Neste episódio
Em «Festa é Festa», Florinda (Ana Brito e Cunha) está danada com a lata de Bino (Pedro Alves), que não hesitou em aceitar a oferta de Corcovada (Maria do Céu Guerra). Albino está muito entusiasmado por ir viajar e troca um olhar cúmplice com Corcovada que também está muito feliz por Florinda ir viajar.
Tomé (Pedro Teixeira) tenta tirar uma selfie com algo que está na praça, mas aquilo não lhe está a correr muito bem. O Padre (Carlos M.Cunha) aproxima-se e mostra-se emocionado com a montagem do palco para a festa. Tomé disfarça, mas também está muito emocionado.
Betinha (Ana Marta Contente) está amuada a redigir o contrato de Valquíria (Maria Sampaio), quando chega Bino (Pedro Alves) e lhe pede para parar tudo e comprar dois bilhetes para Paris. Betinha começa a achar que Bino a vai levar a Paris e fica toda entusiasmada. Albino tem que lhe dizer que não é para ela e Elisabete volta a ficar amuada.
Jorge (Manuel Melo) e Nelinha (Inês Herédia) também estão por ali a acompanhar a montagem do palco e também estão emocionados. Tomé e o Padre aproximam-se deles e não se contêm mais: choram, riem, abraçam-se e dançam. A festa já começou.
Elisabete exige saber com quem é que Albino vai a Paris, mas ele está relutante em lhe dizer, embora ache que é óbvio. Elisabete pergunta se ele vai com a mulher e Albino confirma com um gesto de cabeça. Elisabete fica fula.
Glória (Catarina Avelar) espreita a azáfama no largo. Estão todos emocionados com a montagem da festa. São também já está por ali e também está maravilhada. Tomé repara em Glória e fala entusiasmado da festa, mas Glória diz que já não quer saber da festa para nada e recorda outros tempos. Glória afasta-se amargurada. Abílio está muito debilitado. Glória acede a dar-lhe um copo de jeropiga, apesar do estado dele. Abílio olha triste para a festa e pressente que não irá assistir à festa muito mais tempo. Abílio diz a Glória que ela é a mulher da vida dele. Glória chora.
Elisabete está possessa por Albino ir a Paris com a mulher, mas ele diz que é perfeitamente normal. Elisabete percebe que está a demonstrar demasiados ciúmes e dá a entender que está preocupada com a campanha e as eleições. Elisabete vai embora e diz que já não volta hoje.
Florinda está possuída por Albino ter aceite a oferta de Corcovada. Carlos não percebe porque motivo a mãe está tão irritada e acha que devia aproveitar a viagem. Carlos estranha que Albino queira ir a Paris quando as eleições estão à porta, mas garante que vai correr tudo bem.
Luís Aves (Hugo Sousa) oferece uma caixa de frango a São e diz que é filé mignon. São fica incrédula por Fernando se oferecer para cozinhar e diz a Aves que isso é uma coisa rara.
Nelinha e Jorge continuam a assistir à montagem do palco da festa. Um trabalhador pede ajuda a Jorge e pergunta se não há internet na aldeia. Manuela diz que às vezes não há e o trabalhador diz que assim não vale a pena continuar a montagem, pois aquele material só funciona com internet. Manuela e Jorge ficam em pânico.
Aida (Ana Guiomar) e Tomé jantam animados, enquanto Elisabete está de trombas e mal come. Aida elogia Aves (Hugo Sousa) e diz que deviam dar-se mais com ele. Aida e Tomé perguntam a Elisabete o que se passa, mas ela diz que ninguém tem nada a ver com isso. Aida julga que ela está assim por causa da roupa que tem para arrumar.
Tomé e o Padre entram no café entusiasmados com o início da montagem da festa. Tomé pede duas cervejas e nem se apercebe do que está a fazer. O Padre bebe a cerveja e começa a contar as suas histórias. Tomé percebe agora o erro que cometeu e fica em pânico.
Jorge e Manuela já estão a falar com Albino por causa do problema da falta de internet. Eles explicam que o palco que está a ser montado não funciona sem internet. Albino começa a fazer uma chamada e diz que é desta que o prolema vai ficar resolvido.
Albino desliga a chamada e diz que o problema já está resolvido. Albino garante que amanhã vem um técnico à aldeia para pôr a internet a bombar. Jorge pergunta se vão instalar o 5G, mas Albino diz que isso é para meninos e que vão colocar 100G. Jorge e Manuela entreolham-se entre o incrédulo e o chocado.
Aida olha para um retrato seu da Quarteira e mexe no fio, magicando algo. Tomé diz que aquilo foi uma boa jogada e que Albino está a tentar destroná-los como o casal mais viajado da aldeia. Aida não se fica e pede a Elisabete para comprar quatro bilhetes e informa que ela e Tomé também vão a Paris.
Albino pergunta a Zé Fibra se consegue resolver o problema da internet. Ele diz que a situação é difícil, mas que consegue resolver tudo. Albino já percebeu que lata tem ele, mas cala-se para o deixar trabalhar.
Aida sonha com os croissants que vai comer em Paris. Tomé reclama por não ter internet e Elisabete diz que assim não vai poder tratar dos bilhetes. Tomé passa-se e vai exigir que Albino resolva aquele problema de uma vez por todas.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI