Neste episódio
Aurélio (Manuel Marques) e Quina (Maria Rueff) continuam embevecidos a olhar para Bininha e Aurélio confessa que às vezes se arrepende de não ter tido filhos. Quina diz que fazia tudo igual, mas também pensa como seria se tivesse filhos. Aurélio pergunta-lhe se não gostava de ter um filho como ele e Quina fica em choque.
Aida (Ana Guiomar) liga a Lenita para ver a viabilidade e Lenita (Sofia Grillo) diz que já passa na mercearia.
Aida (Ana Guiomar) e São (Sílvia Rizzo) dizem a Lenita que estavam a preparar a sua despedida de solteira. Lenita diz que fazem bem, mas ainda não percebeu o que lhe querem. Aida e São lá dizem que gostavam de fazer a despedida na Toca e no dia em que os maridos vão fazer a despedida deles. Lenita diz que não é possível, pois eles também vão fazer na Toca. Aida e São ficam tensas. Vai dar confusão.
Aurélio insiste em saber o que Quina acha da ideia de ter um filho com ele e Quina acha que ele ficou maluco, mas Aurélio afirma que está a falar muito a sério. Quina diz que já não tem idade para ser mãe, mas Aurélio está disposto a pagar tratamentos. Quina não quer ser mãe solteira e Aurélio sugere casarem. Quina fica em choque.
Aida e São estão em negação e dizem que não perceberam muito bem de que homens Lenita está a falar. Lenita diz que estava a falar dos seus maridos e elas ficam muito indignadas. Aida e São não vão permitir que os maridos façam a despedida de solteiros na Toca e proíbem Lenita de aceitar, mas Lenita não faz caso do que elas dizem e sorri.
Quina, atordoada, pergunta a Aurélio se a está a pedir em casamento. Ele confirma que sim e é o que faz sentido, se tiverem um filho. Manel aparece e Aurélio pergunta-lhe o que acha dele casar com Quina. Manel fica em choque e Quina diz que já chega de brincadeira, mas Aurélio diz que não está a brincar.
Teixeira (Rui Melo) explica que nunca disse que lhe ia apresentar um amigo e acha melhor terminar a sessão. Celeste diz que passou a correr, mas Teixeira não acha o mesmo. Peixoto aparece a gritar por socorro e surpreende-se por ver ali Celeste. Esta também fica surpreendida de o ver ali. Teixeira sugere que eles vão beber café e conversem.
Tomé fica com medo quando vê Aida. Ela fala-lhe num tom ameaçador e diz que já sabe tudo sobre a despedida de solteiros. Aida enxovalha Tomé. Ele diz que não teve culpa e que foi arrastado, mas será uma coisa tranquila, pois até Agostinho vai lá estar. Aida diz que o Padrinho não vai, porque ninguém vai, pois nesse dia a Toca é das mulheres. Tomé fica em choque.
São e Fernando também discutem sobre as despedidas de solteiros. Ambos querem a Toca para si e acham repugnante que o outro queira fazer a sua despedida lá. Fernando diz que os homens marcaram primeiro e São acusa-o de falta de cavalheirismo. A discussão não dá sinais de terminar.
Aida e Tomé estão mais pegados. Tomé não aceita que Aida queira fazer a sua despedida de solteira na Toca, mas Aida lembra-o de que ele ia fazer lá a sua. Tomé diz que ela lhe deve respeito e a Toca não é lugar para senhoras. Tomé defende que há lugares para homens e para mulheres, mas Aida não podia discordar mais. Ficam naquela luta.
Manel (Vitor Norte) pergunta a Quina se a conversa do casamento e do filho era a brincar, mas pela reação de Quina, Manel começa a achar que era mesmo a sério. Quina insiste que não passou tudo de uma brincadeira, mas Manel já acha quer era a sério. Corcovada (Maria do Céu Guerra) pergunta o que se passa e Manel conta que Aurélio pediu Quina em casamento e quer ter um filho com ela.
Tomé entra por ali aos gritos e diz que é uma emergência. Elisabete (Ana Marta Contente) já nem liga, pois é assim que a maior parte das pessoas ali chega. Elisabete diz que não tem vagas, mas Tomé exige ser atendido e avisa que quando Elisabete souber porque ele está assim, também vai precisar de uma consulta. Tomé diz que Aida acabou com o casamento deles.
Aida continua a tocar nos músculos de Fábio e tenta não mostrar o entusiasmo que sente, embora seja difícil disfarçar.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI