Neste episódio
Em «Festa é Festa»,Tomé (Pedro Teixeira) chega ao café eufórico devido à vitória de ontem e à proximidade da festa, já Fátima (Marta Andrino) está de mau-humor por causa da nova condição de António. Tomé (Pedro Teixeira) diz que já cheira a festa, mas Fátima não partilha do mesmo entusiasmo.
Aida (Ana Guiomar) chega à loja e fica espantada com a quantidade de raparigas que ali estão. António (Luís Simões) pede ajuda a Aida e diz que aquelas clientes são estranhas. Aida tenta ajudar António, mas as raparigas só querem ser atendidas por ele.
Camila (Marta Gil) e Glória (Catarina Avelar) tomam o pequeno-almoço e conversam sobre a decisão de Camila em não voltar a recandidatar-se. Camila tomou aquela decisão, por não conseguir corresponder ao que esperam dela. Glória acha que ela não tem culpa das trafulhices do ex-marido, já em relação ao Sôtor, tem alguma culpa.
Bino (Pedro Alves) entra no café em "modo campanha eleitoral" e distribui panfletos. Tomé (Pedro Teixeira) goza com a foto de Bino (Pedro Alves) e pede-lhe para não distribuir os panfletos ali, porque depois tem de ser ele a deitá-los para o lixo. Bino fica irritado, mas continua a sua campanha.
Camila (Marta Gil) assume que já sabia que o Sôtor (José Caarlos Pereira) estava a ser julgado e mesmo assim se envolveu com ele, mas não podia fazer nada. Glória (Catarina Avelar) acha que a filha devia ter denunciado o Sôtor, por estar a exercer sem licença. Camila defende que isso não ia ser bom para ninguém, pois iam ficar sem médico. Glória diz que o Padre já anunciou que vai chegar um médico novo.
Tomé (Pedro Teixeira) serve o café a Bino (Pedro Alves) e continua a enxovalhá-lo por causa dos panfletos. Albino não se fica e responde à letra. Ficam os dois a trocar ofensas. Quando Bino sai, Tomé pega num panfleto e rasga-o em mil pedacinhos.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) percebe que Carlos (Rodrigo Paganelli) está triste e mostra-se solidária. Carlos assume que está triste, mas também está tranquilo, pois sempre soube que as coisas entre ele e Ana Carolina não iriam funcionar, pois são de mundos muito diferentes. Corcovada tenta animá-lo e diz-lhe que há mais peixe no mar.
Camila (Marta Gil) já contou à mãe que vai mudar-se para Coimbra, pois teve um convite para dar aulas lá. Glória (Catarina Avelar) emociona-se um pouco, porque lhe custa ver a filha a voar do ninho, mas no fundo sabe que é uma boa decisão e que será bom recomeçar a vida lá.
As raparigas já foram embora e Aida (Ana Guiomar) olha agora para o grupo de mulheres que está ali e que podem votar nela. Aida começa a fazer campanha eleitoral, mas ninguém mostra muito interesse. Aida oferece um pacote de esparguete gourmet e as mulheres ficam mais interessadas. Aida ataca Fernando por ter emigrado.
Jorge (Manuel Melo) e Nelinha (Inês Herédia) arranjam espaço para instalar o seu "escritório", mas Manuela diz que não há condições ali em casa e deviam arranjar o seu próprio espaço. Tocam à campainha e Jorge vai abrir. Jorge fica estupefacto ao ver a mãe, com um ar rejuvenescido. Jorge está tão surpreendido com a visita da mãe que nem sabe como reagir. Manuela pede a Adelaide para entrar e diz-lhe que está um estrondo. Adelaide apresenta o seu novo companheiro e Jorge fica em choque.
Aida (Ana Guiomar) continua o seu discurso, perante uma "plateia" muito entediada. Aida tenta fazer rimas com o seu nome, mas não lhe corre muito bem e ninguém percebe nada. A plateia só está interessada em receber o pacote de esparguete que Aida prometeu.
Jorge (Manuel Melo) ainda está siderado pela mãe ter um companheiro, mas cumprimenta-o com simpatia. Nelinha (Inês Herédia) percebe que eles precisam conversar e vai embora. Adelaide diz que precisava de ver o filho e que está muito feliz por ele ter arranjado um trabalho, mas o verdadeiro motivo que a trouxe ali foi para se despedir. Jorge fica perplexo.
Fátima (Marta Andrino) olha em pânico para Fernando (Manuel Marques) e São (Sílvia Rizzo) que fazem campanha eleitoral no café. Fátima tenta livrar-se deles antes que Tomé (Pedro Teixeira) os veja, mas acaba por afugentar os clientes. Fátima fica muito aflita.
O Padre (Carlos M.Cunha) está a ensaiar o seu número de stand up comedy e ri-se das suas próprias piadas. Aida (Ana Guiomar) vê o padre a rir-se à gargalhada e fica chocada.
Nelinha (Inês Herédia) entra no café e repara no ar apreensivo de Fátima (Marta Andrino). Manuela percebe que ela está assim porque Fernando (Manuel Marques) e São (Sílvia Rizzo) estão a fazer campanha eleitoral no café. Nelinha conta que Adelaide voltou de visual renovado e com um namorado. Ao ouvir isto, Fernando sai disparado para a rua e São vai atrás dele. Fátima fica aliviada.
Aida (Ana Guiomar) pergunta ao Padre (Carlos M.Cunha) se se está a sentir bem e diz que precisa da ajuda dele para fazer campanha a seu favor. O Padre fica confuso e Aida diz que só assim poderão evitar uma desgraça. O Padre fica preocupado com o estado de nervos de Aida. O Padre tenta acalmar Aida e perceber as suas preocupações. Aida diz que não tem jeito nenhum que Fernando seja o Presidente da Junta, pois ele é um pau mandado de São e ela não pode trazer nada bom à aldeia. Aida diz estar preocupada com a Bela Vida, pois têm sido tempos muito difíceis e não aguenta mais desgostos.
Jorge (Manuel Melo), Fernando (Manuel Marques) e São (Sílvia Rizzo) estão siderados com o aspeto reluzente de Adelaide. Ela pergunta se eles compreendem a decisão dela e ninguém responde, até que Jorge diz que ela deve fazer o que a faz feliz. Adelaide abraça Jorge e Fernando e depois chama Emanuel e São para se juntarem. Dão um abraço comunitário de despedida.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI