EP 201 António relembra todos da mítica tradição

Em «Festa é Festa», Fátima (Marta Andrino) está ao balcão na conversa com Jorge (Manuel Melo), Manuela (Inês Herédia) e António (Luís Simões). Todos concordam que o presépio foi muito bonito, mas precisam de uma festa mais adequada à idade deles e fazem grandes planos para a passagem de ano. António tenta alertar que ainda falta cumprir uma tradição e quando os outros se lembram disso, desanimam.

Qua, 29 dez 2021 21:55 TVI

Neste episódio

Fátima (Marta Andrino) está ao balcão na conversa com Jorge (Manuel Melo), Manuela (Inês Herédia) e António (Luís Simões). Todos concordam que o presépio foi muito bonito, mas precisam de uma festa mais adequada à idade deles e fazem grandes planos para a passagem de ano. António tenta alertar que ainda falta cumprir uma tradição e quando os outros se lembram disso, desanimam.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) quer saber o que se passa, pois já percebeu que o Padre (Carlos M Cunha) está apoquentado. Ele diz que não sabe por onde começar e Corcovada aconselha-o a começar pelo início. O Padre suspira, ganhando coragem para o que vai dizer. 

Betinha (Ana Marta Contente) está muito ansiosa à espera de Bino (Pedro Alves). Ele chega e ela quer logo aproximar-se dele e saber onde andou. Bino finge que está muito constipado e pede a Betinha para não se aproximar. Ela entrega-lhe um presente e é um porta-chaves, tal como o presente de Florinda. Bino espirra de forma muito dramática, para que Betinha se mantenha distante. 

Carlos (Rodrigo Paganelli) pergunta a Florinda (Ana Brito e Cunha) se não está feliz com o regresso de Bino a casa. Ela diz que sim, mas que prefere levar as coisas com calma, pois Bino tem de provar que ganhou algum juízo. Carlos insiste que Florinda também tem de mudar um pouco, pois quando a relação corre mal, a culpa nunca é só de um. Carlos sugere que os pais voltem a Paris. 

O Padre lá ganha coragem e começa a contar que descobriu que tem raízes no Brasil. Corcovada fica muito surpreendida, mas alegre. O Padre continua muito tenso. 

Tomé (Pedro Teixeira) está a preparar uma sandes quando Aida (Ana Guiomar) chega a cantar e a dançar. Aida chama-o à atenção, pois tinha dito que ia fazer dieta. Tomé critica o samba de Aida e diz que ainda tem tempo para ensaiar até ao Carnaval. Ficam os dois a trocar ofensas. 

O Padre lá conta que as suas raízes no Brasil têm ligações a Corcovada. Ela que já estava curiosa, ficou ainda mais e quer saber mais pormenores. 

António (Luís Simões)  anda a arrumar mercadoria, enquanto aprende alemão através de uns phones. Aida chega à mercearia e não gosta do que vê. António justifica-se e Aida finge que não sabe que ele vai emigrar. António já não tem paciência para aquela atitude de Aida e ela sem saber mais o que dizer, põe os phones e começa ela a aprender alemão. 

Júlia (Monique Alfradique) entra na cozinha e percebe que perdeu um Natal delicioso. Florinda diz-lhe que ainda pode aproveitar a passagem de ano, mas Júlia diz que vai voltar já para o Brasil, pois veio à procura de respostas e não encontrou nada. Carlos (Rodrigo Paganelli) quer perceber melhor aquela história e Florinda vai buscar uma rabanada para facilitar a conversa. 

O Padre (Carlos M Cunha) conta a Corcovada (Maria do Céu Guerra) que o seu filho teve um filho fora do casamento, com uma mulher que conheceu no Brasil, numa das muitas viagens que fez. Corcovada olha para ele espantada, mas não muito. Glória (Catarina Avelar) esbraceja para chamar a atenção de Aida, que anda de phones a aprender alemão. Glória conta que  Corcovada está fechada na sacristia com o Padre há horas e que ele estava todo nervosinho e a escorraçou de lá, enquanto esperava por Corcovada. Aida percebe que ali há gato. 

O Padre conta que António trouxe o filho para Portugal para o livrar da pobreza e que o deixou num convento de freiras. Julieta ia sabendo notícias do filho através de cartas, mas acabou por lhe perder o rasto. O Padre agarra na mão de Corcovada e prepara-se para fazer a revelação final. 

Aida e Glória continuam a conversar sobre o Padre estar fechado na sacristia com Corcovada e dizem ter o direito de saber o que se passa. O Sôtor aparece e Aida derrete-se toda. Glória não gosta de o ver e faz questão de dizer. Glória vai embora e Aida não se importa nada de ficar sozinha com o Sôtor (José Carlos Pereira).  

Betinha põe Bino a par da situação na Câmara e ele bufa por ainda não se ter iniciado nenhuma obra. Albino diz que a Câmara ficou entregue à bicharada. Betinha pergunta-lhe se não teve saudades dela, mas Bino foge à conversa. Betinha pergunta-lhe quando é que sai de casa de Fernando (Manuel Marques) e ele percebe que está metido num grande sarilho. 

O Padre revela finalmente que é o filho de António e Julieta e consequentemente, neto de Corcovada. O Padre desata a chorar e Corcovada faz-lhe uma festa na cabeça e sorri. 

 

 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: António relembra todos da mítica tradição
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA