EP 479 Entusiasmo leva Quina ao extremo

Episódio 479. 

Sex, 25 nov 2022 22:00 TVI

Neste episódio

Estão todos à porta do mercado do Bulhão e incrédulos por ser aquele o sítio que Quina (Maria Rueff) queria tanto conhecer, mas afinal Aida (Ana Guiomar) também está eufórica por estar ali.

O mercado está a abarrotar de gente e Quina avança por ali adentro. Bino (Pedro Alves) vai atrás dela, preocupado, com medo que ela se perca. Aida é que não está nada satisfeita por estar ali, pois preferia ir à Torre dos Clérigos ou ir às compras a Santa Catarina.

Aurélio regressa a casa do irmão e encontra São (Sílvia Rizzo) chorosa. Ele fica preocupado e tenta perceber o que se passa. São faz-se de vítima, diz que nunca sai dali e que é a pessoa menos viajada da aldeia. Aurélio concorda que ela é uma pessoa do mundo e precisa de voar. São sente-se compreendida.

Quina está deslumbrada com tudo o que vê e tem vontade de dar um beijo na boca a um peixe, de tão fresco que é. Aida está muito incomodada com o cheiro a peixe e quer ir embora dali. Tomé (Pedro Teixeira) tem medo de se perder de Aida e não a quer largar.

Ana Carolina (Beatriz Barosa) está no café a tentar recolher assinaturas para o seu movimento, mas não está a ser bem-recebida por Glória (Catarina Avelar). Ana Carolina quer perceber os motivos de Glória e um deles é por ser muito nova. Josefa (Rita Salema) mete-se na conversa e chama Ana Carolina de fedelha. Ela passa-se, atira os papéis ao ar e percebemos que vai começar uma discussão.

O Padre (Carlos M. Cunha) conta a Celeste (Margarida Antunes) a ideia que teve de organizar um concurso de doces natalícios e ela fica toda empolgada, mas logo fica irritada, quando percebe que o Padre já falou com Florinda (Ana Brito e Cunha) e que é ela o seu braço direito. O Padre fica tão desconcertado com o que ouve, que nem sabe o que dizer.

São faz-se de difícil e diz que não quer maçar o cunhado com os seus problemas, mas ele diz que não maça nada e quer dar um puxão de orelhas ao irmão, por não estar a tratar a mulher como ela merece. São faz-se de modesta, mas está a gostar do que Aurélio lhe diz.

Quina está maravilhada com os peixes e já tem alguns na mão. Quina espeta com os peixes na cara de Bino e Tomé para que eles também os possam apreciar. Quina está tão feliz que compara o mercado ao céu. Quina pergunta à Peixeira se pode amanhar um peixe e ela faz-lhe sinal para que entre para trás do balcão.

Ana Carolina já está fora de si porque Glória lhe disse que até Bino é melhor do que ela. Glória e Josefa sugerem algumas atividades para que Ana Carolina se entretenha, em vez de se querer meter na política. Carlos (Rodrigo Paganelli) chega e percebe que Ana Carolina está muito enervada. Carlos quer tirá-la dali antes que a coisa azede mais, mas Ana Carolina recusa-se. Glória e Josefa continuam a falar sobre Ana Carolina e dizem que aquilo é tudo ganância e sede de poder.

Manel (Vítor Norte) chega, entretanto, e fica chocado com o que ouve. Manel diz que Glória não tem moral nenhuma para falar, pois quando se apanhou no poder, foi logo arranjar a sua rua e não fez nada pelo resto da aldeia. Glória fica indignada. 

Florinda (Ana Brito e Cunha) já contou a Corcovada a ideia que o Padre (Carlos M. Cunha) teve para o concurso de doces natalícios e ela também fica muito entusiasmada. Florinda já sabia que Corcovada (Maria do Céu Guerra) ia gostar da ideia e iria querer ajudar. Corcovada diz que podiam dar um prémio ao melhor doce, para incentivar as pessoas a participar e encarrega-se disso.

Glória e Manel continuam a discutir e agora o assunto já é a idade de cada um. Manel afirma que Glória só se preocupou com o seu umbigo, enquanto esteve na presidência da Junta. Manel pede-lhe responsabilidades pelos estragos causados no táxi, devido aos buracos da aldeia que ela não arranjou. Josefa pergunta-lhe se quer alguma coisa, mas Manel diz que perdeu a fome.

Ana Carolina afirma que aquelas pessoas merecem o Presidente ladrão e corrupto que têm, que usa a política para seu próprio benefício e que até se enrolou com a secretária, mesmo sendo casado. Carlos fica possesso com o que ouve e diz-lhe que não merece nada.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Entusiasmo leva Quina ao extremo
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA