Neste episódio
Fernando (Manuel Marques) discute com Vuitton (Beatriz Costa) porque ela não quer ir à missa. Vuitton diz que não é católica e que ninguém a vai obrigar a ir à missa. São aparece e também insiste que Vuitton tem de ir à missa. Vuitton não percebe aquela insistência dos pais.
Aida (Ana Guiomar) pergunta a Tomé (Pedro Teixeira) se já está despachado e ele diz que sim, mas não sabe se vai voltar a vomitar. Tomé não tem vontade nenhuma de ir à missa, mas Aida (Ana Guiomar) lembra-o que é melhor ir, pois El Cacto (Luís Gaspar) ameaçou-os. Tomé desejava nunca ter conhecido El Cacto. Elisabete e Josefa (Rita Salema) também já estão prontas para ir à missa, mas com pouca vontade.
O Padre Osório também está surpreendido com a quantidade de pessoas que vieram à missa. El Cacto diz que prometeu encher a igreja e é isso que vai acontecer. El Cacto repara nas roupas dos padres e diz que também quer uma roupa melhor. Isidro (Carlos M. Cunha) e Osório (João Maria Pinto) ficam desconcertados. El Cacto gostava de vestir uma roupa mais colorida, que transmitisse mais alegria. Os padres explicam-lhe que aquela é a roupa de sacristão e é assim que tem de ir vestido. El Cacto diz que o branco não lhe fica bem e passa despercebido no altar. Os padres não esperavam aquilo e não sabem o que dizer.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) repreende João Maria (Ricardo Trêpa) por continuar a usar o termo "criado". João Maria pede desculpa e diz que é força do hábito, mas vai tentar mudar. Corcovada pede-lhe para se despachar, para a acompanhar à missa. João Maria diz que hoje não lhe dá jeito, mas Corcovada está farta das conversas dele e diz que vai mesmo. João Maria percebe que não tem outra hipótese.
Fátima (Marta Andrino) diz que vai à missa, dê por onde der, e se Delfim (António Melo) não aparecer, vai fechar o café. António (Luís Gaspar) tem medo que Fátima arranje problemas, mas ela diz que vai ter é se não for. Jorge (Manuel Melo) fica com vontade de ir à casa de banho e diz que quando foi convocado para ir à missa também ficou assim. Começam todos a sair para ir à missa, mas Delfim chega e impede Fátima de sair.
Jorge trabalha, alegremente, quando El Cacto aparece e o convoca para ir à missa no domingo. Jorge diz que não pode porque nesse domingo trabalha, mas El Cacto ameaça-o de que se não for lhe corta os pés. Jorge fica muito nervoso e com vontade de ir à casa de banho. FLASHBACK INÉDITO. ALGURES NOS ÚLTIMOS DIAS.
Glória (Catarina Avelar) continua a ligar para Ivone para a obrigar a ir à missa, mas Ivone já decidiu que não vai. Camila (Marta Gil) aparece e Ivone (Maria Emília Correia) pergunta-lhe se não vai à missa. Camila diz que não, mas Ivone diz-lhe que tem de ir em representação da família. Camila não faz caso e está decidida a não ir. Ficam ali as duas a trocar galhardetes.
Peixoto está a dormir no sofá, quando começam a tocar à campainha. Peixoto vai abrir e é Valquíria, que pergunta por El Cacto. Peixoto diz que ele não está e lembra-se que hoje é domingo e que tem de ir à missa. Valquíria fica surpreendida e pergunta desde quando é que Peixoto vai à missa. Ele diz que vai desde que El Cacto o ameaçou de morte se não fosse e começa a vestir-se para ir.
Fátima diz que já tinha ligado a Delfim para o avisar, mas ele não atendeu. Delfim não quer saber de telefonemas, nem de missas, quer que Fátima trabalhe como lhe compete. Fátima diz que não vai dar mesmo e que é uma questão de vida ou morte. Fátima sai com os outros e Delfim percebe que vai sobrar para ele, pois Josefa também deve ir à missa.
El Cacto está ansioso como nunca o vimos antes. Ouve-se um grande burburinho vindo da igreja e o Padre Isidro confirma que a igreja está cheia como El Cacto tinha prometido. El Cacto pergunta se a igreja está a tremer, mas logo percebe que são as suas pernas. O Padre diz que está na hora da missa e El Cacto engole em seco.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI