EP 270 O que estará Tomé a esconder?

Em «Festa é Festa», Aida (Ana Guiomar) e Betinha (Ana Marta Contente) despacham-se e conversam sobre Tomé (Pedro Teixeira) ter saído de casa tão cedo. Ambas desconfiam que aquilo traga água no bico, mas Aida diz que tem mais que fazer e que quando o apanhar a jeito lhe faz um interrogatório. Aida tem dificuldade em aceitar que Elisabete namore com Albino.
Qua, 23 mar 2022 21:50 TVI

Neste episódio

Bino (Pedro Alves) chega a casa de Peixoto (Vítor Emanuel) e este estranha, pois não se lembra de lhe ter dado uma chave. Bino afirma que não deu, mas a fechadura está estragada. Bino informa Peixoto que amanhã não o quer ali em casa e fica com um ar sonhador. Peixoto tenta perceber se o que Bino lhe está a dizer é o que ele entendeu e confirma que sim. Peixoto não sabe se gosta muito do que Bino lhe está a pedir, mas este diz-lhe que isso é um problema dele e que vai ter que controlar os seu fornicoques, mas na rua.

 

Aida (Ana Guiomar) e Betinha (Ana Marta Contente) olham com estupefação para Tomé (Pedro Teixeira) que finge que come com bastante satisfação. Tomé pergunta se há mais, se quiser repetir e Aida e Betinha voltam a ficar espantadas. Tomé elogia bastante o peixe cozido e Betinha acha que o pai perdeu alguma aposta com a mãe. 

 

Florinda (Ana Brito e Cunha) prepara-se para ir embora, mas ao ver a cara infeliz de Manel (Vítor Norte), tenta animá-lo. Florinda diz-lhe que não pode estar assim, pois não resolve nada. Manel responde que ela diz isso porque não foi ela que foi trocada por outra pessoa. Florinda faz um sorriso amarelo e Manel apercebe-se do que disse. 

 

Betinha está tão estupefacta, que vai fazendo perguntas, mas é Aida que responde sempre de forma irónica e nem deixa Tomé falar. Aida revela que Tomé quis comer pescada por causa da Quaresma e Betinha fica ainda mais espantada, pois desconfia que o pai não faça ideia do que é a Quaresma. Tomé impõe-se e diz que agora vão ter de o ouvir. Tomé começa a falar sobre a importância da Quaresma, mas na verdade não consegue dizer nada. Aida e Betinha não ficam nada convencidas com os motivos de Tomé para comer pescada e ficam preocupadas com o que poderá ter desencadeado aquilo. 

 

São (Sílvia RIzzo) e Fernando (Manuel Marques) tentam congeminar um plano para incriminar Bino, mas não se entendem quanto à história que vão contar. São percebe que a ideia do túnel não foi a melhor e diz que não sabe mentir. Fernando afirma que têm de pensar muito bem no que vão dizer e pensar como os grandes aldrabões da história. São lembra-se logo de Bino e concordam que têm de pensar como ele.

 

Fátima (Marta Andrino) já arrumou tudo e espera que António (Luís Simões) chegue para esclarecer o que se passou ali. Fátima tenta convencer-se de que está tudo bem e que ele vai chegar todo sorridente, mas depois fica insegura e imagina que ele quer cancelar o casamento. António chega sério e não se senta, como Fátima lhe pede.

 

O Padre (Carlos Cunha), visivelmente irritado, fala consigo próprio e com Deus. Pergunta porque razão tem de estar sempre a ser posto à prova e quando acha que está tudo calmo, aparece mais um problema. Celeste (Margarida Antunes) percebe que o Padre está nervoso e ele desabafa que quando acha que a vida está a andar para a frente, afinal está a andar para trás. 

 

Fátima tenta explicar-se a António, não que tenha alguma coisa para explicar. Fátima está muito nervosa e teme meter os pés pelas mãos. António diz-lhe para começar pela parte em que era apaixonada por Carlos (Rodrigo Paganelli) e Fátima percebe que ele ficou mesmo chateado.

 

São e Fernando estão finalmente a chegar a uma conclusão sobre a história que vão contar para incriminar Bino e estão entusiasmados por isso. São fica com vontade de fazer ronhonhó e chama Fernando para o quarto. Ele não está com muita vontade, mas lá vai.

 

António sabe que Carlos era o noivo de eleição de Fátima e que se calhar ficou com ele só porque não podia ficar com Carlos. António acha que lá no fundo Fátima ainda gosta de Carlos e a prova de que não gosta assim tanto dele é que nem ia com ele para a Alemanha. Fátima desespera com aquelas palavras. 

 

Abel (Júlio Cesar) chega a casa muito animado e Isabel estranha que ele não se queixe de nenhuma dor. Isabel (Marta Meiro) acha melhor observá-lo, mas Abel pede-lhe para não estar sempre a pensar em doenças e aproveitar mais a vida. Isabel fica tão espantada que serve mais vinho e depreende que Abel não queira, mas ele diz que bebe um copito.

 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: O que estará Tomé a esconder?
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA