EP 195 «Este perú é um bocadinho melhor que eu»

Em «Festa é Festa», Ana Carolina (Beatriz Barosa) observa Florinda (Ana Brito e Cunha) e Carlos (Rodrigo Paganelli) na azáfama natalícia. Florinda consulta uma lista de compras e diz que está tudo tratado. Luís Aves (Hugo Sousa) vem entregar o peru para a ceia. Todos brincam com Aves. 

Qua, 22 dez 2021 22:52 TVI

Neste episódio

Corcovada (Maria do Céu Guerra) pergunta a Florinda (Ana Brito e Cunha) se não acha bem convidar Bino (Pedro Alves) para a consoada e ela diz que já não sabe nada. 

Fernando (Manuel Marques) julga que São (Sílvia Rizzo) trouxe as coisas eróticas do quarto para a sala, mas ela explica que são apenas decorações de Natal e ele fica aliviado. Fernando conta que o Padre (Carlos M Cunha) bebeu na reunião e começou a contar histórias do seminário que nunca mais acabavam. São fica com pena de Fernando e consola-o. 

Aida (Ana Guiomar) prepara-se para abrir a mercearia onde já há uma fila à porta. Aida queixa-se que todos os anos é a mesma loucura no Natal e começa a tentar organizar os clientes e a despachá-los. Aida reclama por António (Luís Simões) ainda não ter chegado e ameaça despedi-lo ainda antes do Natal. António tenta convencer Fátima (Marta Andrino) a ir com ele para a Alemanha, mas ela diz que não tem coragem de deixar tudo para trás. António diz que vão namorar e ter filhos. Fátima acusa-o de estar a usar golpes baixos e argumenta que não sabe falar a língua de lá. António diz-lhe que pode aprender e que andou a estudar e já aprendeu uma frase. 

Peixoto (Vítor Emanuel) e Matateu (Eduardo Madeira) estão a preparar o cenário para o presépio vivo, de forma trapalhona. O cenário tem um especto muito pobre. Bino (Pedro Alves), o Padre (Carlos M Cunha), Tomé (Pedro Teixeira), Celeste (Margarida Antunes) e Glória (Catarina Avelar) assistem com ar desolado. Todos criticam a pobreza do cenário e Tomé culpa Bino. Este pede satisfações a Peixoto, que por sua vez responsabiliza Fernando por lhe ter dado pouco dinheiro.

António diz algumas frases em alemão a Fátima e ela emociona-se. António quer convencer Fátima de que é muito fácil falar alemão, mas na verdade está a ler uma cábula que tem na mão. Fátima pede-lhe para traduzir algumas coisas para alemão e ele inventa, só para a impressionar. 

Continua a azáfama dos preparativos para a ceia do Natal em casa de Corcovada (Maria do Céu Guerra). Conversam sobre os presentes, a comida e a decoração da mesa. Ana Carolina (Beatriz Barosa) emociona-se, pois nunca teve nada daquilo. Eles dizem que este ano vai ter direito a tudo e dão um abraço natalício. 

Abel (Júlio César) observa o sidecar enquanto Manuela (Inês Herédia) e Jorge (Manuel Melo) lhe vão dando instruções. Abel diz que tem de provar a sua dignidade. Jorge percebe que aquilo envolve mulher. 

São (Sílvia Rizzo) vai à Junta e mostra a Fernando (Manuel Marques) uma roupa muito colorida. Fernando vê aquilo e não quer acreditar que aquilo seja o que ele está a pensar. São diz-lhe que é mesmo e Fernando desespera. 

Abel lá revela que vai andar com Corcovada para lhe mostrar que também sabe ser jovem e que não pensa só em doenças. Manuela e Jorge comovem-se e perguntam-lhe se gosta de Corcovada, mas Abel foge ao assunto. 

Mário (Pedro Giestas) fala com Rita (Margarida Moreira) ao telemóvel e esta conta-lhe que o namorado acabou tudo com ela. Rita começa a ficar cada vez mais chorosa e diz que precisa de passar o Natal com os filhos. Mário começa a ver a vida dele a andar para trás. 

Tomé está a protestar por causa da montagem do presépio e Isabel (Marta Melro) acha graça ao facto de Tomé se interessar tanto pelo Natal. Isabel diz que no Natal há qualquer coisa diferente no ar e Tomé fica atrapalhado. Tomé e Isabel sorriem um para o outro. 

Alice (Telma Cardoso) entra na mercearia, mas está uma confusão tão grande que nem sequer vê Aves (Hugo Sousa). Ele vê-a e fica todo aflito. Aves esconde-se e Aida (ana Guiomar) pergunta-lhe o que está a fazer. Aves diz estar a fazer agachamentos, mas na verdade não quer que Alice o veja com a farda do trabalho.

Bino vem a reclamar com Peixoto por causa do cenário do presépio e vem pedir satisfações a Fernando, mas quando entra no gabinete do Presidente, depara-se com São vestida de Rei Mago, mas que mais parece a Carmen Miranda. Todos a chamam à atenção e São acusa-os de não percebem nada de modernidade. 

Aida quer saber de quem é que Aves se está a esconder e ele conta-lhe que é de Alice, pois tem medo que ela não goste de saber que ele anda a vender perus. 

Abel entra pelo jardim adentro de Corcovada a conduzir o sidecar, a ouvir música natalícia. Corcovada é atraída pela música e buzinadelas. Florinda e Manel (Vítor Norte) também vêm espreitar e Manel pergunta se tem de se chatear com alguém. Corcovada já viu Abel e anuncia que é o início das festas natalícias. 

 

 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: «Este perú é um bocadinho melhor que eu»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA