Neste episódio
Nelinha (Inês Herédia) conta aos amigos que o Sôtor (José Carlos Pereira) vai juntar-se ao coro de gospel. Todos ficam incrédulos. Nelinha conta que o Sôtor ficou muito entusiasmado com a ideia e que disse que tinha tudo a ver com a aldeia.
Manel (Vítor Norte) vai ao café beber um aperitivo e leva a gaiola com o canário. Fátima (Marta Andrino) diz que o pássaro é muito giro e Manel oferece-lho. Fátima agradece, mas não pode ficar com ele. Manel aproveita a ausência da empregada, vai embora, mas deixa a gaiola em cima do balcão.
Bino (Pedro Alves) fala ao telefone com Florinda (Ana Brito e Cunha) e pede-lhe para ir à reunião. Betinha (Ana Marta Contente) bate com as gavetas com força para que Bino perceba que ela está chateada. Bino finge que há obras por ali, mas percebe a intenção de Betinha.
Estão todos sentados a ouvir o discurso de São (Sílvia Rizzo). Ela já sabe o texto quase de cor e Fernando (Manuel Marques) apressa-a para não chegar tarde.
Tomé (Pedro Teixeira) está preparado para a reunião e mexe-se como se estivesse a aquecer. Aida (Ana Guiomar) ajeita-lhe a roupa e dá-lhe chá para a voz. Tomé queixa-se da roupa apertada e culpa os produtos gourmet de Aida. Esta já esperava aquela reação e dá-lhe também um chá para desinchar.
Aida põe creme bronzeador nas pernas para disfarçar a marca das botas. Tomé diz que quer chegar cedo, para estar presente quando receberem a bomba que vai fazer toda a gente votar nele.
A aldeia prepara-se para a tão desejada reunião. Tomé está nervoso com o que aí vem. Bino vai fulminando Tomé com o olhar. Valquíria (Maria Sampaio) dá a entender que sabe de alguma coisa sobre a reunião e Bino fica confuso. Todos estão curiosos com o que se irá passar. Dois homens chegam com uma caixa grande e Tomé chama a atenção dos presentes.
Betinha (Ana Marta Contente) e Nelinha preparam a mesa para a reunião. Nelinha percebe que Elisabete está maldisposta e mete-se com ela. Betinha atira-lhe com uma água e quase lhe acerta.
Ficam todos eufóricos ao verem uma máquina de dardos e um sistema de Karaoke. Bino fica irritado, embora tente conter-se. Bino rouba o microfone a Tomé e acusa-o de fazer corrupção. Tomé recupera o microfone e diz que aquilo é épico. Ficam a disputar o microfone.
Os homens estão a montar as máquinas quando Bino se põe à frente deles e pergunta se têm licenças. Bno passa-se e atira uma seta a Tomé. Percebendo que aquilo vai descambar, Florinda (Ana Brito e Cunha) e Aida (Ana Guiomar) decidem intervir e começam a mandar toda a gente para a casa do povo.
Tomé e Bino disputam o lugar que está marcado com a placa de Presidente. Para acabar com a disputa, Betinha retira a placa, mas eles passam a disputar uma garrafa de água.
O Padre (Carlos Cunha) pergunta se pode sentar-se ao pé de Florinda e ela até treme. Os populares tiram as medidas a Valquíria e as mulheres ralham com eles. Corcovada (Maria do Céu Guerra) chega com Ana Carolina (Beatriz Barosa). Carlos (Rodrigo Paganelli) acena a Ana Carolina e ela retribui sem grande entusiasmo. Glória (Catarina Avelar) repara.
Fátima (Marta Andrino) está a fechar o café e diz a António (Luís Simões) que pode ir andando. Ele diz que está a acabar o sumo e tapa o copo para ela não ver que já acabou. António diz que o pássaro é bonito e Fátima oferece-lho. Saem os dois para a reunião da festa.
Tomé dá início à sessão, mas Bino acha que devia ser ele e mais uma vez desentendem-se. Betinha decide intervir e dá ela início à reunião para eleger um dos dois candidatos. Nisto, surge São (Sílvia Rizzo) e anuncia que são três candidatos. Gera-se um burburinho e olham todos na direção de São, que está na entrada, em pose triunfal. Bino e Tomé ficam atarantados. Peixoto (Vítor Emanuel) sorri.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI