha já está farta de as ouvir, mas mostra-se empática. Aida diz que foi no copo de água que decidiram chamar-lhe Elisabete Cristiana. Aida vê uma foto e rasga-a. Betinha reconhece a pessoa da foto e pede à mãe para não a rasgar.

Bino reúne toda a sua coragem para falar, mas continua a engonhar e diz que tem de medir bem as palavras. Florinda diz-lhe que ele é bom é a falar sem pensar, por isso é dizer o que tem a dizer ou ela vai-se embora e perde a oportunidade de lhe dizer o que quer dizer. 

Amadeu diz o seu nome e pergunta se Aida nunca falou dele. Tomé começa a não gostar da conversa e pergunta se é algum parente. Amadeu diz que Aida tem um passado como toda a gente e que ele foi o seu primeiro amor. Tomé ri-se muito e acha que aquilo é para os apanhados. Tomé fica à procura da câmara que não existe. 

Betinha acha que a mãe devia fazer as pazes com a tia e Aida diz que ela morreu. Betinha sabe que não é verdade. Aida recorda que ela os enganou e que não merece fazer parte da vida deles. Aida fica tão incomodada com a conversa, que se arrepende te ter pegado no álbum e sai porta fora.

Tomé está agora numa fúria contida e diz que é impossível. Amadeu garante que é verdade e que Aida lhe mentiu. Amadeu revela que é duma aldeia vizinha e com certeza alguém se deve lembrar dele. Amadeu afirma que veio para reconquistar Aida e levá-la para o Canadá. Tomé pede a Fatinha para o agarrar antes que faça uma desgraça. 

Bino ganha coragem e diz que o que tem para lhe dizer se calhar não se diz com palavras. Para surpresa de Florinda, ele agarra-a pela cintura e dá-lhe um beijo apaixonado. 

 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Os fantasmas do passado
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA