EP 113 Corcovada anda de mota e deixa todos estupefactos

Em «Festa é Festa», Aida (Ana Guiomar) atende Manel (Vítor Norte) e pergunta-lhe como vão as coisas por casa de Corcovada (Maria do Céu Guerra). Ele diz que está tudo bem, tirando uma coisinha ou outra e Aida fica logo toda curiosa. Aida também tem receio que Corcovada não chegue aos cem anos, mas Manel não concorda nada. Ouve-se o barulho de um motor e saem todos para ver o que se passa. Saem todos do café e ficam estupefactos ao verem Corcovada a andar de sidecar, muito eufórica e a gritar que a vida é uma festa.

Sex, 17 set 2021 21:48 TVI

Neste episódio

Em «Festa é Festa», Bino sugere beberem algo forte, para que Fernando aguente a conversa. Bino diz apenas que é uma questão pessoal e que pode comprometer as suas aspirações políticas.

Jorge (Manuel Melo), Nelinha (Inês Herédia) e Corcovada (Maria do Céu Guerra) estão excitados de volta da carrinha. Florinda (Ana Brito e Cunha) e Carlos (Rodrigo Paganelli) observam tudo com espanto e expectativa. Corcovada paga a encomenda e os entregadores revelam finalmente o que é. Ficam todos maravilhados ao ver uma mota com sidecar vintage. Florinda fica em pânico. Florinda (Ana Brito e Cunha) chama aflita por Carlos (Rodrigo Paganelli) e pede-lhe ajuda, porque está uma carrinha enorme lá fora e dizem que vêm fazer uma entrega. Florinda acha que só pode ser engano, mas nisto aparece Corcovada (Maria do Céu Guerra) e diz que não é engano nenhum. Corcovada sorri, misteriosa.

Fernando (Manuel Marques) fica escandalizado por Bino (Pedro Alves) lhe dizer que toda a aldeia anda a falar sobre a possibilidade de Louis não ser seu filho. Bino incentiva Fernando a beber, para aguentar tudo o que tem para lhe dizer. Bino diz que a única forma de calar o povo é fazendo um teste de paternidade. Fernando fica em choque. Fernando sente-se humilhado por ter de fazer um teste de paternidade, mas Albino acha que só assim o povo irá parar de falar. São e os miúdos chegam e estranham ver Albino ali.

O Padre (Carlos M.Cunha) pediu ao Sôtor (José Carlos Pereira) para vir até à igreja para conversarem, pois está preocupado com ele e pergunta como está o processo. O Sôtor diz que amanhã vai ser a leitura da sentença, mas é certo que nunca mais vai poder exercer medicina.

São (Sílvia Rizzo) pergunta se aconteceu alguma coisa e Bino (Pedro Alves) e Fernando (Manuel Marques)  ficam constrangidos.

Luís Aves (Hugo Sousa) chega e pede a Bino (Pedro Alves) que lhe arranje uma banca de churrasco e Bino responde-lhe que também quer o banco de Portugal. Bino pergunta o que é que ganha com isso e Aves diz-lhe que ganha uns ossos para o jantar.

Fernando (Manuel Marques) olha fixamente para Louis e São pergunta-lhe o que Bino (Pedro Alves) queria. Fernando responde de forma vaga e São (Sílvia Rizzo) acha que a conversa com Bino lhe fez mal. Fernando finge que Louis (Valdemar Brito) tem um mosquito na cabeça e aproveita para lhe arrancar um cabelo, para poder fazer o teste de paternidade.

Aves (Hugo Sousa) pede a Bino (Pedro Alves) que o ajude na logística e diz que precisa de ajuda para arranjar material. Bino diz-lhe que podia arranjar um patrocínio da Lusíaves para a festa da aldeia. Aves pede a Bino que fale com Fátinha (Marta Andrino) para o ajudar.

Peixoto (Vítor Emanuel) aparece para falar com Bino (Pedro Alves) e diz que tem uma bomba para lhe contar. Peixoto está convencido que aquilo que tem para lhe dizer, irá assegurar a sua vitória na campanha para a Câmara. Betinha (Ana Marta Contente) antevê problemas.

Tomé (Pedro Teixeira) está deprimido com a possibilidade de descer de divisão e Aida (Ana Guiomar) diz-lhe que agora tem António, mas Tomé nem a ouve e pensa no pior dos cenários. Aida pede-lhe para ser menos dramático, mas ele continua naquele desespero.

Estão todos maravilhados a olhar para a mota com o sidecar, exceto Florinda (Ana Brito e Cunha) que continua em pânico. Jorge (Manuel Melo) pede a Corcovada (Maria do Céu Guerra) para experimentar o fato macaco.

Peixoto (Vítor Emanuel) conta que descobriu um podre sobre a principal adversária de Bino (Pedro Alves) à presidência da Câmara. Peixoto revela que Camila (Marta Gil) é casada com um ex-autarca que anda fugido à polícia por crimes de burla e falsificação de documentos. Bino fica estarrecido.

Aida (Ana Guiomar) acarinha Tomé (Pedro Teixeira) e fá-lo sair daquele transe de pessimismo. Aida lembra que têm uma arma secreta e que este verão vai ser memorável. Tomé parece lembrar-se de algo e afirma que têm duas armas secretas. Tomé sai para a sua salinha e Aida fica desconsolada.

Peixoto (Vítor Emanuel) continua a dar as novidades a Bino (Pedro Alves) sobre as fraudes do marido de Camila (Marta Gil) e este fica muito espantado sobre como é que aquilo tudo foi abafado. Albino fica eufórico, a achar que a eleição está no papo.

Aida (Ana Guiomar) atende Manel (Vítor Norte) e pergunta-lhe como vão as coisas por casa de Corcovada (Maria do Céu Guerra). Ele diz que está tudo bem, tirando uma coisinha ou outra e Aida fica logo toda curiosa. Aida também tem receio que Corcovada não chegue aos cem anos, mas Manel não concorda nada. Ouve-se o barulho de um motor e saem todos para ver o que se passa. Saem todos do café e ficam estupefactos ao verem Corcovada a andar de sidecar, muito eufórica e a gritar que a vida é uma festa.

Glória (Catarina Avelar) pergunta pelo Padre (Carlos M. Cunha) e fica muito indignada quando Celeste lhe diz que ele saiu para tratar de algo da festa. Celeste não percebe porque é que a festa causa tanto azedume a Glória. Esta nega que isso seja verdade.

O Sôtor (José Carlos Pereira) diz que é quase certo que não poderá voltar a exercer medicina, mas confessa que está em paz com isso e que há uma coisa que o pode deixar igualmente feliz e realizado.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) aparece já com o fato macaco vestido e quer já dar uma volta na mota. Florinda (Ana Brito e Cunha) fica muito preocupada e pede a Carlos (Rodrigo Paganelli) para fazer alguma coisa, mas ele continua embasbacado a olhar para a mota.

Jorge (Manuel Melo) acelera para fazer barulho e Corcovada (Maria do Céu Guerra) ri-se à gargalhada, toda excitada. Jorge arranca e Corcovada faz adeus. Ficam todos boquiabertos a vê-los partir.

Carlos (Rodrigo Paganelli) tenta acalmar Florinda (Ana Brito e Cunha), que está uma pilha de nervos por Corcovada ter saído de mota com Jorge. Florinda acha que aquilo foi ideia de Nelinha (Inês Herédia) ou de Jorge e promete ter uma conversinha com eles.

Vuitton (Beatriz Costa) está agarrada ao telemóvel e subitamente dá um gritinho de excitação. Vuitton levanta-se e bate palminhas com algo que viu no telemóvel. Voltam todos para dentro do café e comentam o que viram.

Nelinha (Inês Herédia) rodopia sobre si própria, orgulhosa do seu projeto. Ninguém sabe muito bem que maquineta é aquela, mas acham que não é muito segura para Corcovada (Maria do Céu Guerra) andar. Nelinha explica que é um sidecar, mas ficam todos na mesma.

Nelinha (Inês Herédia) volta a explicar que é um sidecar, mas ninguém percebe o que quer dizer. Continuam todos bastante curiosos e Nelinha revela que aquele é o seu novo negócio. Todos fazem perguntas, mas Manuela só quer que a aplaudam e reconheçam o seu empreendorismo.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Corcovada anda de mota e deixa todos estupefactos
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA