EP 262 Aida vs Aves na cozinha

Em «Festa é Festa», Aida (Ana Guiomar) decidiu organizar mais um dos seus showcookings para ajudar Marisa Cruz a entrar na personagem. Luís Aves (Hugo Sousa) decide puxar o protagonismo um pouco para si e Aida fica chateada.
Seg, 14 mar 2022 21:55 TVI

Neste episódio

Corcovada (Maria do Céu Guerra) não percebe a pergunta de Manel (Vítor Norte) e ele acha que não devia ter perguntado aquilo. Corcovada afirma que todas as suas relações são sérias. Manel pergunta se ainda há biscoitos de cachaça, mas Corcovada diz que os acabou ontem à noite com Abel (Júlio César). Manel faz má cara e Corcovada fica baralhada com a conversa. 

Aida (Ana Guiomar) e Tomé (Pedro Teixeira) estão muito nervosos e não sabem como se safar daquilo. Tomé acha melhor ir para o café para não levantar suspeitas. António (Luís Simões) entra na mercearia e eles apanham um grande susto. Acabam por descarregar todos os seus nervos em António e acusam-no de não saber entrar na loja. António fica muito confuso. 

Tomé (Pedro Teixeira) prepara-se para ir para o café, quando Glória (Catarina Avelar) entra por ali adentro e conta o que se passa no largo. Tomé finge que não sabe de nada e também não mostra interesse nenhum em saber. Glória estranha aquela falta de interesse de Tomé, pois sabe que ele gosta de uma boa cusquice. Glória agarra-se a Tomé e quer ir com ele ao largo. 

Betinha (Ana Marta Contente) chega da rua afogueada e conta o que se passa no largo. Bino (Pedro Alves) continua impávido e sereno e diz que já sabe o que se passa, pois São (Sílvio Rizzo) e Fernando (Manuel Marques) informaram-no. Betinha estranha que São e Fernando saibam tantos pormenores sobre o que aconteceu e Bino acha melhor acabar com aquela conversa. 

Corcovada é atraída pelo cheiro do bolo que Florinda (Ana Brito e Cunha) está a fazer e fica muito feliz de a ver ali. Corcovada tece rasgados elogios a Florinda e ela sorri. Corcovada pergunta por Quina (Maria Rueff) e Florinda diz-lhe que teve de ir à terra, porque teve uma urgência. Corcovada fica preocupada.  

Os dois GNR´s estão a conversar com Zé Tó e Joca para perceberem o que aconteceu. Glória está por ali de braço dado a Tomé e chama os GNR´s para lhe dizerem o que se está a passar. Glória começa a fantasiar sobre o que pode ter acontecido e Tomé fica muito desconfortável. 

Corcovada ficou preocupada por Quina ter ido à terra e quer saber porquê. Florinda conta que houve roubos nas campas dos pais e avós dela e ela foi resolver isso. Corcovada fica impressionada, já Manel compara aquilo ao que Bino fez no cemitério da aldeia. Florinda e Corcovada não gostam daquele comentário. 

Celeste (Margarida Antunes) entra afogueada na sacristia e o Padre (Carlos M Cunha) assusta-se. O Padre pergunta-lhe se é o fim do mundo e ela afirma que sim. Celeste conta que a GNR está no largo a falar com o realizador e que algo de grave se passou. O Padre vai para ir ver o que se passa, quando a GNR entra por ali adentro e diz que precisam de falar com o Padre. 

Tomé chega ao café irritado por ter sido arrastado por Glória para o local do crime. Fátima (Marta Andrino) estranha que Tomé não tenha interesse em saber o que se passou e afirma que ele é sempre o primeiro a querer assistir às confusões. Tomé queixa-se que hoje toda a gente o quer irritar. 

Os GNR sabem que Zé Tó esteve ali a falar com o Padre e querem saber a que horas foi, para perceberem a que horas se deu o furto. Celeste está em pânico e pergunta ao Padre se vão presos. O Padre pede a Celeste para se acalmar e pergunta à GNR o que é que se passou afinal.  

O Sôtor (José Carlos Pereira) chega ao consultório, troca um olhar com Nelinha (Inês Herédia) e entra no gabinete de Isabel (Marta Melro). Nelinha reza para que eles se entendam.  O Sôtor está muito curioso com o que Isabel terá para lhe dizer. Ela diz-lhe que mal dormiu e que tem uma proposta para lhe fazer. O Sôtor olha para ela, intrigado.  

O Sôtor (José Carlos Pereira) disponibiliza-se a ouvir Isabel (Marta Melro). Ela diz que a aldeia não é grande, mas às vezes um médico não dá conta do recado. O Sôtor começa a perceber onde ela quer chegar e sorri. Ele acha que vai gostar do que ela lhe vai propôr.

Aida (Ana Guiomar) e Tomé (Pedro Teixeira) não sabem o que hão de fazer para não levantarem suspeitas. Aida comenta com Tomé que António (Luís Simões) acha que quem roubou o material acabará preso. Os GNR´s entram no café e Aida e Tomé tentam agir naturalmente e fazer qualquer coisa para saírem dali, mas os GNR´s dão ordens para ninguém sair. 

Carlos (Rodrigo Paganelli) comenta com a mãe que roubaram o material da novela e ela fica muito escandalizada. Florinda (Ana Brito e Cunha) não percebe porque motivo alguém iria roubar aquilo e Carlos diz-lhe que vale muito dinheiro. Florinda fica nervosa e sente-se mal. Carlos fica preocupado.

Fernando (Manuel Marques) vai a casa e conta a São (Sílvia Rizzo) que a guarda já foi ao café. São começa a entrar em pânico e a imaginar os piores cenários. Fernando pede-lhe para ter calma. São começa à procura de tábuas e pregos para se barricarem ali. 

Os GNR´s começam a fazer perguntas a Aida e Tomé e eles respondem coisas diferentes. Aida faz sinal a Tomé para a deixar falar. Os GNR´s querem saber se eles viram algum estranho na vila e eles ficam aliviados com a pergunta, mas demoram a responder e o GNR tira notas disso. 

Carlos dá um copo de água com açúcar à mãe e pede-lhe para ter calma. Carlos não percebe porque motivo a mãe ficou tão nervosa com aquele assunto, mas Florinda diz que teve um pressentimento e que se lembrou que Bino (Pedro Alves) podia ter alguma coisa a ver com aquilo. Carlos fica preocupado. 

Tomé garante que foi um dia normal e que não viu nada de estranho. O GNR diz que se tivesse sido um dia normal não estava ali a questioná-lo. 

Zé Tó (Aldo Lima) fica desmoralizado por ainda não se ter descoberto nada. 

Aida começa a achar que Tomé se está a enterrar e decide intervir. Aida diz que viu coisas e ficam todos muito surpreendidos. 

São está em pânico, quer fazer as malas e abalar para França. Fernando acha que a mulher está a exagerar, mas ela continua a apresentar os seus argumentos e até Fernando começa a ficar apreensivo.

Ana Carolina (Beatriz Barosa) e Corcovada (Maria do Céu Guerra) conversam sobre a possibilidade de Ana Carolina ir morar com Carlos. Corcovada percebe que a bisneta está dividida e tenta perceber quais os motivos. Corcovada conclui que é a razão contra o coração e questiona-se sobre quem irá ganhar. 

Aida queixa-se que não tem condições para prosseguir e o GNR promete que ninguém a vai interromper. Aida lá volta a divagar sobre o seu trabalho na mercearia e todos desesperam, mas fazem um esforço para não a interromper. Aida acaba por dizer que viu um homem muito estranho e muito suspeito.  

Ana Carolina sente-se uma tonta por não conseguir tomar decisões, mas Corcovada diz-lhe que é normal e que faz parte da vida ter medo e hesitar quando se têm de tomar grandes decisões. Corcovada acha que ela e Carlos fizeram um bom trabalho ali em casa antes de Quina (Maria Rueff) chegar e estão minimamente preparados para cuidar de uma casa.  

Zé Tó está desesperado para saber quem foi, mas Aida frisa bem que era um estranho e por isso não sabe quem era. O GNR pede-lhe para o descrever e é isso que ela faz. Aida pergunta se os GNR´s têm aquelas traquitanas e faz o gesto do helicóptero, mas ninguém percebe o que ela quer dizer, exceto Tomé. 

São e Fernando fazem as malas à pressa e choram por estarem naquela situação. Ambos se recusam a ir presos e por isso decidiram fugir e voltar para França.  

 

 

 

 

 

 

 

 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Aida vs Aves na cozinha
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA